
Foto: Media Indycar
Espanhol mostra que, quando o assunto é qualificação em 2024, não há discussão – e surpresas no grid revelam novos talentos.
Alex Palou não veio para brincadeiras. O líder do campeonato da Fórmula Indy não apenas confirmou seu favoritismo no Honda Indy 200 em Mid-Ohio, mas o fez com uma exibição de soberba: pole position com 1’05.0215 ao volante do nº 10 Chip Ganassi Racing Honda, sua terceira pole do ano e a nona na carreira. A pergunta que fica é: alguém consegue frear esse trem bala?
O domínio tem explicação.
Palou admitiu que, em anos anteriores, a equipe sofria para brilhar nas qualificações. Mas 2024 é diferente: “Desde que chegamos aqui, o carro foi fenomenal em todas as pistas”, celebrou o espanhol, que chega à corrida de domingo (14h, TV Cultura (Site e CulturaPlay), Disney+ e ESPN4) com 93 pontos de vantagem sobre Kyle Kirkwood. E, considerando que ele já venceu 6 das 9 provas desta temporada, é difícil apostar contra.
Surpresas no Fast Six: jovens roubam a cena.
Enquanto Palou e Christian Lundgaard (Arrow McLaren) ocuparam a primeira fila como esperado, o verdadeiro espetáculo veio dos novatos:
- Kyffin Simpson (Chip Ganassi), de apenas 19 anos, garantiu seu melhor resultado na carreira (3º) usando pneus usados – uma jogada estratégica para domingo.
- Nolan Siegel (Arrow McLaren), em apenas sua segunda aparição no Fast Six, ficou em 4º, mostrando que a nova geração chegou para incomodar.
- Louis Foster (Rahal Letterman Lanigan), outro estreante, completou o top 6, provando que o futuro da categoria está em boas mãos.
E os favoritos? Nem tanto.
Kyle Kirkwood, único outro vencedor em 2024 além de Palou, ficou apenas em 7º, prejudicado por tráfego. Já a Team Penske, a equipe mais vitoriosa da história da Fórmula Indy, continua em crise: Newgarden (18º), McLaughlin (21º) e Power (22º) patinaram, evidenciando que algo não clickou no time nesta temporada.
Estratégia em jogo: a guerra dos pneus.
Enquanto Palou, Lundgaard e Herta optaram por pneus novos no Fast Six, Simpson, Siegel e Foster economizaram um jogo fresco para a corrida – uma aposta arriscada que pode definir o ritmo no domingo. “Sabemos que alguns carros guardaram pneus, então serão uma ameaça”, admitiu Palou, que preferiu garantir a posição de liderança.
O que esperar da corrida?
Com Palou na pole e uma pista que pune erros (como vimos nos treinos), a estratégia de pit stops e a gestão de pneus serão decisivas. Os novatos podem surpreender, mas o espanhol parece ter tudo para ampliar ainda mais sua vantagem no campeonato.
Minha opinião? Palou está em outro nível, mas o Mid-Ohio é traiçoeiro. Se Simpson ou Siegel conseguirem pressioná-lo no início, a corrida pode ficar mais emocionante do que o esperado. E, para os fãs de underdog, torcer para a Penske ressuscitar no warmup de domingo (10h30, no Disney + e na Indy Car Live) é um drama à parte.
Fonte: Paul Kelly / NTT INDYCAR SERIES
Resultado Final
Pos | Nº | Piloto | Equipe | Tempo | Velocidade | Volta | Total de voltas | Diff | Gap |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 10 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 01:05.0215 | 125.017 | 19 | 19 | –.—- | –.—- |
2 | 7 | Christian Lundgaard | Arrow McLaren | 01:05.2126 | 124.651 | 14 | 14 | 0.1911 | 0.1911 |
3 | 8 | Kyffin Simpson | Chip Ganassi Racing | 01:05.7555 | 123.622 | 20 | 20 | 0.7340 | 0.5429 |
4 | 6 | Nolan Siegel | Arrow McLaren | 01:05.9262 | 123.302 | 19 | 19 | 0.9047 | 0.1707 |
5 | 26 | Colton Herta | Andretti Global | 01:06.1218 | 122.937 | 16 | 16 | 1.1003 | 0.1956 |
6 | 45 | Louis Foster | Rahal Letterman Lanigan Racing | 01:06.2398 | 122.718 | 15 | 15 | 1.2183 | 0.1180 |
7 | 27 | Kyle Kirkwood | Andretti Global | 01:05.4443 | 124.209 | 12 | 12 | 0.3546 | 0.0361 |
8 | 66 | Marcus Armstrong | Meyer Shank Racing w/ Curb-Agajanian | 01:05.5469 | 124.015 | 16 | 16 | 0.4572 | 0.1026 |
9 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 01:05.5570 | 123.996 | 15 | 16 | 0.4673 | 0.0101 |
10 | 21 | Christian Rasmussen | Ed Carpenter Racing | 01:05.5861 | 123.941 | 15 | 15 | 0.4964 | 0.0291 |
11 | 28 | Marcus Ericsson | Andretti Global | 01:05.5952 | 123.924 | 15 | 15 | 0.5055 | 0.0091 |
12 | 20 | Alexander Rossi | Ed Carpenter Racing | 01:05.9275 | 123.299 | 14 | 14 | 0.8378 | 0.3323 |
13 | 76 | Conor Daly | Juncos Hollinger Racing | 01:05.7573 | 123.618 | 6 | 7 | 0.4738 | 0.0388 |
14 | 4 | David Malukas | A.J. Foyt Enterprises | 01:05.6384 | 123.842 | 8 | 8 | 0.4341 | 0.0117 |
15 | 5 | Pato O’Ward | Arrow McLaren | 01:05.7726 | 123.589 | 6 | 7 | 0.4891 | 0.0153 |
16 | 60 | Felix Rosenqvist | Meyer Shank Racing w/ Curb-Agajanian | 01:05.6392 | 123.841 | 6 | 6 | 0.4349 | 0.0008 |
17 | 14 | Santino Ferrucci | A.J. Foyt Enterprises | 01:05.8138 | 123.512 | 7 | 8 | 0.5303 | 0.0412 |
18 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 01:05.6489 | 123.822 | 7 | 8 | 0.4446 | 0.0097 |
19 | 77 | Sting Ray Robb | Juncos Hollinger Racing | 01:05.8303 | 123.481 | 6 | 7 | 0.5468 | 0.0165 |
20 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 01:05.6728 | 123.777 | 6 | 7 | 0.4685 | 0.0239 |
21 | 3 | Scott McLaughlin | Team Penske | 01:05.8530 | 123.439 | 9 | 9 | 0.5695 | 0.0227 |
22 | 12 | Will Power | Team Penske | 01:05.6745 | 123.774 | 8 | 8 | 0.4702 | 0.0017 |
23 | 30 | Devlin DeFrancesco | Rahal Letterman Lanigan Racing | 01:06.0593 | 123.053 | 3 | 6 | 0.7758 | 0.2063 |
24 | 90 | Callum Ilott | PREMA Racing | 01:05.6757 | 123.772 | 7 | 8 | 0.4714 | 0.0012 |
25 | 51 | Jacob Abel | Dale Coyne Racing | 01:06.6460 | 121.97 | 6 | 8 | 1.3625 | 0.5867 |
26 | 18 | Rinus VeeKay | Dale Coyne Racing | 01:05.8516 | 123.441 | 4 | 7 | 0.6473 | 0.1759 |
27 | 83 | Robert Shwartzman | PREMA Racing | 01:06.3827 | 122.454 | 7 | 7 | 1.1784 | 0.5311 |