Por dentro da Fórmula INDY
Acelerômetro
Dispositivo no fone de ouvido do piloto que mede as forças que a cabeça do piloto experimenta em um impacto.
Aderência
A manutenção do contato entre dois objetos em contato. A aderência refere-se a uma condição estática, enquanto a tração (também conhecida como "grip") refere-se a uma condição em movimento.
Aerodinâmica
Aplicada às corridas, o estudo da interação entre o ar e a resistência e as pressões criadas pela passagem de um carro em movimento pelo ar.
Apex
A área de uma curva perto de seu centro.
Apron
A parte pavimentada (e geralmente plana) de uma pista de corrida que separa a superfície de corrida do campo interno. Geralmente, uma parede de concreto, guard-rail de aço ou o SAFER Barrier separa o apron do campo interno.
Bolha
Bolhas na superfície de um pneu criadas pelo superaquecimento do composto da banda de rodagem.
Boost
Pressão do coletor de admissão acima da pressão atmosférica ambiente.
Buckeye
Abertura externa para a célula de combustível. A mangueira de combustível se conecta de forma segura ao buckeye durante o reabastecimento.
Camber
Grau em que os pneus do lado direito se inclinam para dentro em direção ao carro (a partir da parte superior do pneu) e os pneus do lado esquerdo se inclinam para fora. Uma ferramenta útil para ganhar aderência nas curvas, maximizando a quantidade de contato do pneu com a pista.
Cames
Um eixo rotativo no motor que abre e fecha as válvulas de admissão e escape do motor.
Chassi
O corpo central do carro, incluindo o compartimento do piloto. Também conhecido como "tubulação".
Área de Contato
A parte do pneu que entra em contato com a superfície da pista. Diversos ajustes no chassi e nos pneus podem ser feitos para maximizar a área de contato.
Virabrequim
O eixo rotativo dentro do motor que é acionado pelo movimento para cima e para baixo dos pistões. O virabrequim transfere a potência para o volante e, por sua vez, para a transmissão. O virabrequim é alojado dentro do cárter, que faz parte do bloco do motor.
Fralda
Uma manta feita de material balístico e absorvente que envolve parte do motor e serve como um dispositivo de contenção durante acidentes e falhas do motor.
Disco
Nos freios, o rotor, a parte que gira e contra a qual as pastilhas de freio são pressionadas durante a frenagem.
Deslocamento
Em um motor, o volume total da mistura ar-combustível que o motor teoricamente é capaz de absorver em todos os cilindros durante um ciclo operacional.
Força para baixo
Criação de força através da aerodinâmica, que mantém o carro preso à pista. O movimento rápido do ar sob o carro cria um vácuo, enquanto as asas do carro o forçam a permanecer no solo, agindo de forma oposta às asas de um avião.
Drafting
Veja "Tow" (reboque).
Dyno
Abreviação de "dynamometer", uma máquina estática usada para medir a potência do motor.
Bloco do Motor
Uma fundição de alumínio do fabricante que contém o virabrequim, as bielas e os pistões.
Etanol
Álcool derivado principalmente de grãos. Como combustível limpo e renovável, não tóxico e 100% biodegradável, reduz a poluição do ar e melhora a pegada ambiental das corridas. Sua alta classificação de octanagem oferece forte desempenho do motor, ajudando a resistir à detonação para que os motores possam rodar com maiores taxas de compressão. Os carros da NTT IndyCar Series utilizam uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina (Speedway E85).
Qualificação "Estilo Europeu"
Sessão cronometrada em que todos os carros correm simultaneamente na pista para registrar a volta mais rápida. Usado nas qualificações de ruas/estradas da NTT IndyCar Series.
Restrição Frontal da Cabeça
Dispositivo de segurança tipo colar projetado para reduzir movimentos extremos da cabeça e cargas no pescoço durante impactos de alta velocidade.
Injeção Eletrônica
Um sistema que substitui a carburação convencional e entrega combustível sob pressão na câmara de combustão do motor (injeção direta) ou no fluxo de ar antes de entrar na câmara (injeção eletrônica multiponto).
Aderência
Como os pneus mantêm a tração através do contato com a superfície de corrida.
Groove/linha
Termo para a maneira mais rápida ou eficiente de percorrer a pista de corrida. A maioria dos pilotos usará a mesma linha na pista e essa porção da pista aparecerá mais escura devido ao acúmulo de borracha dos pneus.
Manipulação
O desempenho de um carro de corrida na pista, determinado por fatores como a configuração dos pneus e da suspensão, e outros problemas aerodinâmicos.
Solto
Termos usados para descrever que a parte traseira do carro está instável devido à falta de aderência dos pneus traseiros causada por muita força para baixo na frente do carro ou falta de força para baixo na parte traseira do carro. Também conhecido como "sobreviragem".
Marbles
Acúmulo excessivo de borracha acima da linha de aderência na pista, resultado do desgaste normal dos pneus durante a corrida.
Neutro
Termo usado para descrever a manobrabilidade do carro quando ele não está nem solto nem empurrando (estreito).
Nomex
Nome comercial da DuPont, um tecido resistente ao fogo usado na fabricação de roupas de proteção.
Sistema Paddle Shift
Sistema de trocas de marcha pneumático que permite ao piloto manter ambas as mãos no volante durante a troca de marchas, usando pás localizadas na parte de trás do volante para subir e descer as marchas.
Pódio
Os três primeiros colocados de um evento ficam em um pódio (ou palco) para serem reconhecidos após a corrida. O vencedor geralmente fica no meio, em um pedestal mais alto, flanqueado pelos segundos e terceiros colocados.
Prova
Bico que é conectado à mangueira de combustível e se conecta de forma segura ao buckeye durante o reabastecimento.
Empurrando
Termo usado para descrever quando o carro não quer virar nas curvas devido à falta de aderência dos pneus. Isso pode ser causado pela falta de força para baixo na frente do carro ou muita força para baixo na traseira do carro. Também conhecido como "subviragem".
Rev limiter
Dispositivo eletrônico/computador no módulo de controle do motor que causa uma falha controlada no motor se as rotações por minuto (RPM) excederem o limite definido pelas regras da INDYCAR. O limite é 12.000 RPM. O rev limiter é usado principalmente para controlar as velocidades na entrada da pista de pit.
Altura de condução
A distância entre o fundo do chassi e o solo quando o carro está em movimento. As regras da INDYCAR estipulam que a altura de condução nas laterais do carro deve ser de 2 polegadas do solo para todas as pistas.
Pista curta
Pistas de corrida com 1 milha ou menos de comprimento.
Sidepod
Carroceria na lateral do carro que cobre os radiadores e o escape do motor. Ajuda no resfriamento do motor, na aerodinâmica do carro e na proteção do piloto em caso de impacto lateral.
Reabastecimento de ponto único
Sistema de reabastecimento que utiliza uma mangueira para distribuição de combustível e ventilação.
Slicks
Pneus sem sulcos, usados em superfícies secas. Slicks proporcionam o máximo de contato com a superfície da pista, aumentando a aderência. Em condições molhadas, pneus com sulcos são usados para dissipar o acúmulo de água entre a pista e os pneus a fim de aumentar a aderência.
Stagger
O pneu traseiro direito é maior em diâmetro que o pneu traseiro esquerdo, fazendo com que o carro de corrida naturalmente queira virar para a esquerda, melhorando a capacidade de curva em ovais.
Pneus novos
Termo usado de forma informal para se referir a pneus novos, derivado do adesivo do fabricante colocado em cada novo pneu.
Superspeedway
Uma pista de corrida oval de 1,5 milhas ou mais de comprimento.
Suspensão & Sistema de Gerenciamento de Energia da Roda (SWEMS)
Sistema de restrição das rodas usando múltiplas restrições fixadas em vários pontos do chassi e suspensão do carro, projetado para minimizar a possibilidade de as rodas ou asas se soltarem durante acidentes de alta velocidade.
Telemetria
Dispositivo de rádio que transmite informações como desempenho do motor, pneus, direção e aceleração do carro na pista para os engenheiros na linha de pit. A equipe pode monitorar tanto o carro quanto as atividades do piloto para garantir que o carro esteja funcionando adequadamente.
Tight
Também conhecido como "subviragem". Uma condição de manuseio caracterizada pela falta de aderência nos pneus dianteiros. Quando o piloto vira em uma curva, as rodas dianteiras querem continuar reto.
Composto de pneu
Uma fórmula baseada em polímeros de borracha, óleos, negros de carbono e curantes usados para criar um pneu. As diferentes extensões e o formato dos ovais exigem compostos diferentes.
Toe
Refere-se ao alinhamento dos pneus dianteiros e traseiros. Se os pneus apontam para dentro, a condição é chamada de "toe-in". Se os pneus apontam para fora, a condição é chamada de "toe-out". Ajustes corretos de toe são essenciais para maximizar a aderência.
Tow/Drafting
Quando o carro de corrida se move pela pista, ele divide o ar, parte indo sobre o carro e parte indo por baixo. Essa falta de ar atrás do carro cria um vácuo, que um carro que segue pode usar para ser puxado ou "rebocado".
Turboalimentador
Redireciona os gases de escape do motor para girar uma turbina, que aciona um compressor que força uma maior quantidade de ar para o sistema de admissão do motor, aumentando assim a potência e a eficiência do combustível.
Sistema de direção com relação variável
O mecanismo de direção primário de um carro consiste em uma barra de metal com uma série de dentes igualmente espaçados que se conectam às rodas dianteiras do carro. Um pinhão controlado pelo motorista, ao virar o volante, captura os dentes da barra de direção, fazendo as rodas girarem. Em uma barra de direção com relação variável, os dentes são inclinados e espaçados mais próximos nas extremidades da barra.
Weight Jacker
Um cilindro hidráulico que o piloto controla para ajustar a manobrabilidade do carro. O cilindro é montado sobre uma mola do amortecedor traseiro e comprime ou estende, transferindo a distribuição de peso do carro de um lado para o outro, ajustando a manobrabilidade do carro para agradar ao piloto.
Wicker Bill
Um spoiler longo e estreito, removível, feito de aço, alumínio ou fibra de carbono na borda traseira das asas dianteira e traseira que varia em altura, criando força para baixo. As equipes usam diferentes tamanhos de wicker bills para criar mais ou menos força para baixo.
Campeonato da NTT INDYCAR SERIES: Sistema de Pontuação
A NTT INDYCAR SERIES reconhece campeões entre os participantes (entrantes), pilotos e fabricantes. Para facilitar a competição por esses títulos, a INDYCAR calcula e divulga rankings completos de todos os participantes, pilotos e fabricantes após cada corrida.
Campeonatos de Pontos para Participantes (Entrantes) e Pilotos
A série estabeleceu o seguinte sistema para que participantes e pilotos elegíveis acumulem pontos:
- Pontos para Participantes (Entrantes):
- Os pontos serão creditados apenas ao participante que possuir uma licença válida no momento do evento, competir com um carro devidamente registrado e exibir o número do carro designado durante todo o evento.
- Pontos para Pilotos:
- Os pontos serão creditados apenas aos pilotos que possuírem uma licença válida no momento do evento.
- Se o piloto inicial for substituído durante a corrida, ele receberá os pontos conquistados pelo carro naquela prova. O piloto substituto não receberá pontos por dirigir o carro.
- Carros que não largam:
- Se um carro participar dos treinos e/ou da classificação, mas não conseguir largar na corrida, o piloto e/ou o participante receberá metade dos pontos que o carro teria recebido caso tivesse largado.
Definição do Campeão
Ao final da temporada, o participante e o piloto com o maior número de pontos serão declarados campeões da NTT INDYCAR SERIES.
- Em caso de empate:
- O campeão será determinado pelo maior número de primeiros lugares.
- Se ainda houver empate, será considerado o maior número de *segundos lugares, depois *terceiros lugares, e assim por diante, até que o campeão seja definido.
- O mesmo sistema será aplicado para desempates em outras posições do ranking, tanto ao final da temporada quanto em qualquer outro momento durante a temporada.
Pontos para Participantes (Entrantes) e Pilotos na Classificação das 500 Milhas de Indianápolis
Além disso, pontos para participantes e pilotos serão concedidos com base nos resultados finais da classificação das 500 Milhas de Indianápolis, da seguinte forma:
- O participante e piloto mais rápido (pole position) receberão 12 pontos.
- O segundo mais rápido receberá 11 pontos.
- A pontuação diminuirá em incrementos de 1 ponto para cada posição subsequente, até o *12º mais rápido, que receberá *1 ponto.
Exemplo de Pontuação:
- 1º lugar (pole position): 12 pontos
- 2º lugar: 11 pontos
- 3º lugar: 10 pontos
… - 12º lugar: 1 ponto
Prêmio de Novato do Ano (Rookie of the Year Award)
O Prêmio de Novato do Ano é concedido ao piloto novato que obtiver a melhor colocação na classificação de pontos da *NTT INDYCAR SERIES. O vencedor também recebe um bônus de *US$ 50.000.
O prêmio é baseado nos pontos conquistados pelo piloto no Campeonato de Pilotos da NTT INDYCAR SERIES em cada evento.
Pontos ao final da prova | |||||
Posição | Pts | Posição | Pts | Posição | Pts |
1 | 50 | 12 | 18 | 23 | 7 |
2 | 40 | 13 | 17 | 24 | 6 |
3 | 35 | 14 | 16 | 25 | 5 |
4 | 32 | 15 | 15 | 26 | 5 |
5 | 30 | 16 | 14 | 27 | 5 |
6 | 28 | 17 | 13 | 28 | 5 |
7 | 26 | 18 | 12 | 29 | 5 |
8 | 24 | 19 | 11 | 30 | 5 |
9 | 22 | 20 | 10 | 31 | 5 |
10 | 20 | 21 | 9 | 32 | 5 |
11 | 19 | 22 | 8 | 33 | 5 |
Premiação de Pole pósiton: 1 ponto
Liderando pelo Menos Uma Volta: 1 ponto
Mais Voltas Lideradas: 2 pontos
Além disso, pontos de participante e piloto serão atribuídos para a qualificação das 500 Milhas de Indianápolis com base nos resultados finais de qualificação da seguinte forma:
- O participante e piloto mais rápidos da qualificação (pole position) receberão 12 pontos, o segundo mais rápido receberá 11 pontos, e os pontos atribuídos diminuirão em incrementos de um ponto até o 12º mais rápido (1 ponto).
Pontos Adicionais:
- Pole Position: 1 ponto
- Liderar pelo menos uma volta: 1 ponto
- Liderar o maior número de voltas: 2 pontos
Vencedores do Prêmio de Novato do Ano
Ano | Vencedor (Categoria) |
---|---|
2024 | Linus Lundqvist (INDYCAR) |
2023 | Marcus Armstrong (INDYCAR) |
2022 | Christian Lundgaard (INDYCAR) |
2021 | Scott McLaughlin (INDYCAR) |
2020 | Rinus VeeKay (INDYCAR) |
2019 | Felix Rosenqvist (INDYCAR) |
2018 | Robert Wickens (INDYCAR) |
2017 | Ed Jones (INDYCAR) |
2016 | Alexander Rossi (INDYCAR) |
2015 | Gabby Chaves (INDYCAR) |
2014 | Carlos Muñoz (INDYCAR) |
2013 | Tristan Vautier (INDYCAR) |
2012 | Simon Pagenaud (INDYCAR) |
2011 | James Hinchcliffe (INDYCAR) |
2010 | Alex Lloyd (IRL) |
2009 | Raphael Matos (IRL) |
2008 | Hideki Mutoh (IRL) |
2007 | Ryan Hunter-Reay (IRL), Robert Doornbos (CC) |
2006 | Marco Andretti (IRL), Will Power (CC) |
2005 | Danica Patrick (IRL), Timo Glock (CC) |
2004 | Kosuke Matsuura (IRL), AJ Allmendinger (CC) |
2003 | Dan Wheldon (IRL), Sébastien Bourdais (CART) |
2002 | Laurent Redon (IRL), Mario Domínguez (CART) |
2001 | Felipe Giaffone (IRL), Scott Dixon (CART) |
2000 | Airton Daré (IRL), Kenny Brack (CART) |
1999 | Scott Harrington (IRL), Juan Pablo Montoya (CART) |
1998 | Robby Unser (IRL), Tony Kanaan (CART) |
1997 | Jim Guthrie (IRL), Patrick Carpentier (CART) |
1996 | Alex Zanardi (CART) |
1995 | Gil de Ferran (CART) |
1994 | Jacques Villeneuve (CART) |
1993 | Nigel Mansell (CART) |
1992 | Stefan Johansson (CART) |
1991 | Jeff Andretti (CART) |
1990 | Eddie Cheever Jr. (CART) |
1989 | Bernard Jourdain (CART) |
1988 | John Jones (CART) |
1987 | Fabrizio Barbazza (CART) |
1986 | Dominic Dobson (CART) |
1985 | Arie Luyendyk (CART) |
1984 | Roberto Guerrero (CART) |
1983 | Teo Fabi (CART) |
1982 | Bobby Rahal (CART) |
1981 | Bob Lazier (CART) |
1980 | Dennis Firestone (CART) |
1979 | Bill Alsup (CART) |
Especificações dos Carros da NTT INDYCAR SERIES
Aqui estão as especificações técnicas dos carros da NTT INDYCAR SERIES, traduzidas e adaptadas para o português brasileiro:
Chassi
- Fabricante: Dallara Automobili, Itália
- Modelo: Chassi Dallara DW-12 (2012-presente) com kit aerodinâmico Dallara IR-18
- Construção:
- Monocoque que abriga o cockpit, aeroscreen (proteção frontal), estrutura do aeroscreen, célula de combustível e suspensão dianteira.
- O motor é um componente estrutural do chassi.
- A traseira contém o cárter com a unidade híbrida, câmbio e membros da suspensão traseira.
- Materiais: Fibra de carbono, Kevlar e outros compostos.
- Peso:
- Aproximadamente 810 kg (pistas mistas e de rua).
- Aproximadamente 805 kg (ovais curtos).
- Aproximadamente 742 kg (ovais de alta velocidade).
- O peso não inclui combustível, piloto, garrafa de água ou peso equivalente do piloto.
- Dimensões:
- Comprimento: Aproximadamente 5,12 metros.
- Largura:
- Dianteira: 1,95 m (máximo) / 1,92 m (mínimo).
- Traseira: 1,95 m (máximo) / 1,92 m (mínimo).
- Altura: Aproximadamente 1,02 metros.
- Distância entre eixos: Entre 2,98 m e 3,09 m.
Rodas e Pneus
- Rodas:
- Dianteiras: 15 polegadas de diâmetro, 10 polegadas de largura. Peso mínimo: 6,11 kg.
- Traseiras: 15 polegadas de diâmetro, 14 polegadas de largura. Peso mínimo: 6,67 kg.
- Pneus: Firestone Firehawk.
- Dianteiros: Diâmetro máximo de *26 polegadas, mínimo de *25 polegadas (a 35 psi).
- Traseiros: Diâmetro máximo de *27,5 polegadas, mínimo de *26,5 polegadas (a 35 psi).
Freios
- Cilindros: PFC ZR90, monobloco de alumínio.
- Discos e Pastilhas: PFC, carbono-carbono.
Câmbio
- Modelo: XTRAC #1011.
- Marchas: Seis à frente e uma ré.
- Sistema de Troca de Marchas: Mega-Line Assisted Gear Shift (paddle-shift).
Célula de Combustível
- Capacidade: 18,5 galões americanos (padrão).
- Proteção: Célula única à prova de ruptura.
Motor
- Fabricantes: American Honda Motor Co., Inc. e Chevrolet.
- Modelos:
- Honda HI24E híbrido Indy-V-6.
- Chevrolet INDYCAR V6.
- Tipo: V6 de 2,2 litros (134,25 polegadas cúbicas), com turbo duplo e tecnologia híbrida.
- Peso: Mínimo de 112,5 kg.
- Turbo: Dois turbocompressores BorgWarner EFR 7163.
- RPM: Máximo de 12.000 rpm (limitador fornecido pela INDYCAR).
- Pressão Máxima do Turbo:
- 1.300 mbar (ovais de alta velocidade).
- 1.500 mbar (ovais curtos, pistas mistas e de rua, e classificação das 500 Milhas de Indianápolis).
- 1.650 mbar (Push-to-Pass).
- Potência: Estimada entre *650 e 700 cavalos, dependendo da pressão do turbo, com até *150 cavalos adicionais da unidade híbrida.
- Combustível: Shell 100% Renewable Race Fuel (etanol).
- Injeção: Máximo de dois injetores por cilindro (um para injeção direta), com pressão máxima de 300 bar.
Unidade Híbrida
- Desenvolvimento: Desenvolvida em colaboração entre Chevrolet (Ilmor) e Honda (HRC), exclusiva para a INDYCAR.
- ECU (Unidade de Controle do Motor): McLaren Applied Technologies TAG 400i.
- Controle de Aceleração: Drive-by-wire (controle eletrônico).
1 – LARGADA (VERDE): Indica o início de uma corrida, sessão de treino ou tentativa de qualificação.
2 – FINAL (QUADRICULADA): Indica o fim da corrida, sessão de treino ou tentativa de qualificação.
3 – ULTRAPASSAGEM (AZUL SÓLIDO): Indica ao piloto que um carro mais rápido está tentando ultrapassá-lo.
4 – ÚLTIMA VOLTA (BRANCA): Indica que resta uma volta na corrida ou na tentativa de qualificação.
5 – PARADA (VERMELHA): Indica que a pista não é segura para prosseguir em qualquer velocidade.
6 – CONSULTA (PRETA): Indica que o piloto deve se dirigir imediatamente à área dos boxes para consulta com os oficiais.
7 – CAUTELA (AMARELA): Indica que a pista não é segura para velocidades de corrida.
8 – SUPERFÍCIE (LISTRADO AMARELO E VERMELHO): Indica que óleo, água ou outra substância tornou a superfície da pista escorregadia.
9 – DESQUALIFICAÇÃO (PRETA COM CRUZ BRANCA): Indica que o piloto foi desqualificado.
Procedimentos de Classificação na NTT INDYCAR SERIES
A NTT INDYCAR SERIES possui diferentes formatos de classificação, dependendo do tipo de pista (ovais, exceto as 500 Milhas de Indianápolis, pistas mistas e de rua). Abaixo, detalhamos cada um desses procedimentos, adaptados e traduzidos para o português brasileiro.
Classificação em Ovals (exceto as 500 Milhas de Indianápolis)
- Ordem de Classificação:
- A ordem é determinada pela ordem inversa dos pontos dos participantes (entrantes) antes do evento.
- Equipes sem pontos são colocadas no início da ordem, definidas por sorteio.
- Cada carro tem uma tentativa garantida para se classificar.
- Voltas de Aquecimento:
- Cada carro pode realizar duas voltas de aquecimento antes das voltas cronometradas.
- Voltas Cronometradas:
- A tentativa de classificação consiste em duas voltas consecutivas cronometradas.
- O tempo agregado é registrado como o tempo oficial de classificação do carro.
- O carro com o tempo agregado mais rápido conquista a pole position.
- Para as rodadas duplas em Iowa Speedway:
- A Volta 1 define a posição de largada para a Corrida 1.
- A Volta 2 define a posição de largada para a Corrida 2.
- Tentativas Perdidas:
- Cada carro só pode sair do pit de classificação uma única vez.
Classificação das 500 Milhas de Indianápolis
- Ordem de Classificação:
- A ordem é definida por sorteio antes do Dia 1 de classificação.
- Voltas de Aquecimento:
- Cada carro pode realizar duas voltas de aquecimento antes das voltas cronometradas.
- O diretor de corrida pode permitir três voltas de aquecimento, se necessário.
- Voltas Cronometradas:
- A tentativa de classificação consiste em quatro voltas cronometradas.
- O tempo agregado é registrado como o tempo oficial de classificação do carro.
- Sessões de Classificação:
- Classificação Completa (Dia 1):
- As posições 1 a 30 são definidas.
- Os carros nas posições 13 a 30 (ou 13 a 33, se houver apenas 33 inscritos) não precisam se reclassificar no Domingo.
- Top 12 e Firestone Fast Six (Dia 2):
- As posições 7 a 12 são definidas no Top 12.
- As posições 1 a 6 são definidas no Firestone Fast Six.
- Last Chance Qualifying (Dia 2):
- As posições 31 a 33 são definidas para completar o grid.
- Tentativas Adicionais:
- Após a primeira tentativa, as equipes podem escolher entre duas faixas (Lane 1 e Lane 2) para melhorar seus tempos.
- Lane 1 (Prioridade): Carros que retiram seu tempo anterior e têm prioridade para entrar na pista.
- Lane 2: Carros que desejam melhorar seu tempo sem perder a posição atual.
Classificação em Pistas Mistas e de Rua
- Segmento 1:
- Dividido em dois grupos, com base nos melhores tempos da última prática antes da classificação.
- Cada grupo tem 10 minutos de tempo de pista.
- Os seis mais rápidos de cada grupo avançam para o Segmento 2.
- Os demais carros ocupam as posições 13 em diante, com os grupos alternando entre posições ímpares e pares.
- Segmento 2:
- Os 12 carros avançados têm 10 minutos de tempo de pista.
- Os seis mais rápidos avançam para o Firestone Fast Six.
- Os demais ocupam as posições 7 a 12.
- Firestone Fast Six:
- Os seis carros avançados têm 6 minutos de tempo de pista.
- O mais rápido conquista a pole position.
- Falha na Classificação:
- Se as condições impedirem a conclusão de todos os segmentos, o grid será definido com base no último segmento concluído.
- Se nenhum segmento for concluído, o grid será definido pelos pontos dos participantes antes do evento.
Classificação em Rodadas Duplas
- Sessões de Classificação:
- O campo é dividido em dois grupos, com base nos tempos da prática.
- Cada grupo tem 12 minutos de tempo de pista, com 5 minutos garantidos de bandeira verde.
- Pontos de Classificação:
- O carro mais rápido em cada grupo de classificação recebe 1 ponto para o campeonato de pilotos e participantes.
Interferência na Classificação
- Bandeira Vermelha:
- Se um carro causar uma bandeira vermelha, seus dois melhores tempos no segmento serão anulados, e ele não avançará para o próximo segmento.
- Se causar duas bandeiras vermelhas, todos os tempos serão anulados, e o carro será excluído da classificação.
- Bandeira Amarela:
- Se um carro interferir na tentativa de outro carro, sua melhor volta no segmento será anulada.
- No Firestone Fast Six, todas as voltas do carro serão anuladas, e ele será excluído da sessão.