Foto: IndyCar
Categoria confirma horários do Unser Open Test e detalha agenda do retorno ao oval de 1 milha no Arizona
A Fórmula Indy fechou a programação oficial para o Spring Training desta semana e também para a etapa que marcará o retorno da categoria ao Phoenix Raceway, circuito oval de 1 milha, equivalente a 1,6 quilômetro, no Arizona.
O chamado Unser Open Test acontece terça e quarta-feira e começa com cinco horas de pista na terça, das 16h às 21h no horário de Brasília. Após cinco minutos reservados para voltas de instalação, os rookies terão uso exclusivo do traçado entre 16h05 às 17h, antes da liberação total para os demais pilotos até o fim da sessão.
Na quarta-feira, os 25 carros inscritos terão seis horas combinadas para completar seus programas de trabalho, divididas entre 13h às 16h e depois das 17h30 às 20h30. Segundo o autódromo, a atividade de quarta será aberta ao público e gratuita, incluindo uma sessão de autógrafos para os primeiros 300 torcedores que acessarem a área interna do Desert Diamond Casino. O teste, no entanto, não terá transmissão ao vivo.
Encerrado o trabalho no oval, as dez equipes retornam rapidamente às suas bases para converter os carros da configuração de oval para especificação de circuito de rua e enviá-los à Flórida para a abertura da temporada, o GP de St. Petersburg, cujo fim de semana começa em 27 de fevereiro.
Depois da estreia em St. Pete, a categoria volta ao Arizona para a etapa conjunta com a NASCAR. As equipes poderão acessar o autódromo na quinta-feira, e a sexta promete ser intensa. A programação começa com um treino de uma hora, das 12h às 13h. A classificação acontece das 16h05 às 17h05, seguida por um treino específico na linha alta das 18h30 às 19h, com o objetivo de depositar borracha suficiente da Firestone na segunda faixa e estimular disputas lado a lado.
Diferentemente da prática comum na NASCAR, a IndyCar não permitirá que os pilotos utilizem a área abaixo da linha amarela pintada na parte inferior da pista. A regra coloca maior pressão na criação de aderência na parte superior das curvas inclinadas, tornando a preparação do traçado peça-chave para a qualidade das ultrapassagens.
No dia 6 de março, haverá ainda uma última sessão de pista com 50 minutos, das 19h10 às 20h, servindo como ajuste final antes da corrida principal. A prova está marcada para sábado, 7 de março, com 250 voltas, totalizando aproximadamente 402 quilômetros de disputa. A largada está prevista para 17h20 no horário de Brasília.
A transmissão nos Estados Unidos será pela FOX. No Brasil, a temporada 2026 da IndyCar terá exibição na Band em TV aberta, além dos canais ESPN e do Disney+ Premium.
O retorno ao oval de Phoenix carrega uma dose de expectativa e também de desafio. Historicamente, a pista já proporcionou corridas intensas, mas também sofreu críticas quando o traçado não favoreceu ultrapassagens consistentes. Muito dependerá da aderência construída na linha externa e do acerto dos carros no tráfego. A categoria aposta que o novo pacote híbrido e o trabalho prévio de borracha podem melhorar o espetáculo, mas a resposta real só virá quando os carros estiverem lado a lado a mais de 300 km/h.
