PALOU FAZ POLE ESPETACULAR EM MILWAUKEE E DESBANCA O EXCELENTE MALUKAS

Foto: PENSKE ENTERTAINMENT: Joe Skibinski

  • Léo "Rock" Alves
  • 23 de agosto de 2025

O 4 VEZES campeão da Fórmula Indy conquista sua sexta pole do ano com volta agressiva e cirúrgica

David Malukas estava com um sorriso largo depois que 25 dos 26 rivais completaram suas voltas de classificação para o Snap-on 250, no Milwaukee Mile. O piloto da AJ Foyt Racing tinha estabelecido a marca a ser batida com uma média de duas voltas a 162,256 mph e parecia seguro para largar na frente. Mas havia ainda um último competidor: o recém-coroado campeão da Fórmula Indy, Álex Palou.

Com a calma e a precisão que se tornaram sua marca registrada, o espanhol da Chip Ganassi Racing não apenas superou Malukas, mas fez isso com autoridade. Logo na primeira volta, Palou já havia baixado a marca em quase 1 mph, e na sequência cravou uma média de 162,971 mph, assegurando sua sexta pole position da temporada com o carro nº 10 Honda.

“Não esperava, para ser honesto”, admitiu Palou. “Queria muito e estava confiante depois do treino, mas às vezes isso engana. Fizemos pequenos ajustes para ganhar velocidade e funcionou. Hoje arrisquei mais que o normal, carreguei mais velocidade do que minha cabeça achava possível. Talvez eu precise repetir isso com mais frequência.”

Atrás de Palou, Malukas ficou com a segunda posição e comemorou o desempenho que o colocou no centro das atenções. Pato O’Ward, da Arrow McLaren, largará em terceiro com 162,078 mph, seguido por Scott McLaughlin (Penske) com 161,758 mph, Scott Dixon (Ganassi) com 160,951 mph e Will Power (Penske) com 160,819 mph.

Entre os primeiros a entrar na pista, Josef Newgarden chegou a liderar com 160,330 mph, até ser superado por Conor Daly (160,181 mph) e Graham Rahal (159,995 mph). No fim, Daly garantiu o 9º lugar, Rasmussen (ECR) ficou em 10º e Rahal em 11º.

Nem todos, porém, tiveram motivos para sorrir. Santino Ferrucci, reconhecido por seu talento em ovais, decepcionou com apenas 156,862 mph e partirá da 23ª posição. Colton Herta viveu um drama: quase rodou em alta velocidade na curva 2, controlou o carro em um espetacular contraesterço, mas terminou com média de apenas 112,717 mph, ficando em último. Isso até Felix Rosenqvist perder o controle na curva 4, bater de traseira no muro e se classificar em 27º, empurrando Herta para 26º.

A classificação mostrou novamente como o Milwaukee Mile pode ser traiçoeiro e como Palou parece cada vez mais confortável em situações de pressão. Se o espanhol precisava de um símbolo para coroar sua temporada, arrancar a pole de Malukas na última tentativa foi perfeito.

Dois momentos chamaram a atenção na classificação em Milwaukee e mostraram como o limite no oval pode ser traiçoeiro. Felix Rosenqvist, logo na sua primeira volta lançada com o carro nº 60 da Meyer Shank Racing, perdeu a traseira na curva 4, rodou um quarto de giro e acertou de ré o SAFER Barrier. O impacto causou danos moderados à parte traseira do carro, mas felizmente o sueco saiu ileso. O acidente, porém, encerrou sua tentativa antes mesmo de completar uma volta cronometrada e o deixou com a pior posição do grid.

Minutos antes, foi Colton Herta quem viveu um drama semelhante na curva 2. O piloto do carro nº 26 da Andretti Global perdeu a aderência e deslizou perigosamente, chegando a meio giro de rotação. Com reflexos rápidos e controle impressionante, Herta equilibrou aceleração e volante para evitar o contato com o muro. Ainda assim, a manobra comprometeu completamente sua média de velocidade, relegando-o às últimas posições do grid. Esses episódios mostraram como a classificação em Milwaukee exige precisão absoluta e não perdoa o menor erro.

Palou reforçou a distância entre ele e o resto do grid em termos de confiança e execução. O campeonato já é dele, mas a forma como ele segue impondo respeito mostra que a Ganassi e seu nº 10 ainda não estão satisfeitos — querem deixar claro quem manda no pelotão.

No Brasil, a corrida terá transmissão ao vivo pela TV Cultura (site e CulturaPlay), Disney+ e ESPN neste domingo.

Snap-On Milwaukee Mile 250 – Classificação (Qualifying)

NTT INDYCAR SERIES – Milwaukee Mile (1.015 milha) – Round 16

PosiçãoCarroPilotoChassi/Motor/PneuVolta 1Volta 2Tempo TotalVelocidade Média
110Alex PalouD/H/F22.376422.465800:44.8422162.971
24David MalukasD/C/F22.483522.556500:45.0400162.256
35Pato O’WardD/C/F22.479122.610300:45.0894162.078
43Scott McLaughlinD/C/F22.531522.647000:45.1785161.758
59Scott DixonD/H/F22.663822.741400:45.4052160.951
612Will PowerD/C/F22.651522.790900:45.4424160.819
727Kyle KirkwoodD/H/F22.773822.800700:45.5745160.353
82Josef NewgardenD/C/F22.814422.766500:45.5809160.330
976Conor DalyD/C/F22.768622.854700:45.6233160.181
1021Christian RasmussenD/C/F22.786522.843300:45.6298160.158
1115Graham RahalD/H/F22.754122.922400:45.6765159.995
1218Rinus VeeKayD/H/F22.880222.934100:45.8143159.514
1320Alexander RossiD/C/F22.843723.009500:45.8532159.378
1428Marcus EricssonD/H/F22.893123.044100:45.9372159.087
1530Devlin DeFrancescoD/H/F22.923923.024700:45.9486159.047
1666Marcus ArmstrongD/H/F23.090522.866700:45.9572159.018
177Christian LundgaardD/C/F22.978323.041500:46.0198158.801
186Nolan SiegelD/C/F23.097723.058900:46.1566158.331
1977Sting Ray RobbD/C/F23.070123.138300:46.2084158.153
208Kyffin SimpsonD/H/F23.108323.106400:46.2147158.132
2183Robert Shwartzman (R)D/C/F23.098623.151500:46.2501158.010
2245Louis Foster (R)D/H/F23.131923.259500:46.3914157.529
2314Santino FerrucciD/C/F23.171223.417500:46.5887156.862
2450Jacob Abel (R)D/H/F23.402223.264900:46.6671156.599
2590Callum IlottD/C/F23.301623.406900:46.7085156.460
2626Colton HertaD/H/F37.588827.246201:04.8350112.717
2760Felix RosenqvistD/H/FNo TimeNo Time

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