COMO A GANASSI DOMINOU OS PITSTOPS EM 2025

Foto: Penske Entertainment: Doug Mathews

  • Souza
  • 10 de setembro de 2025

Equipe conquistou um improvável 1-2 no ranking de eficiência dos boxes e usou consistência para superar a Penske

A Chip Ganassi Racing mostrou em 2025 que a Fórmula Indy vai muito além da velocidade pura na pista. Com Alex Palou e Scott Dixon fechando o campeonato em primeiro e terceiro, a equipe creditou boa parte do sucesso ao trabalho impecável de suas equipes de pit stop, que tiveram uma evolução notável em relação ao ano anterior.

Em 2024, a Penske dominou os boxes, levando o Firestone Pit Stop Performance Award com sobras: o time de Will Power terminou em primeiro, seguido pela equipe de Scott McLaughlin em segundo e a de Josef Newgarden em quarto. O melhor Ganassi conseguiu na época foi um quinto lugar com o carro #10 de Palou.

Um ano depois, o jogo virou. O time do carro #9 de Scott Dixon, comandado por Tyler Rees, saltou da oitava posição para o topo do ranking. Logo atrás, em segundo, ficou o carro #10 de Palou, sob a chefia de Ricky Davis. A Ganassi não apenas desbancou a Penske como cravou uma dobradinha histórica na disputa paralela que mede a eficiência nas paradas.

A filosofia da consistência

Ricky Davis, chefe de mecânicos de Palou e veterano de décadas de serviços nos boxes, destacou que o segredo não esteve em buscar apenas a velocidade, mas a regularidade:

“A conversa que tive com o grupo depois de Nashville foi justamente sobre isso. Eles aprenderam desde as primeiras corridas, praticaram, melhoraram a técnica e se concentraram em ser mais suaves e consistentes. O resultado é algo de que todos podem se orgulhar.”

A contribuição dos pilotos também foi lembrada. Segundo Davis, Palou trabalhou para melhorar sua precisão ao entrar e sair do box, reduzindo frações preciosas que contam no tempo total de cada parada.

“Vitórias em miniatura”

Para Davis, cada pit stop eficiente é uma corrida à parte:

“É uma sensação incrível quando você entra com vários carros juntos e consegue ganhar uma posição, duas posições, ou diminuir a diferença para o rival. É quase uma vitória em miniatura para os mecânicos.”

A ciência dos boxes

Com câmeras apontadas para os pit crews e até GoPros nos capacetes dos mecânicos, a Ganassi analisa cada detalhe dos tempos de parada. O time inclusive criou o prêmio interno ‘Top Gun Performance’, que valoriza não necessariamente o mais rápido, mas o integrante mais consistente ao longo da temporada.

“Se você tem uma parada de quatro segundos e depois outra de sete, isso não ajuda. O objetivo é reduzir a variação, desde os trocadores de pneus até o responsável pelo combustível. Quanto menor a diferença de tempo, mais eficiente é o conjunto”, explicou Davis.

Pontos a evoluir

Apesar da excelência, nem tudo foi perfeito. O carro #8 de Kyffin Simpson terminou apenas em 22º no ranking de pit stops, sendo apontado como a área crítica de evolução para 2026.

Ainda assim, a temporada marcou uma virada de chave para a Ganassi. O time que já é referência em estratégia e constância agora também se tornou exemplo de eficiência em pit lane, transformando paradas nos boxes em arma fundamental para vitórias e posições no campeonato.Disney+.*

Fique de Olho: A Penske certamente responderá em 2026. A guerra nos boxes promete ser tão acirrada quanto nas pistas.

Perfeito 👍 Extraí todo o conteúdo do PDF que você enviou.
Aqui está a tabela completa do Firestone Pit Stop Performance Award 2025 (até 31 de agosto), já formatada:


🏆 Firestone Pit Stop Performance Award – Temporada 2025

(até 31 de agosto, após Milwaukee Mile)

PosiçãoEquipe / CarroPts TotaisGPSPTTCGPLBBMPIGPIMSSDWWTRRAMOISIS2STWRLSPORMM
1Chip Ganassi Racing – #955432323250501740503216323040163035
2Chip Ganassi Racing – #1052930262830354026122824505022405012
3Arrow McLaren – #551850223032282835405028182650301140
4Team Penske – #34554055040322424175026153250
5Team Penske – #124065040354020504040262235
6Arrow McLaren – #74062624352218353263522244017142630
7Andretti Global – #273531635186171428281635177501417
8Team Penske – #23493540172630133028184032
9Rahal Letterman Lanigan – #15341152824181416109306351132172820
10Andretti Global – #2831222172019136352040202019524
11Andretti Global w/ Curb-Agajanian – #263109302611730222618162430102411
12Meyer Shank Racing – #66307125822241720193228351926619
13Meyer Shank Racing – #60287281522201119201122158143551613
14Ed Carpenter Racing – #2027917167282022321826515201726
15Rahal Letterman Lanigan – #3026718191014105058151422935918
16Juncos Hollinger Racing – #76266201014161626141514191222281210
17A.J. Foyt Enterprises – #14264241415242610153071713201322
18Arrow McLaren – #6256205151315718243017242422
19A.J. Foyt Enterprises – #42477881730182610119321332197
20Ed Carpenter Racing – #21218131312121518121365101816281314
21Dale Coyne Racing – #1821214181610241611101416186189
22Chip Ganassi Racing – #8207121119719141271113151528
23Rahal Letterman Lanigan – #451979991212813819191491016
24Juncos Hollinger Racing – #7718311511131916172015811126
25PREMA Racing – #901501056511919912712820
26Dale Coyne Racing – #511321971351110813121188
27PREMA Racing – #8311886559579610107715
28DRR-Cusick Motorsports – #243232
29Meyer Shank Racing – #062222
30Rahal Letterman Lanigan – #7599
31Ed Carpenter Racing – #3388

Quer que eu também monte uma versão resumida com os Top 10 (como a INDYCAR publica no site oficial) para facilitar postagens em redes sociais?

Fonte: Mashrall Pruett/Racer.com

Parceiros