Foto: Penske Entertainment: James Black
Hélio mostra que, mesmo aos 49 anos, ainda tem gasolina de sobra pra brigar entre os grandes.
Após o Open Test em Indianápolis, Hélio Castroneves ficou em sétimo, falou e mandou o recado direto para a torcida Brasileira que tá confortável no carro, entrosado com a equipe e de olho no penta!
A Honda dominou cravando 9 dos 10 melhores tempos (Newgarden, de Chevrolet, foi o intruso), e até a Meyer Shank Racing, equipe underdog, colocou três carros no top 8. Marcus Armstrong, quarto, brasileiro Hélio Castroneves em sétimo e Rosenqvist em oitavo.
Hélio ainda destacou que “Eu acho que a chevy tá brincando, tá escondendo o jogo um pouquinho.” Ele considerou um lado positivo, mostrando que ele está bem em comparação aos carros de motores Honda.
Já nas primeiras posições foi agitado com duelos de gigantes e um favorito silencioso.
Scott Dixon não vence a Indianapolis 500 desde 2008, mas seu nome no topo no primeiro dia de testes abertos para a 109ª edição da prova foi um recado claro: o hexacampeão da Fórmula Indy está com sangue nos olhos. A bordo do carro nº 9 da Chip Ganassi Racing, Dixon marcou 225.182 mph (362 km/h) e deixou para trás ninguém menos que Josef Newgarden, atual bicampeão da prova e que busca um feito inédito: o tricampeonato consecutivo.
O Jogo da Honda (e o Mistério Palou)
Enquanto Felix Rosenqvist liderou a lista “no-tow” (sem vácuo), um dado chamou atenção: Alex Palou, atual líder do campeonato, completou apenas 46 voltas – menos da metade da média dos outros pilotos. Seria estratégia ou preocupação? Já Kyle Larson, da NASCAR, mostrou ritmo (11º) em sua jornada dupla rumo ao “The Double”.
O que vem por aí?
Nesta quinta, os motores terão boost elevado, simulando o “Fast Friday” – e aí saberemos quem realmente pode brigar pela pole. Uma coisa é certa: se a Honda mantiver esse domínio, a corrida em 25 de maio (transmissão: TV Cultura, ESPN4 e Disney+) pode ser uma revanche épica entre Dixon e Newgarden… com Sato, Herta e até Castroneves de olho no pódio.
Fonte: INDYCAR SERIES
Para o leitor curioso:
- O “no-tow” revela o ritmo puro do carro, sem ajuda do vácuo. Rosenqvist voou a 220.835 mph sozinho!
- Dixon tem 6 títulos da Fórmula Indy, mas só 1 vitória em Indianápolis. A conta não fecha, e ele sabe.
- Larson é o wildcard: em 2024, ele tenta correr as 500 Milhas e a Coca-Cola 600 no mesmo dia. Insano? Sim. Possível? Veremos.
O clima em Indy aquece, e o Brickyard já sussurra: “Este ano, a vitória terá gosto de revanche ou história nova?”.
Resultado Final:
Pos. | Nº | Piloto | Motor | Sessão | Tempo | Velocidade | Total de voltas |
1 | 9 | Dixon, Scott | Honda | Practice 3 | 00:39.9677 | 225,182 | 84 |
2 | 2 | Newgarden, Josef | Chevy | Practice 3 | 00:39.9778 | 225,125 | 78 |
3 | 75 | Sato, Takuma | Honda | Practice 3 | 00:39.9878 | 225,069 | 90 |
4 | 66 | Armstrong, Marcus | Honda | Practice 3 | 00:40.0023 | 224,987 | 89 |
5 | 26 | Herta, Colton | Honda | Practice 3 | 00:40.0254 | 224,857 | 103 |
6 | 10 | Palou, Alex | Honda | Practice 3 | 00:40.0380 | 224,786 | 46 |
7 | 06 | Castroneves, Helio | Honda | Practice 3 | 00:40.0985 | 224,447 | 72 |
8 | 60 | Rosenqvist, Felix | Honda | Practice 3 | 00:40.2261 | 223,735 | 51 |
9 | 98 | Andretti, Marco | Honda | Practice 3 | 00:40.2501 | 223,602 | 119 |
10 | 27 | Kirkwood, Kyle | Honda | Practice 3 | 00:40.2774 | 223,450 | 96 |
11 | 17 | Larson, Kyle | Chevy | Practice 3 | 00:40.2810 | 223,430 | 102 |
12 | 76 | Daly, Conor | Chevy | Practice 3 | 00:40.3082 | 223,280 | 93 |
13 | 3 | McLaughlin, Scott | Chevy | Practice 3 | 00:40.3135 | 223,250 | 85 |
14 | 15 | Rahal, Graham | Honda | Practice 3 | 00:40.3734 | 222,919 | 60 |
15 | 30 | DeFrancesco, Devlin | Honda | Practice 3 | 00:40.3749 | 222,911 | 83 |
16 | 5 | O’Ward, Pato | Chevy | Practice 1 | 00:40.3995 | 222,775 | 72 |
17 | 20 | Rossi, Alexander | Chevy | Practice 3 | 00:40.4146 | 222,692 | 93 |
18 | 12 | Power, Will | Chevy | Practice 3 | 00:40.4457 | 222,521 | 87 |
19 | 28 | Ericsson, Marcus | Honda | Practice 3 | 00:40.4485 | 222,505 | 106 |
20 | 45 | Foster, Louis (R) | Honda | Practice 3 | 00:40.4711 | 222,381 | 99 |
21 | 4 | Malukas, David | Chevy | Practice 3 | 00:40.5640 | 221,872 | 85 |
22 | 33 | Carpenter, Ed | Chevy | Practice 3 | 00:40.5670 | 221,855 | 68 |
23 | 8 | Simpson, Kyffin | Honda | Practice 3 | 00:40.5867 | 221,748 | 132 |
24 | 23 | Hunter-Reay, Ryan | Chevy | Practice 3 | 00:40.5903 | 221,728 | 43 |
25 | 23 | Hunter- Reay, Ryan | Chevy | Practice 1 | 00:40.6617 | 221,339 | 23 |
26 | 77 | Robb, Sting Ray | Chevy | Practice 3 | 00:40.6790 | 221,244 | 79 |
27 | 7 | Lundgaard, Christian | Chevy | Practice 3 | 00:40.8205 | 220,477 | 97 |
28 | 21 | Rasmussen, Christian | Chevy | Practice 3 | 00:40.8238 | 220,460 | 90 |
29 | 83 | Shwartzman, Robert (R) | Chevy | Practice 3 | 00:40.8323 | 220,414 | 133 |
30 | 14 | Ferrucci, Santino | Chevy | Practice 3 | 00:40.8484 | 220,327 | 12 |
31 | 24 | Harvey, Jack | Chevy | Practice 3 | 00:40.8544 | 220,295 | 17 |
32 | 6 | Siegel, Nolan | Chevy | Practice 3 | 00:40.8778 | 220,168 | 82 |
33 | 90 | Ilott, Callum | Chevy | Practice 3 | 00:40.9367 | 219,852 | 83 |
34 | 18 | Veekay, Rinus | Honda | Practice 3 | 00:41.1013 | 218,971 | 37 |
35 | 51 | Abel, Jacob (R) | Honda | Practice 3 | 00:41.1451 | 218,738 | 116 |