GAVIN WARD DESEMBARCA NA RLL

Foto: Penske Entertainment: Joe Skibinski

  • Leonardo Alves
  • 20 de novembro de 2025

Ex-Penske e ex-chefe da Arrow McLaren assume papel estratégico na equipe de Rahal, Letterman e Lanigan

A Rahal Letterman Lanigan Racing segue reforçando sua estrutura técnica e administrativa para a temporada de 2026 da Fórmula Indy. Desta vez, o movimento envolve um nome de peso: Gavin Ward, ex-engenheiro de corrida da Team Penske e ex-chefe da Arrow McLaren, que acaba de assumir um cargo especial dentro da RLL. Seu trabalho começa em uma função “aberta”, com reporte direto ao presidente da equipe, Jay Frye.

Frye confirmou a contratação e elogiou a chegada do canadense:
“Gavin se juntou a nós em um papel especial de consultoria por enquanto, e estamos muito felizes em tê-lo no prédio. Nós já o colocamos para trabalhar em alguns projetos, e ele tem sido ótimo. Eu o conheço há muito tempo; ele é um grande profissional. À medida que avançarmos nesses primeiros projetos, vamos definir melhor o que ele fará mais adiante, mas ele já está se mostrando um grande ativo para nós.”

Carreira marcada por Europa, Penske e liderança na Arrow McLaren

Ward construiu grande parte de sua trajetória na Europa como parte da divisão de engenharia da Red Bull na Fórmula 1, antes de migrar para os Estados Unidos. Na Indy, tornou-se peça-chave da Team Penske, trabalhando diretamente com Josef Newgarden – parceria que rendeu o título da temporada 2019.

Permaneceu ao lado de Newgarden até 2021, quando saiu rumo à Arrow McLaren. Contudo, devido à cláusula de não competição imposta pela Penske, precisou aguardar até meados de 2022 para assumir o novo posto. Alguns meses depois, com a saída de Taylor Kiel do comando da equipe, Ward acabou promovido a team principal, assumindo o cargo de forma plena em substituição ao dirigente que migrou para a Chip Ganassi Racing.

A passagem pela Arrow McLaren durou até outubro de 2024, quando Zak Brown (CEO da McLaren Racing) e Tony Kanaan (então team principal) decidiram realizar mudanças internas. Após encerrar sua nova cláusula de não competição, Ward rapidamente entrou no radar de diversas equipes da Indy antes de optar pela RLL.

Reencontro com velhos conhecidos

A contratação de Ward marca mais um capítulo da forte movimentação da RLL no mercado técnico, especialmente envolvendo profissionais com passagem pela Arrow McLaren. Ele reencontrará nomes como Brian Barnhart, novo vice-presidente sênior de operações da equipe; Kyle Sagan, gerente de pit stops; e Heath “Keto” Kosik, chefe de mecânicos — todos ex-integrantes da organização britânico-americana.

Parceiros