
Foto: PENSKE ENTERTAINMENT: Joe Skibinski
O 4 VEZES campeão da Fórmula Indy conquista sua sexta pole do ano com volta agressiva e cirúrgica
David Malukas estava com um sorriso largo depois que 25 dos 26 rivais completaram suas voltas de classificação para o Snap-on 250, no Milwaukee Mile. O piloto da AJ Foyt Racing tinha estabelecido a marca a ser batida com uma média de duas voltas a 162,256 mph e parecia seguro para largar na frente. Mas havia ainda um último competidor: o recém-coroado campeão da Fórmula Indy, Álex Palou.
Com a calma e a precisão que se tornaram sua marca registrada, o espanhol da Chip Ganassi Racing não apenas superou Malukas, mas fez isso com autoridade. Logo na primeira volta, Palou já havia baixado a marca em quase 1 mph, e na sequência cravou uma média de 162,971 mph, assegurando sua sexta pole position da temporada com o carro nº 10 Honda.
“Não esperava, para ser honesto”, admitiu Palou. “Queria muito e estava confiante depois do treino, mas às vezes isso engana. Fizemos pequenos ajustes para ganhar velocidade e funcionou. Hoje arrisquei mais que o normal, carreguei mais velocidade do que minha cabeça achava possível. Talvez eu precise repetir isso com mais frequência.”
Atrás de Palou, Malukas ficou com a segunda posição e comemorou o desempenho que o colocou no centro das atenções. Pato O’Ward, da Arrow McLaren, largará em terceiro com 162,078 mph, seguido por Scott McLaughlin (Penske) com 161,758 mph, Scott Dixon (Ganassi) com 160,951 mph e Will Power (Penske) com 160,819 mph.
Entre os primeiros a entrar na pista, Josef Newgarden chegou a liderar com 160,330 mph, até ser superado por Conor Daly (160,181 mph) e Graham Rahal (159,995 mph). No fim, Daly garantiu o 9º lugar, Rasmussen (ECR) ficou em 10º e Rahal em 11º.
Nem todos, porém, tiveram motivos para sorrir. Santino Ferrucci, reconhecido por seu talento em ovais, decepcionou com apenas 156,862 mph e partirá da 23ª posição. Colton Herta viveu um drama: quase rodou em alta velocidade na curva 2, controlou o carro em um espetacular contraesterço, mas terminou com média de apenas 112,717 mph, ficando em último. Isso até Felix Rosenqvist perder o controle na curva 4, bater de traseira no muro e se classificar em 27º, empurrando Herta para 26º.
A classificação mostrou novamente como o Milwaukee Mile pode ser traiçoeiro e como Palou parece cada vez mais confortável em situações de pressão. Se o espanhol precisava de um símbolo para coroar sua temporada, arrancar a pole de Malukas na última tentativa foi perfeito.
Dois momentos chamaram a atenção na classificação em Milwaukee e mostraram como o limite no oval pode ser traiçoeiro. Felix Rosenqvist, logo na sua primeira volta lançada com o carro nº 60 da Meyer Shank Racing, perdeu a traseira na curva 4, rodou um quarto de giro e acertou de ré o SAFER Barrier. O impacto causou danos moderados à parte traseira do carro, mas felizmente o sueco saiu ileso. O acidente, porém, encerrou sua tentativa antes mesmo de completar uma volta cronometrada e o deixou com a pior posição do grid.
Minutos antes, foi Colton Herta quem viveu um drama semelhante na curva 2. O piloto do carro nº 26 da Andretti Global perdeu a aderência e deslizou perigosamente, chegando a meio giro de rotação. Com reflexos rápidos e controle impressionante, Herta equilibrou aceleração e volante para evitar o contato com o muro. Ainda assim, a manobra comprometeu completamente sua média de velocidade, relegando-o às últimas posições do grid. Esses episódios mostraram como a classificação em Milwaukee exige precisão absoluta e não perdoa o menor erro.
Palou reforçou a distância entre ele e o resto do grid em termos de confiança e execução. O campeonato já é dele, mas a forma como ele segue impondo respeito mostra que a Ganassi e seu nº 10 ainda não estão satisfeitos — querem deixar claro quem manda no pelotão.
No Brasil, a corrida terá transmissão ao vivo pela TV Cultura (site e CulturaPlay), Disney+ e ESPN neste domingo.
Snap-On Milwaukee Mile 250 – Classificação (Qualifying)
NTT INDYCAR SERIES – Milwaukee Mile (1.015 milha) – Round 16
Posição | Carro | Piloto | Chassi/Motor/Pneu | Volta 1 | Volta 2 | Tempo Total | Velocidade Média |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 10 | Alex Palou | D/H/F | 22.3764 | 22.4658 | 00:44.8422 | 162.971 |
2 | 4 | David Malukas | D/C/F | 22.4835 | 22.5565 | 00:45.0400 | 162.256 |
3 | 5 | Pato O’Ward | D/C/F | 22.4791 | 22.6103 | 00:45.0894 | 162.078 |
4 | 3 | Scott McLaughlin | D/C/F | 22.5315 | 22.6470 | 00:45.1785 | 161.758 |
5 | 9 | Scott Dixon | D/H/F | 22.6638 | 22.7414 | 00:45.4052 | 160.951 |
6 | 12 | Will Power | D/C/F | 22.6515 | 22.7909 | 00:45.4424 | 160.819 |
7 | 27 | Kyle Kirkwood | D/H/F | 22.7738 | 22.8007 | 00:45.5745 | 160.353 |
8 | 2 | Josef Newgarden | D/C/F | 22.8144 | 22.7665 | 00:45.5809 | 160.330 |
9 | 76 | Conor Daly | D/C/F | 22.7686 | 22.8547 | 00:45.6233 | 160.181 |
10 | 21 | Christian Rasmussen | D/C/F | 22.7865 | 22.8433 | 00:45.6298 | 160.158 |
11 | 15 | Graham Rahal | D/H/F | 22.7541 | 22.9224 | 00:45.6765 | 159.995 |
12 | 18 | Rinus VeeKay | D/H/F | 22.8802 | 22.9341 | 00:45.8143 | 159.514 |
13 | 20 | Alexander Rossi | D/C/F | 22.8437 | 23.0095 | 00:45.8532 | 159.378 |
14 | 28 | Marcus Ericsson | D/H/F | 22.8931 | 23.0441 | 00:45.9372 | 159.087 |
15 | 30 | Devlin DeFrancesco | D/H/F | 22.9239 | 23.0247 | 00:45.9486 | 159.047 |
16 | 66 | Marcus Armstrong | D/H/F | 23.0905 | 22.8667 | 00:45.9572 | 159.018 |
17 | 7 | Christian Lundgaard | D/C/F | 22.9783 | 23.0415 | 00:46.0198 | 158.801 |
18 | 6 | Nolan Siegel | D/C/F | 23.0977 | 23.0589 | 00:46.1566 | 158.331 |
19 | 77 | Sting Ray Robb | D/C/F | 23.0701 | 23.1383 | 00:46.2084 | 158.153 |
20 | 8 | Kyffin Simpson | D/H/F | 23.1083 | 23.1064 | 00:46.2147 | 158.132 |
21 | 83 | Robert Shwartzman (R) | D/C/F | 23.0986 | 23.1515 | 00:46.2501 | 158.010 |
22 | 45 | Louis Foster (R) | D/H/F | 23.1319 | 23.2595 | 00:46.3914 | 157.529 |
23 | 14 | Santino Ferrucci | D/C/F | 23.1712 | 23.4175 | 00:46.5887 | 156.862 |
24 | 50 | Jacob Abel (R) | D/H/F | 23.4022 | 23.2649 | 00:46.6671 | 156.599 |
25 | 90 | Callum Ilott | D/C/F | 23.3016 | 23.4069 | 00:46.7085 | 156.460 |
26 | 26 | Colton Herta | D/H/F | 37.5888 | 27.2462 | 01:04.8350 | 112.717 |
27 | 60 | Felix Rosenqvist | D/H/F | No Time | No Time | – | – |