VEEKAY RETORNA À JUNCOS HOLLINGER RACING PARA 2026

Foto: Penske Entertainment: Chris Jones

  • Léo "Rock" Alves
  • 14 de outubro de 2025

Holandês reencontra equipe que o lançou e reassume vínculo com a Chevrolet após temporada na Coyne

O holandês Rinus VeeKay é o novo piloto principal da Juncos Hollinger Racing para a temporada 2026 da Fórmula Indy. O anúncio marca o retorno do piloto de 25 anos à equipe fundada por Ricardo Juncos, pela qual conquistou o título da USF Pro 2000 em 2018 e foi vice-campeão da Indy NXT no ano seguinte, antes de seguir para a categoria principal. O time passou a ter Brad Hollinger como coproprietário em 2021.

VeeKay também volta a competir pela Chevrolet, marca com a qual disputou as cinco primeiras temporadas de sua carreira pela Ed Carpenter Racing, antes de migrar para a Dale Coyne Racing, movida por motores Honda, em 2025. Na Coyne, o holandês se destacou em diversas etapas, terminando o campeonato em 14º lugar.

De acordo com o comunicado oficial da equipe, o contrato de VeeKay é válido apenas para 2026, sem menção a um acordo de múltiplos anos.

“Estou empolgado em anunciar oficialmente minha ida para a Juncos Hollinger Racing”, afirmou VeeKay, que substitui Conor Daly. “É uma equipe com grande impulso, altas ambições e uma visão clara de futuro. Há uma determinação compartilhada em competir no mais alto nível, e estou confiante de que juntos poderemos alcançar grandes resultados.

Assinar com a Juncos Hollinger Racing também é como voltar para casa — foi com a Juncos que comecei na Pro Mazda (hoje USF Pro 2000) em 2018 e seguimos juntos na Indy Lights (atual Indy NXT) em 2019, vencendo 13 corridas e conquistando um título. Acredito que este é o ambiente certo para continuar evoluindo como piloto.”

A mudança representa um movimento interessante — e talvez um passo ligeiramente para trás — para o holandês, que assume o carro que Daly levou ao 18º lugar no campeonato. VeeKay se torna o quarto nome de destaque da equipe em quatro temporadas, sucedendo Callum Ilott (2021–2023), Romain Grosjean (2024) e Conor Daly (2025).

O piloto, porém, mantém suas opções abertas para 2027, já que diversas equipes de ponta — como Andretti Global, Arrow McLaren, Chip Ganassi Racing e Meyer Shank Racing — podem ter vagas disponíveis para o próximo ciclo. Se o desempenho for convincente, VeeKay pode tanto permanecer na JHR quanto buscar um assento em uma equipe candidata ao título.

Atualmente, o time conta com Dave O’Neill como diretor técnico e tem mostrado evolução em estrutura e engenharia, mas ainda luta para traduzir esse crescimento em resultados consistentes no campeonato. As trocas frequentes de pilotos têm dificultado a continuidade, e fora os bons desempenhos de Daly em ovais, os resultados gerais da equipe foram modestos em 2025.

Um dos principais objetivos agora é desenvolver o pacote de rua e misto, áreas em que VeeKay tem grande experiência e pode ajudar a tirar a Juncos Hollinger Racing da metade inferior do grid.

“Na Juncos Hollinger Racing, estamos totalmente focados em construir um programa capaz de desempenho sustentado nos próximos anos”, disse Dave O’Neill, chefe de equipe. “Temos planos empolgantes em todas as áreas — dentro e fora da pista — e trazer Rinus a bordo é um passo importante nessa direção.

Reunir-nos com ele é uma continuação natural do sucesso que compartilhamos no passado. Ao entrar em nossa quinta temporada completa na Indy, e com Rinus trazendo seis anos de experiência aos 25 anos, acreditamos que essa reunião trará resultados rapidamente. Ele reúne velocidade, consistência, técnica e maturidade — exatamente o que procuramos.”

O’Neill também fez referência a uma “formação de pilotos renovada”, mas não revelou quem será o companheiro de equipe de VeeKay. Conor Daly não foi mencionado no anúncio, enquanto Sting Ray Robb, que correu pela equipe em 2025, esteve presente nos boxes durante o teste da última segunda-feira em Indianápolis, quando James Roe testou pela JHR e VeeKay também acompanhou os trabalhos de pista.

Segundo o empresário de Robb, Pieter Rossi, o piloto de Idaho possui contrato de dois anos com a equipe, o que indica que, se nada mudar, ele deve formar dupla com VeeKay na temporada 2026, ambos com carros Chevrolet.

Fonte: Indycar – Marshall Pruett/Racer.com

Parceiros