Foto: INDYCAR
Will Power será o mais novo integrante da Andretti Global na temporada 2026 da Fórmula Indy, juntando-se a Kyle Kirkwood e Marcus Ericsson.
A chegada de Power ao carro nº 26 da Honda foi viabilizada pela decisão da equipe de direcionar Colton Herta para a Europa e os preparativos para o programa da Cadillac na Fórmula 1, controlado pela empresa-mãe da Andretti.
O veterano de 20 anos de IndyCar, considerado o melhor piloto da Team Penske desde 2010, traz consigo experiência valiosa: quarto lugar no ranking de vitórias na história da categoria e líder em poles, atributos que devem elevar a competitividade e consistência da Andretti. A duração do contrato não foi divulgada.
Apesar de estar sempre na disputa pelo título, a equipe enfrentou dificuldades nos últimos anos para superar Chip Ganassi Racing, Team Penske e, mais recentemente, Arrow McLaren, que avançou no campeonato. A última conquista da Andretti na IndyCar foi o título de 2012 e a vitória mais recente nas 500 Milhas de Indianápolis ocorreu em 2017. Power, por sua vez, venceu a Indy 500 em 2018 e conquistou seu segundo título da categoria em 2022, após o primeiro em 2014.
“Estou muito animado por me juntar à Andretti Global”, disse Power. “Não posso agradecer o suficiente a Dan [Towriss], Jill [Gregory] e toda a equipe por esta oportunidade. Colton é alguém que admiro há muito tempo, tem talento natural e fará um ótimo trabalho na Europa. Estou ansioso para acompanhá-lo e farei de tudo para honrar o carro nº 26.”
Power ainda acrescentou: “Mal posso esperar para conhecer toda a equipe e começar a trabalhar em 2026. Eles têm pessoas muito inteligentes e sei que será prazeroso voltar a vencer. Também estou ansioso para pilotar para a Honda. Eles sempre foram concorrentes difíceis e espero colaborar com toda a equipe HRC. Tenho enorme respeito por Kyle [Kirkwood] e Marcus [Ericsson]; já tivemos ótimas disputas e acredito que faremos uma grande combinação como companheiros de equipe. Este é um novo capítulo para mim. Às vezes, uma mudança de ambiente e um novo começo são muito energizantes. Não vejo a hora.”
A experiência de Power com a operação de equipes de ponta e seus 14 anos usando o motor Chevrolet 2.2 litros twin-turbo serão ativos valiosos para a Andretti e para a Honda Racing Corporation US.
Com 44 anos, muitos pilotos nessa fase da carreira perdem espaço em equipes competitivas, principalmente se apresentarem leve queda de desempenho. Power, porém, muda de equipe e fabricante de motor mantendo-se competitivo: em 2025, conquistou uma pole, uma vitória e o melhor resultado da Penske no campeonato, o 9º lugar, à frente de Scott McLaughlin e três posições à frente de Josef Newgarden.
Mais que uma troca lateral, Power assume o carro nº 26, que terminou em 7º no campeonato de pilotos. Kirkwood terminou em 4º, o que indica que Power terá capacidade de avançar no grid com sua nova equipe.
Sua presença também beneficiará os companheiros. Kirkwood, jovem estrela que liderou a Andretti em 2025 com três vitórias e o melhor desempenho da carreira, ainda não teve a chance de aprender de forma prolongada com um campeão como Power.
Com Ericsson, outro vencedor da Indy 500, Power se torna mentor de um veterano que precisa evoluir do 20º lugar para o top 10 no campeonato se quiser renovar contrato. Ericsson ingressou na Andretti em 2024 para orientar Herta e Kirkwood, mas agora terá Power como referência — semelhante à sua experiência com Scott Dixon na Ganassi, quando alcançou seus melhores resultados.
“Primeiro, quero agradecer a Colton Herta por todas as memórias e pelo sucesso que trouxe à Andretti Global”, disse Jill Gregory, COO da TWG Motorsports e presidente da Andretti Global. “Estamos muito orgulhosos dele e desejamos sucesso em sua jornada na F1. Não poderíamos imaginar um piloto melhor que Will Power para substituir Colton e assumir o carro nº 26. Will é um competidor feroz e seu histórico fala por si só. Além disso, tem uma ótima personalidade e acreditamos que se encaixará culturalmente na equipe.”
Fonte: Andretti Global/IndyCar