Foto: Penske Entertainment / Joe Skibinski
O Barber Motorsports Park, em Alabama, foi palco de um dia intenso de testes no último 11 de março, marcando a reta final de preparação para a temporada de primavera da Fórmula Indy. Com pilotos e equipes buscando ajustes finais, o evento foi uma mistura de velocidade, estratégia e adaptação às novas tecnologias, incluindo o sistema híbrido que promete revolucionar a categoria em 2025.
Will Power, da equipe Penske, liderou o dia com o melhor tempo de volta (1:07.720), seguido de perto por Christian Rasmussen (1:07.914) e Pato O’Ward (1:07.970). No entanto, os números não contam toda a história. O verdadeiro destaque foi a troca de impressões entre os pilotos, que revelaram os desafios técnicos e as expectativas para a temporada que se aproxima.
Graham Rahal: A Busca pela Consistência
Graham Rahal, da Rahal Letterman Lanigan Racing, destacou a imprevisibilidade do asfalto “verde” de Barber, especialmente com as baixas temperaturas da manhã. “Alguns pilotos saíram rápido logo de cara, mas depois não repetiram o desempenho com os pneus novos. É algo que esperamos, mas precisamos ajustar o carro para menos aderência”, comentou. Rahal também refletiu sobre os testes em Sebring, onde a equipe encontrou um bom ritmo de corrida, mesmo sem brilhar nas classificações.
Jacob Abel: Adaptação ao Híbrido
Jacob Abel, que vem de uma vitória no Barber no ano passado na Indy Next, mostrou confiança ao adaptar-se ao novo sistema híbrido da Fórmula Indy. “Estou puxando muita experiência do ano passado, mas o híbrido é um novo desafio. Estamos trabalhando com paciência, mas me sinto confiante”, disse Abel. Sua familiaridade com o circuito foi evidente, já que ele alcançou rapidamente um ritmo competitivo.
Rinus Veekay e Christian Lundgaard: Ajustes e Expectativas
Rinus Veekay, da Dale Coyne Racing, enfrentou problemas técnicos pela manhã, mas garantiu que a velocidade está lá. “Estamos ajustando o carro para o meu estilo de pilotagem, e os avanços têm sido consistentes”, afirmou. Já Christian Lundgaard, da Mclaren, falou sobre a adaptação ao carro projetado inicialmente para Pato O’Ward. “Precisamos de algo mais previsível para extrair o ritmo constante”, explicou.
Robert Shwartzman: A Emoção de Pilotar em Barber
Robert Shwartzman, da Prema, não escondeu a empolgação ao descrever a experiência em Barber. “É um circuito desafiador, com muitas subidas e descidas. Quando você chega ao limite, o carro te desafia, e é isso que torna tudo tão interessante”, disse. Shwartzman e sua equipe estão focados em preparar o carro para a corrida em maio, que promete ser um dos grandes eventos da temporada.
Tempos da manhã:
Nº. | Piloto | Voltas | Tempo |
12 | Will Power | 33 | 67.860 |
5 | Pato O’Ward | 23 | 68.186 |
3 | Scott McLaughlin | 40 | 68.300 |
15 | Graham Rahal | 28 | 68.407 |
7 | Christian Lundgaard | 27 | 68.470 |
2 | Josef Newgarden | 25 | 68.486 |
21 | Christian Rasmussen | 32 | 68.600 |
14 | Santino Ferrucci | 28 | 68.619 |
20 | Alex Rossi | 26 | 68.640 |
4 | David Malukas | 36 | 68.766 |
90 | Calum llott | 32 | 68.795 |
45 | Louis Foster | 26 | 68.800 |
6 | Nolan Siegel | 37 | 68.820 |
60 | Felix Rosenqvist | 19 | 68.860 |
18 | Rinus Veekay | 19 | 68.920 |
51 | Jacob Abel | 36 | 68.950 |
30 | Devlin De Francesco | 25 | 68.975 |
66 | Marcus Armstrong | 35 | 69.050 |
83 | Robert Schwartzman | 40 | 69.280 |
Tempos da tarde:
Nº. | Piloto | Voltas | Tempo |
12 | Will Power | 56 | 67,720 |
21 | Christian Rasmussen | 59 | 67,914 |
5 | Pato O’Ward | 56 | 67,970 |
7 | Christian Lundgaard | 61 | 68,060 |
4 | David Malukas | 33 | 68,190 |
2 | Josef Newgarden | 47 | 68,200 |
18 | Rinus Veekay | 57 | 68,210 |
30 | Devlin De Francesco | 32 | 68,360 |
20 | Alex Rossi | 61 | 68,379 |
15 | Graham Rahal | 46 | 68,380 |
3 | Scott MacLaughlin | 60 | 68,420 |
66 | Marcus Armstrong | 59 | 68,470 |
90 | Calum llott | 58 | 68,514 |
6 | Nolan Siegel | 52 | 68,620 |
60 | Felix Rosenqvist | 20 | 68,650 |
45 | Louis Foster | 54 | 68,788 |
51 | Jacob Abel | 65 | 68,810 |
83 | Robert Schwartzman | 56 | 68,838 |
14 | Santino Ferrucci | 78 | 68,845 |
Tempos extra oficial
O Que Esperar da Temporada 2025?
Os testes em Barber deixaram claro que a Fórmula Indy está mais competitiva do que nunca. Com a introdução do sistema híbrido, os pilotos precisam não apenas de habilidade, mas também de uma compreensão profunda das novas tecnologias. A temporada promete ser uma montanha-russa de emoções, com Barber como um dos circuitos-chave para definir quem levará a melhor.
Para os fãs, a cobertura completa estará disponível na TV Cultura, ESPN4 e Disney+. Prepare-se para uma temporada que promete superar todas as expectativas!