Foto: Ben Bretzman - Chevrolet Detroit Grand Prix - Penske Entertainment: Joe Skibinski
Em uma reformulação profunda, a equipe de Roger Penske promove seus engenheiros campeões a cargos de gestão, espalhando a carga de trabalho após a saída dos antigos líderes.
A Team Penske não está apenas trocando peças; está redesenhando toda a sua estrutura de comando. Após o terremoto administrativo de maio, que viu a saída do presidente Tim Cindric e de outros dois pilares da equipe, a organização implementou uma série de promoções internas estratégicas para preencher as lacunas e, ao mesmo tempo, fortificar suas operações para o futuro.
Sob a liderança de Jonathan Diuguid, que assumiu o duplo comando dos programas da IndyCar e IMSA, a equipe está distribuindo a imensa carga de trabalho que antes recaía sobre três pessoas para um grupo de sete. O movimento mais significativo é a promoção de dois de seus engenheiros mais bem-sucedidos: David Faustino e Ben Bretzman.
Faustino, o estrategista por trás dos títulos de Will Power em 2014 e 2022, assume o cargo de Diretor Técnico. Sua missão será comandar os programas de Pesquisa & Desenvolvimento, definindo e implementando iniciativas de engenharia de longo prazo. Bretzman, que guiou Simon Pagenaud ao título de 2016, torna-se Gerente de Engenharia de Competição, liderando todos os engenheiros de corrida e performance da equipe.
A reestruturação, no entanto, vai além da engenharia. Matt Jonsson, mecânico-chefe campeão, foi alçado a Gerente de Montagem, enquanto Robbie Atkinson, ex-engenheiro assistente, assume como Gerente da Equipe. A criação do cargo de Gerente de Engenharia de Desenvolvimento para Andrew Miller completa o novo núcleo duro de cinco pessoas que comandará o dia a dia.
Diuguid foi claro: não se trata de criar cargos por criar. É uma resposta necessária à complexidade atual, uma forma de manter a atenção aos detalhes que sempre definiram a equipe, mas com uma estrutura mais robusta e compartilhada. Com essa nova arquitetura, a lenda de Indianápolis se prepara não apenas para se recuperar do abalo, mas para retornar mais forte e organizada do que nunca. A temporada de 2026 promete ser um teste definitivo para este novo modelo de gestão.
Texto baseado na reportagem de Marshall Pruett para o veículo RACER.

