FOYT MIRA EM CAIO COLLET PARA 2026 E DEIXA RINUS VEEKAY FORA DO RADAR

Foto: Penske Entertainment - Travis Hinkle

  • Léo "Rock" Alves
  • 28 de setembro de 2025

Brasileiro de 23 anos pode herdar o carro nº 4 da equipe e se tornar novo nome da Fórmula Indy

A dança das cadeiras da Fórmula Indy segue a todo vapor, e o próximo movimento pode colocar um brasileiro em posição de destaque. Segundo apuração de insiders e da imprensa norte-americana, a AJ Foyt Racing estuda a contratação de Caio Collet, atual vice-campeão da Indy NXT, para substituir David Malukas no carro nº 4 a partir da temporada 2026 que está se mudança para o carro #12 da Penske.

VeeKay fora da jogada

Até poucas semanas atrás, o favorito para assumir a vaga na Foyt era Rinus VeeKay. O holandês recusou uma proposta para permanecer na Dale Coyne Racing e, diante da abertura na Foyt, era visto como o principal candidato. Porém, relatos de peso recentes como o de Marshall Pruett em seu podcast, confirmam que o piloto de 25 anos está fora dos planos da equipe liderada por Larry Foyt.

A vez de Caio Collet

O nome da vez é Caio Collet, de 23 anos. O brasileiro foi eleito Rookie of the Year da Indy NXT em 2024 e evoluiu de forma consistente em sua segunda temporada: terminou como vice-campeão em 2025, atrás apenas do norueguês Dennis Hauger da Andretti, com um equipamento superior ao da HMD então equipe do Collet.

A performance foi tão impressionante que chamou atenção da AJ Foyt Racing, que marcou para a próxima quarta-feira, 1º de outubro, um teste privado com Collet no circuito de Mid-Ohio. Caso o desempenho seja positivo, o paulista pode ser oficializado como titular da equipe em 2026, abrindo espaço para sua estreia definitiva na Fórmula Indy.

Só um brasileiro na categoria?

A possibilidade anima os torcedores, já que Collet poderia se juntar a outros compatriotas no grid e reforçar a presença do Brasil na categoria. Fala-se que Enzo Fittipaldi, que testará pela Arrow Mclaren, pelo segundo ano consecutivo, pode pintar no grid já em 2026 mas o destino provável de Fittipaldi para o ano que vem deve ser mesmo a IndyNxt.

Parceiros