DIXON VOLTA A VENCER COM ESTRATÉGIA IMPECÁVEL E ERRO RARO DE PALOU

Foto: Penske Entertainment: James Black

  • Léo "Rock" Alves
  • 6 de julho de 2025

Scott Dixon mostrou mais uma vez por que é considerado um dos maiores nomes da história da Fórmula Indy. O neozelandês venceu de forma improvável o GP de Mid-Ohio neste domingo (6), aproveitando um erro de Alex Palou a cinco voltas do fim e levando a melhor na estratégia com apenas duas paradas — uma a menos que a maioria dos adversários.

Com isso, Dixon conquistou sua 59ª vitória na categoria, ampliou para 21 o número de temporadas consecutivas com pelo menos uma vitória e triunfou pela sétima vez no circuito de Mid-Ohio, um recorde absoluto na pista. “Foi uma corrida difícil, mas muito divertida. Tivemos que poupar bastante combustível, e o carro se comportou muito bem mesmo assim”, afirmou o veterano da Ganassi.

A corrida foi marcada por um duelo interno da equipe Chip Ganassi Racing. Palou, pole position e líder em grande parte da prova, havia aberto vantagem confortável após seu último pit stop na volta 72 e parecia rumar para a sétima vitória em dez corridas. No entanto, na volta 85, errou o ponto de entrada da curva 9, escapou para a grama e permitiu a ultrapassagem decisiva de Dixon. “Erro estúpido, culpa minha”, lamentou Palou. “O carro estava incrível. Não tem desculpa.”

Dixon, que havia feito sua última parada na volta 61 e passou boa parte da prova economizando combustível, conseguiu segurar Palou com manobras defensivas inteligentes, especialmente na curva 2, o famoso “Keyhole”, onde variou suas trajetórias nas duas voltas finais para neutralizar as tentativas de ataque do companheiro.

Lundgaard completou o pódio, seguido por Colton Herta e Pato O’Ward, que ficou com o quinto lugar. A corrida teve apenas uma bandeira amarela, na volta 31, quando Christian Rasmussen ficou parado após uma falha mecânica — momento que acabou sendo essencial para o sucesso da estratégia de duas paradas de Dixon.

Apesar do revés, Palou ampliou sua vantagem no campeonato para 113 pontos sobre Pato O’Ward, restando sete etapas para o fim da temporada. Dixon, com a vitória, sobe para o quarto lugar na classificação e ainda sonha com o título.

A próxima rodada será a aguardada rodada dupla em Iowa, dias 12 e 13 de julho, com transmissão ao vivo no Brasil pela TV Cultura (site e CulturaPlay), ESPN4 e Disney+.

🏁 Resultados Oficiais – Honda Indy 200 at Mid-Ohio (Corrida)

Etapa 10 – Temporada 2025
📍 Mid-Ohio Sports Car Course – 2,258 milhas | 🕒 Tempo total: 1:49:41.0967 | 🚥 Velocidade média: 111,166 mph

PosiçãoGridPilotoCh/E/PVoltasDiferençaParadasTempo TotalVel. MédiaSituaçãoPontosTotaisPosição no Campeonato
99Scott DixonD/H/F9021:49:41.0967111,166Em corrida51282
110Alex PalouD/H/F90+0.420131:49:41.5168111,159Em corrida44430
27Christian LundgaardD/C/F90+2.122231:49:43.2189111,130Em corrida35263
526Colton HertaD/H/F90+7.262031:49:48.3587111,043Em corrida33217
145Pato O’WardD/C/F90+10.328631:49:51.4253110,991Em corrida30305
1560Felix RosenqvistD/H/F90+27.668621:50:08.7653110,700Em corrida28259
866Marcus ArmstrongD/H/F90+28.864031:50:09.9607110,680Em corrida26209
727Kyle KirkwoodD/H/F90+31.874831:50:12.9715110,630Em corrida24317
2618Rinus VeeKayD/H/F90+33.977721:50:15.0744110,595Em corrida2217913º
10º38Kyffin SimpsonD/H/F90+34.987921:50:16.0846110,578Em corrida2116215º
11º46Nolan SiegelD/C/F90+35.327631:50:16.4243110,572Em corrida1914717º
12º1028Marcus EricssonD/H/F90+38.334831:50:19.4315110,522Em corrida1814120º
13º2490Callum IlottD/C/F90+39.804841:50:20.9015110,497Em corrida179526º
14º645Louis Foster (R)D/H/F90+40.215131:50:21.3118110,490Em corrida1611822º
15º1120Alexander RossiD/C/F90+43.734331:50:24.8310110,432Em corrida1517614º
16º1714Santino FerrucciD/C/F90+45.865131:50:26.9618110,396Em corrida1419810º
17º134David MalukasD/C/F90+47.988831:50:29.0855110,361Em corrida1318712º
18º1977Sting Ray RobbD/C/F90+48.796031:50:29.8927110,347Em corrida1210524º
19º1276Conor DalyD/C/F90+57.314031:50:38.4107110,206Em corrida1114418º
20º2330Devlin DeFrancescoD/H/F90+57.681951:50:38.7786110,200Em corrida109925º
21º2783Robert Shwartzman (R)D/C/F90+58.809131:50:39.9058110,181Em corrida911323º
22º2551Jacob Abel (R)D/H/F90+59.330331:50:40.4270110,172Em corrida86427º
23º213Scott McLaughlinD/C/F89-1 volta51:50:02.8198109,569Em corrida719711º
24º2015Graham RahalD/H/F89-1 volta41:50:23.1456109,233Em corrida613921º
25º1621Christian RasmussenD/C/F36Acidente31:25:03.402557,342Contato515516º
26º2212Will PowerD/C/F11Acidente20:16:50.927288,450Contato5202
27º182Josef NewgardenD/C/F1Acidente00:40:57.90863,307Contato514219º

🟨 Resumo de Bandeiras Amarelas

VoltasMotivo
11 a 4Contato entre os carros 2, 12, 15 e 30 na curva 4
231 a 34Saída de pista do carro 21 na curva 9

⚠️ Penalidades

  • Carro 12 e 30: Atendimento de emergência em pit fechado + reinício no fim do grid
  • Carro 14: Contato evitável – perdeu 3 posições
  • Carro 8: Atingiu membro de equipe – punição de passagem pelos boxes

🔄 Trocas de Liderança

VoltaLíder
1Alex Palou
28Kyffin Simpson
29Scott Dixon
30Alex Palou
57Scott Dixon
61Alex Palou
73Colton Herta
76Alex Palou
85Scott Dixon

🔝 Melhores Voltas

  • Volta mais rápida da prova: Scott McLaughlin (volta 83) – 66.5919s (122.069 mph)
  • Volta mais rápida liderando: Alex Palou (volta 52) – 66.9447s (121.426 mph)

Parceiros