TESTES NO IMS VISAM O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS COMPOSTOS DE PNEUS, FREIOS E AMORTECEDORES.

Foto: Penske Entertainment: Chris Owens

  • Léo "Rock" Alves
  • 21 de outubro de 2025

O Indianapolis Motor Speedway voltou a ser palco de movimentação intensa nesta semana. Durante uma bateria de testes privados, Alex Palou, Pato O’Ward, Alexander Rossi e Takuma Sato trabalharam com a Firestone em novos compostos de pneus e, pela primeira vez, experimentaram o novo pavimento da curva 2 do lendário oval.

Além dos pneus e do novo asfalto, o teste também serviu para avaliar freios e amortecedores. Os testes seguiram ao longo do dia com Alexander Rossi testando o amortecedor padrão, enquanto a equipe técnica analisava os novos componentes de freio.

O presidente do IMS e da INDYCAR Doug Boles acompanhou de perto as ações:

“Estamos trabalhando em soluções para os freios, após alguns incidentes em maio. Também estamos testando novos amortecedores — ainda não há decisão sobre adotar um modelo padrão, mas precisamos de dados para isso”, disse Boles.

Esses dados podem influenciar a futura geração de carros da Fórmula Indy, prevista para estrear em 2028. Segundo Boles, os donos de equipes já viram novas renderizações do projeto, e o anúncio público deve acontecer no primeiro trimestre de 2026.

“Esperamos ter um modelo físico para exibição e testes até o meio do ano que vem”, revelou.

Doug Boles, detalhou o motivo da intervenção no trecho — um desnível que vinha sendo monitorado há anos.

“O problema começou a aparecer em 2020. Estávamos consertando o asfalto à noite e notamos a sombra de um desnível com os faróis. Desde então, acompanhamos o ponto e, neste verão, o calor em Indiana fez os tijolos se moverem ainda mais. Se não corrigíssemos agora, poderíamos ter um problema sério antes da Indy 500 de 2025”, explicou Boles.

A equipe de manutenção removeu o asfalto e parte dos tijolos que causavam o problema, refazendo o trecho para garantir segurança e regularidade. “Fiquei nervoso hoje ao chegar, mas Pato e Palou me disseram que está perfeito. Sem diferença de aderência, e mais seguro para quem andar lado a lado em corrida”, completou o dirigente.

Outro tema abordado foi o acordo de transmissão com a Fox Sports, que estreia como parceira da categoria em 2025.

“É essencial manter a IndyCar visível em TV aberta. A Fox é um parceiro apaixonado e vai usar todos os seus ativos — NFL, futebol universitário e até a Copa do Mundo — para promover nossas corridas”, afirmou Boles. “Estamos em ótima posição em comparação a outras categorias.”

Questionado sobre o novo comitê de competição prometido para 2026, Boles confirmou que a estrutura será independente e que o modelo deve ser definido ainda neste mês.

“Falamos com a FIA, a ACO e outras categorias para entender o que funciona. Queremos tirar qualquer dúvida de parcialidade e estar prontos para São Petersburgo em 1º de março”, disse.

Sobre os rumores envolvendo a Prema Racing, Boles afirmou que o time italiano trabalha para garantir sua presença no grid de 2026:

“Falei com o Piers [Phillips, dirigente da equipe] na semana passada. Eles estão se esforçando para seguir no grid. Há muitos boatos, mas seguimos em contato e esperamos que consigam”, completou.

Fonte: David Land

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