Foto: Penske Entertainment: James Black
Equipe anuncia mudança técnica estratégica para receber o campeão australiano, enquanto Nathan O’Rourke deixa posição de pit wall após 6 anos com Herta.
A Andretti Global iniciou sua reestruturação para 2026 com uma decisão de peso: Nathan O’Rourke, engenheiro-chefe de Colton Herta desde 2019, deixará o pit wall para assumir um papel dentro da fábrica. A mudança, planejada antes mesmo da saída de Herta para a Europa, abre espaço para uma nova liderança técnica no carro #26 que será pilotado por Will Power.
Por Que Essa Mudança Importa?
- O’Rourke foi arquiteto de 9 vitórias de Herta, incluindo as em Laguna Seca e Long Beach.
- Sua transição para funções internas atende a desejo pessoal de viajar menos.
- A vaga agora atrai interesse de engenheiros dentro e fora da equipe.
O Retorno de Uma Parceria Histórica
Rob Edwards (COO da Andretti) não esconde o entusiasmo:
- “Trabalhei com Will há 20 anos na Champ Car. Estou pessoalmente animado com sua chegada.”
- A dupla trabalhou junta no programa Team Australia da Walker Racing em 2005.
O Efeito Power na Equipe
Edwards vê o australiano como catalisador:
- “Ele vai estabelecer o padrão, e os outros dois pilotos [Kirkwood e Ericsson] evoluirão por causa disso.”
- Power chega para elevar o nível contra Ganassi e Arrow McLaren.
- Meta clara: primeiro título desde 2012 e vitória nas 500 Milhas desde 2017.
Contexto da Equipe
- Kyle Kirkwood terminou 2025 em 4º (melhor da equipe) com 3 vitórias.
- Marcus Ericsson teve sua pior temporada (20º), pressionado por resultados.
- Herta encerrou em 7º após recuperação no segundo semestre.
Minha opinião?
A contratação de Power é mais que uma aquisição de talento – é uma declaração de ambição. A Andretti precisa de um líder experiente para guiar Kirkwood e resgatar Ericsson. Se integrarem bem o conhecimento de Power com a agressividade de Kirkwood, podem finalmente desafiar a hegemonia da Ganassi.
Fonte: Marshall Pruett / RACER
*Temporada 2026 começa em 01/03 – Disney+*
Fique de Olho: Quem será o novo engenheiro de Power? Nomes como Eric Cowdin (ex-Penske) ou Gavin Ward (ex-Red Bull F1) podem surgir.