DAN TOWRISS EXPLICA EM DETALHES MOVIMENTAÇÃO DE HERTA E POWER

  • Léo "Rock" Alves
  • 3 de setembro de 2025

CEO da TWG Motorsports detalha bastidores, desafios e o futuro da equipe em entrevista ao podcast Off Track

O episódio mais recente do podcast Off Track, comandado por James Hinchcliffe e Alexander Rossi, trouxe revelações de peso para o futuro da Fórmula Indy e da Fórmula 1. O convidado foi Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports, dona da Andretti Global, que falou sobre a temporada de 2025, os aprendizados no automobilismo e anunciou duas grandes movimentações para 2026: Colton Herta deixa a Indy para se dedicar à F1, enquanto Will Power assume o carro #26 da Andretti.

Temporada 2025: altos e baixos para a Andretti

Towriss fez um balanço da campanha recém-encerrada em Nashville:

“Foi uma temporada desafiadora para a Andretti. Tivemos pontos altos, mas também alguns baixos. Mostramos velocidade, mas perdemos corridas com erros em pit stops e decisões discutíveis. Ainda assim, tenho muito orgulho do progresso da equipe e das pessoas que temos. Agora é hora de construir para 2026”, afirmou o executivo.

Da igreja para os boxes

O dirigente também contou a curiosa história de como entrou no esporte. O primeiro contato aconteceu por intermédio do pastor Aaron Brockett, da Trader Point Church, que apresentou seu nome ao então piloto Zach Veach.

“Não foi um pedido de patrocínio. O Zach realmente queria conselhos. Eu até disse: ‘Não patrocino carros de corrida, pode falar’. Mas gostei da história dele e quis ajudar. Isso abriu muitas portas”, recordou Towriss.

A paixão pelas corridas levou o empresário a investir como patrocinador, depois como parceiro da Andretti, até se tornar coproprietário e figura central na gestão da equipe.

A aposta europeia: Colton Herta rumo à Fórmula 1

O anúncio mais aguardado veio na metade da conversa. Segundo Towriss, Colton Herta deixará a Andretti para se tornar piloto de testes e desenvolvimento da Cadillac F1 em 2026, com passagem prévia pela Fórmula 2.

“Chegou a hora de o Colton arriscar. Ele não vai direto para a F1, mas vai aprender pistas e pneus na F2. Tenho muito orgulho da coragem dele em assumir esse risco. Poderia continuar confortável na Indy, mas escolheu um caminho difícil”, disse.

Towriss destacou ainda as qualidades que considera fundamentais para o sucesso do jovem piloto na Europa:

“Ele sempre foi muito forte em curvas de alta, se adapta rápido, enxerga linhas diferentes e lida bem com pneus. Essas habilidades vão ser essenciais.”

Substituto de peso: Will Power no carro #26

Com a saída de Herta, a Andretti terá um novo nome de peso em 2026: Will Power, bicampeão da Indy e vencedor da Indy 500.

“Pensei em não liberar o Colton porque seria difícil preencher esse espaço. Mas em Road America, Roger (Penske) autorizou o Will a conversar com outras equipes, e ele veio até mim dizendo: ‘Quero correr pra você’. Foi quase feliz coincidência”, contou Towriss.

O australiano assinou contrato de múltiplos anos para guiar o #26 Honda.

“Descobri nele um lado intenso, quase de engenheiro. Ele ainda sente que tem muito a provar na Indy. Isso me animou muito”, completou o CEO.

Três anos de batalha pela F1

Além das movimentações na Indy, Towriss revelou os bastidores da árdua negociação que levou a Cadillac à Fórmula 1.

“Ouvir pessoas como Greg Maffei (Liberty Media) dizerem que não haveria 11ª equipe foi devastador. Já tínhamos carros em túnel de vento e 150 milhões investidos. Mas é nesses momentos de pressão que surgem soluções. Pressão faz diamantes”, destacou.

Um futuro ousado para Andretti e TWG

O episódio encerrou com agradecimentos de Hinchcliffe e Rossi, que parabenizaram Towriss pela ousadia. Entre F1 e Indy, o executivo deixa claro que as decisões estratégicas seguem sempre o mesmo princípio: construir equipes de alta performance com as pessoas certas.

A temporada 2026 já começa com novidades históricas: Colton Herta desbravando o caminho europeu rumo à Fórmula 1 e Will Power escrevendo um novo capítulo de sua carreira dentro da Andretti.

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