
O ano novo já começou a todo vapor, e em breve a temporada 2025 da NTT INDYCAR SERIES também estará. Com a virada do calendário, surgem novidades que prometem agitar o mundo das corridas, começando pela estreia no Firestone Grand Prix of St. Petersburg apresentado pela RP Funding, no domingo, 2 de março. Pilotos mudaram de equipe, uma nova equipe entrou na categoria e até uma nova pista foi adicionada ao calendário. Antes que os motores ronquem, vamos preparar o terreno para o que está por vir.
Novos ares para caras conhecidas
Pelo terceiro ano consecutivo, um recorde de 27 combinações de carro e piloto estarão na largada da temporada. Desses, pelo menos 11 assentos serão ocupados por pilotos que não estavam neles no final de 2024 – incluindo as duas vagas na Dale Coyne Racing, que ainda não foram anunciadas.
Nove das 11 equipes terão formações diferentes em 2025. No lado Honda, quatro das cinco equipes fizeram mudanças, incluindo a Chip Ganassi Racing, que reduzirá de cinco para três carros nesta temporada. No lado Chevrolet, seis das sete equipes terão novos rostos, com destaque para a chegada da PREMA Racing, uma equipe europeia que estreia na NTT INDYCAR SERIES com o experiente Callum Ilott e o novato Robert Shwartzman.
A entrada da PREMA marca o maior número de equipes em tempo integral desde 2018, consolidando um crescimento que começou com a chegada de Meyer Shank Racing, McLaren Racing e Juncos Hollinger Racing nos últimos anos.
Entre as mudanças de pilotos mais impactantes estão Alexander Rossi na Ed Carpenter Racing, David Malukas na AJ Foyt Racing, Christian Lundgaard na Arrow McLaren e Marcus Armstrong na Meyer Shank Racing. Além disso, dois estreantes já estão confirmados: Shwartzman e Louis Foster, campeão da INDY NXT by Firestone em 2024, que correrá pela Rahal Letterman Lanigan Racing.
Apenas duas equipes manterão suas formações: a Team Penske, com Josef Newgarden, Will Power e Scott McLaughlin, e a Andretti Global, com Colton Herta, Kyle Kirkwood e Marcus Ericsson. O grid terá pilotos de 11 nacionalidades, com Shwartzman sendo o primeiro israelense na história da INDYCAR SERIES.
Novidades no calendário
O calendário de 2025 mantém 17 corridas pelo quarto ano consecutivo, mas com algumas mudanças significativas. Pela primeira vez, The Thermal Club, na Califórnia, sediará uma corrida válida por pontos, no dia 23 de março. O evento substitui a corrida de exibição realizada em 2024, vencida por Alex Palou.
Outras mudanças incluem o adiamento de uma semana do Children’s of Alabama Indy Grand Prix no Barber Motorsports Park, o deslocamento do Bommarito Automotive 500 para 15 de junho (antes realizado em agosto) e a mudança do INDYCAR Grand Prix of Monterey para 27 de julho. A temporada terminará em 31 de agosto com o Big Machine Music City Grand Prix no Nashville Superspeedway, uma semana antes do que em 2024.
O calendário continua diversificado, com sete corridas em circuitos mistos, seis em ovais e quatro em circuitos de rua. Destaque para o Acura Grand Prix of Long Beach, que celebrará sua 50ª edição em 13 de abril.
Feitos históricos em jogo
A temporada promete ser palco de conquistas históricas. Josef Newgarden busca se tornar o primeiro piloto a vencer três Indianapolis 500 consecutivas. A última tentativa foi de Hélio Castroneves em 2003, que terminou em segundo. Castroneves, aliás, volta em busca de seu quinto título na “500 Milhas”, um feito inédito.
Outro destaque será Kyle Larson, campeão da NASCAR Cup Series em 2021, que tentará novamente completar o “Double” – correr as 500 Milhas de Indianápolis e a Coca-Cola 600 de Charlotte no mesmo dia, um feito raríssimo.
Já Alex Palou tem a chance de se tornar o quarto piloto na história a conquistar três títulos consecutivos da INDYCAR SERIES, juntando-se a lendas como Alessandro Zanardi, Sebastien Bourdais e Dario Franchitti. Se vencer, ele também entrará para o seleto grupo de pilotos com quatro títulos no total.
Novidades nas formas de acompanhar
Para os fãs brasileiros, a temporada 2025 também será especial. A TV Cultura (TV aberta) e o Cultura Play (site/app) transmitirão as corridas da Fórmula Indy, enquanto a ESPN4 (TV fechada) também entrará na transmissão. Já o Disney+, que tem os direitos de streaming da ESPN no Brasil, mostrará todas as sessões da INDYCAR e da INDY NXT, incluindo treinos, classificatórias e corridas. Vale destacar que a ESPN/Disney já fecharam contrato com a INDYCAR até 2027, garantindo estabilidade e cobertura de qualidade para os próximos anos.
Nos Estados Unidos
Pela primeira vez, todas as 17 corridas da NTT INDYCAR SERIES serão transmitidas ao vivo na TV aberta, com a FOX liderando a cobertura. Além disso, as classificatórias da Indy 500 serão exibidas nos dias 17 e 18 de maio, totalizando 19 janelas de transmissão – um recorde para a categoria.
Todas as sessões de treinos e classificatórias serão transmitidas nos canais a cabo FS1 e FS2, com as corridas disponíveis também no FOX Sports App. A maioria das corridas da INDY NXT by Firestone será exibida no FS1, com o FS2 complementando a cobertura.
Minha opinião:
A temporada 2025 promete ser uma das mais emocionantes da história da Fórmula Indy. A chegada da PREMA, as mudanças de pilotos e a busca por feitos históricos criam um cenário irresistível para os fãs. No entanto, o grande desafio será manter o interesse do público ao longo de toda a temporada, especialmente com a concorrência acirrada de outras categorias, como a Fórmula 1.
A FOX tem uma oportunidade única de elevar o nível da cobertura, mas precisa ir além da transmissão das corridas. Narrativas envolventes, histórias dos pilotos e uma abordagem que mostre a emoção por trás das pistas serão essenciais para conquistar novos fãs. Se tudo der certo, 2025 pode ser o ano em que a INDYCAR SERIES finalmente começe a ganhar o reconhecimento global que merece. Preparem-se, porque o espetáculo está apenas começando!