Foto: Penske Entertainment: Chris Jones
Caio Collet, Romain Grosjean, Mick Schumacher são nomes que aparecem com mais força para preencher as vagas restantes para 2026.
Com a confirmação de Rinus VeeKay na Juncos Hollinger Racing na última semana, o mercado de pilotos da Fórmula Indy para 2026 começa a se definir. À medida que outubro chega ao fim, o cenário aponta para um grid entre 25 e 27 carros, restando apenas algumas vagas por preencher antes do fechamento das equipes para a próxima temporada.
AJ Foyt Racing
Tudo indica que a AJ Foyt Racing já tem seu elenco completo. Santino Ferrucci está garantido para sua quarta temporada completa no carro nº 14 da Chevrolet, enquanto o brasileiro Caio Collet foi “anunciado” como novo piloto do carro #4 por seu patrocinador Marcelo Camargo, dono da Combitrans, que apoiará o programa em 2026.
O próprio Collet no vídeo do anúncio fez questão de deixar claro que ainda não é oficial, apesar do estágio avançado das negociações. A AJ Foyt Racing ainda não confirmou a dupla e nem fez o anúncio oficial da contratação de Collet mas isso deve acontecer em breve.
Com isso, Collet se tornará o primeiro brasileiro em tempo integral na Fórmula Indy desde 2022, quando Hélio Castroneves encerrou seu último campeonato completo pela Meyer Shank Racing.
A chegada de Collet vem após uma sólida campanha na Indy NXT, onde o piloto de São Paulo terminou como vice-campeão pela HMD Motorsports, atrás apenas de Dennis Hauger, campeão pela Andretti Global em seu ano de estreia. Embora o desempenho tenha ficado aquém das expectativas iniciais, a Andretti dominou amplamente o campeonato — vencendo nove das 14 etapas com Hauger e Lochie Hughes.
Nos dois testes realizados neste mês com a Foyt, Collet mostrou ritmo forte e adaptação rápida, o que reforça sua condição de candidato ao prêmio de Rookie of the Year em 2026.
“Caio é um talento natural e chega muito preparado. Foi rápido nos treinos e mostrou maturidade. Estamos animados com o que ele pode trazer para a equipe”, comentou um membro da Foyt à RACER.
Dale Coyne Racing
A Dale Coyne Racing também começa a definir seu futuro. O campeão da Indy NXT Dennis Hauger foi confirmado como piloto titular da equipe, em um acordo de cooperação com a Andretti Global, que emprestará o norueguês para sua temporada de estreia na categoria principal.
O foco agora está na segunda vaga. Como revelou Dale Coyne ao site RACER durante o recente teste no circuito misto de Indianápolis — liderado justamente por Hauger —, a definição do outro piloto deve acontecer “na próxima semana ou algo assim”.
O empresário Todd Ault, proprietário da marca AskROI e patrocinador da equipe, é fã declarado de Romain Grosjean, que está sem contrato tanto na Fórmula Indy quanto nas categorias de endurance pela primeira vez em anos. Assim, uma possível reunião entre Grosjean e Coyne não seria surpresa. Outros nomes citados incluem Linus Lundqvist e Conor Daly, ambos disponíveis no mercado, além de Jacob Abel, que pode retornar após um difícil ano de estreia.
“Is a comeback on the cards for Grosjean?” — questiona Pruett, destacando o interesse da Coyne em um possível retorno do francês.
PREMA Racing
A PREMA Racing segue como o grande ponto de interrogação do grid. Embora nada tenha sido oficialmente confirmado, fontes indicam que a equipe continua operando normalmente e que a Chevrolet tem motores reservados para um programa de temporada completa em 2026.
A ausência de anúncios desde o fim da temporada, em 31 de agosto, levantou dúvidas sobre o futuro da equipe, mas o fato de que seus funcionários continuam trabalhando regularmente é um bom sinal.
O time italiano mantém sob contrato Callum Ilott e Robert Shwartzman, e há otimismo de que ambos sejam mantidos caso o programa seja confirmado.
Pruett também fez questão de desmentir um rumor que circulou nas redes:
“Vale esclarecer que Michael Andretti não está tentando comprar a PREMA. Um site agregador cometeu um erro ao tirar uma parte do meu podcast e afirmar que eu disse isso. Eu não disse, e ele não está.”
Segundo o jornalista, o próprio Andretti enviou uma mensagem direta afirmando:
“I have zero interest in PREMA or any other team.”
O site em questão posteriormente se retratou e apagou a publicação.
O retorno da PREMA é mais do que uma questão de equipe: ele impactará diretamente o número de carros Chevrolet nas 500 Milhas de Indianápolis. Se a PREMA confirmar sua presença, o grid deve manter os mesmos 27 carros de 2025. Caso contrário, a categoria pode cair para 25 inscritos em tempo integral, liberando motores extras para programas pontuais em maio.
Rahal Letterman Lanigan Racing
O teste realizado por Mick Schumacher com a Rahal Letterman Lanigan Racing (RLL) gerou grande repercussão, mas segundo Pruett, não se tratou de ação promocional. O alemão manifestou interesse genuíno em experimentar um carro da Indy, e seu empresário fez contato com todas as equipes com vagas disponíveis. Apenas a RLL aceitou a proposta.
O filho do heptacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher impressionou a equipe durante os quatro dias de atividades, e há interesse mútuo em seguir explorando a parceria.
Por enquanto, não há acordo fechado para que Schumacher corra ao lado de Graham Rahal e Louis Foster, mas a possibilidade permanece aberta. O próximo passo seria realizar um teste em oval, essencial para medir seu interesse em uma transição definitiva para a categoria.
Separadamente, a RLL busca fortalecer o desempenho do terceiro carro, eliminando o modelo de “assento pago” que o tornou pouco competitivo. Fora Lundqvist e Daly, há poucos pilotos experientes e disponíveis no mercado com bagagem completa em todos os tipos de pistas. Os reservas Jüri Vips e Toby Sowery são rápidos, mas ainda não possuem o mesmo grau de rodagem.
Schumacher, por sua vez, ainda é considerado uma aposta, mas com o título da Fórmula 2 em 2020 e duas temporadas na F1, há base suficiente para justificar o interesse da equipe.
Com isso, o quebra-cabeça do mercado começa a se fechar: a AJ Foyt Racing já tem dupla definida com Ferrucci e Collet, a Coyne deve anunciar seu segundo piloto em breve, e a Rahal Letterman Lanigan pode ser a última equipe a completar seu elenco para 2026.
Fonte: Marshall Pruett/RACER.com
