Foto: Penske Entertainment: James Black
O brasileiro Caio Collet segue ampliando sua adaptação ao universo da Fórmula Indy. Depois de duas sessões bem-sucedidas de testes com a equipe AJ Foyt Racing nas pistas mistas de Mid-Ohio e Indianápolis, o piloto paulista de 23 anos tem, nesta quinta-feira (5), um novo desafio: acelerar pela primeira vez um carro da categoria em um circuito oval, no Nashville Superspeedway.
Será a estreia de Collet em um oval com o carro da Indy, etapa importante de seu processo de preparação rumo à temporada 2026, quando deve estrear oficialmente como piloto titular da equipe norte-americana — vínculo que já foi confirmado por seu patrocinador e apoiador, Marcelo Camargo, proprietário da Combitrans.
O vice-campeão da Indy NXT nas temporadas de 2024 e 2025 já conhece bem o traçado de Nashville, mas apenas na configuração de rua. Foram duas participações marcantes: em 2024, Collet largou e terminou em terceiro, garantindo também o prêmio de Rookie of the Year; em 2025, voltou ainda mais forte, conquistando a segunda posição no grid e finalizando a corrida em quarto lugar, resultado que consolidou o vice-campeonato pela HMD Motorsports.
Agora, o piloto dá um passo além. No comando do carro #4 da AJ Foyt Racing, Collet vai enfrentar pela primeira vez a experiência de alta velocidade e ângulos de inclinação característicos dos ovais norte-americanos.
“Tivemos dias muito produtivos de treinos em circuitos mistos e estou bastante motivado para acelerar pela primeira vez o carro da Indy em um oval”, afirmou Collet. “Será mais uma experiência nova em minha carreira e espero cumprir cada passo do programa estabelecido pela AJ Foyt Racing, com quem tive um bom entrosamento desde o primeiro contato.”
A equipe chefiada por Larry Foyt tem acompanhado de perto o desempenho do jovem brasileiro, que impressionou nos primeiros testes por sua velocidade e consistência. O objetivo da sessão no oval de Nashville é avaliar o comportamento do carro e a adaptação de Collet às exigências específicas desse tipo de traçado, fundamentais para provas como as 500 Milhas de Indianápolis.
Com o teste desta quinta-feira, Collet completa um ciclo de três diferentes configurações de pista em suas primeiras experiências com o carro da Fórmula Indy — mista curta, mista longa e agora oval —, um roteiro clássico para a transição de pilotos vindos do programa Road to Indy.
A estreia oficial do paulista pela AJ Foyt Racing é esperada para março de 2026, na abertura da temporada no circuito de St. Petersburg, consolidando o retorno do Brasil ao grid da categoria com um representante em tempo integral.
Fonte: IndyCar / AJ Foyt Racing