VEEKAY ENCERRA CICLO COM A DALE COYNE

Foto: James Black: Penske Entertaiment

  • Léo "Rock" Alves
  • 2 de setembro de 2025

Piloto holandês não retorna em 2026 e deve assumir papel estratégico na AJ Foyt Racing

A Dale Coyne Racing vai precisar de um novo líder para a temporada 2026 da Fórmula Indy. O empresário de Rinus VeeKay, Adrian Sussman, confirmou a RACER que o piloto não voltará ao carro nº 18 no próximo ano. “Avisamos ao Dale que Rinus não está voltando. Também reforçamos o quanto agradecemos tudo que Dale fez por ele, e acho que o sentimento é mútuo. Rinus ajudou a equipe a se reerguer, e todos saíram vencedores. Foi um ano fantástico. Ele amou estar no time, gosta dos caras, e todos superaram expectativas”, afirmou.

O movimento já havia sido antecipado na última sexta-feira, quando a equipe promoveu uma coletiva no centro de Nashville para anunciar o pacote de patrocínio do carro nº 18, sua pintura para 2026 e a expectativa de confirmar a permanência de VeeKay. No entanto, uma oportunidade inesperada no paddock mudou os planos e impediu que o holandês fosse incluído nos anúncios.

Contratado a poucas semanas do início do campeonato, após um teste no fim de 2024, o piloto de 24 anos rapidamente se tornou uma das grandes histórias da temporada. Com o engenheiro Ed Nathan em Indianápolis e Michael Cannon no restante do campeonato, VeeKay levou o carro nº 18 ao 14º lugar na classificação de pilotos. Um salto impressionante se comparado ao desempenho do ano anterior, quando quatro pilotos dividiram o assento e o carro terminou em último no campeonato de construtores.

Sussman evitou dar pistas sobre o futuro do cliente, mas deixou claro que a decisão de recusar a proposta de permanência só se justifica por uma oferta maior. De acordo com múltiplas fontes consultadas pelo RACER, VeeKay deve formar dupla com Santino Ferrucci na AJ Foyt Racing, substituindo David Malukas.

A mudança é estratégica: com o apoio técnico ampliado da Penske desde 2023, a Foyt se manteve competitiva, e a chegada de VeeKay permitiria à equipe de Roger Penske observar de perto o desempenho do holandês, repetindo o processo que já havia sido feito com Malukas em 2025.

O quebra-cabeça do mercado de pilotos ainda inclui outros anúncios importantes. A confirmação de Will Power como novo piloto da Andretti Global, prevista para esta terça-feira, foi adiada para quarta-feira. Já a oficialização de Malukas como substituto do australiano na Penske segue sem prazo definido.

Fonte: Marshall Pruett/ Racer.com

Parceiros