
Dinamarquês mostra velocidade, mas penalidade joga mexicano para primeira fila em classificação dramática.
Em uma reviravolta típica da Fórmula Indy, Christian Lundgaard conquistou a pole position em Portland neste sábado (9), mas será Pato O’Ward quem herdará o primeiro lugar no grid após uma penalidade de seis posições aplicada ao dinamarquês por troca de motor não autorizada. O resultado mantém viva – por pouco – a disputa pelo campeonato, onde Alex Palou pode sagrar-se tetracampeão neste domingo (10).
O Duelo Arrow McLaren
- Lundgaard marcou 58.3939s, sua terceira pole na carreira e primeira pela equipe.
- O’Ward ficou a apenas 0.1404s do companheiro, garantindo à Arrow McLaren uma frente dupla virtual.
- “O carro simplesmente ‘acordou’ na qualificação”, surpreendeu-se O’Ward, que havia sido apenas 11º nos treinos matinais.
O Drama do Campeonato
- Palou (5º) sofreu com um erro na Curva 11 durante o Fast Six, batendo leve e perdendo seu melhor tempo.
- O espanhol precisa sair de Portland com +108 pontos sobre O’Ward para fechar o título – atualmente tem 121 de vantagem.
- “Feliz pelo ritmo, não feliz por ter ido procurar cogumelos naquela curva”, brincou Palou, referindo-se ao incidente.
Surpresas no Grid
- Felix Rosenqvist (Meyer Shank) completa a primeira fila, mostrando boa forma no retorno às pistas.
- David Malukas (AJ Foyt) em 4º confirmou seu bom momento – melhor posição de largada da temporada.
- Will Power (Penske), atual vencedor em Portland, largará em 3º buscando repetir o feito.
Minha opinião?
A penalidade de Lundgaard pode ter dado a O’Ward o presente que precisava: uma chance real de adiar a coroação de Palou. Mas com o espanhol começando em 5º e a Arrow McLaren em dia inspirado, teremos um duelo estratégico fascinante. A questão é: os pneus aguentarão o calor de 34°C previsto para domingo?
Fonte: Paul Kelly / NTT INDYCAR SERIES
*Onde assistir: Domingo (10), 16h na TV Cultura (Site e CulturaPlay), Disney+ e ESPN4.*
Fique de Olho: A estratégia de pit stops – especialmente com os compostos de pneus tão sensíveis – será decisiva. Lundgaard, mesmo partindo em 7º, pode ser o fator surpresa com seu ritmo consistente.
Resultado Final
Pos. | Nº. | Piloto | Equipe | Tempo | Valocidade | Volta | Total Voltas | Diff. | Gap |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | Christian Lundgaard | Arrow McLaren | 00:58.3939 | 121.081 | 19 | 19 | –.—- | –.—- |
2 | 5 | Pato O’Ward | Arrow McLaren | 00:58.5343 | 120.791 | 23 | 23 | 0.1404 | 0.1404 |
3 | 60 | Felix Rosenqvist | Meyer Shank Racing w/ Curb-Agajanian | 00:58.5583 | 120.741 | 22 | 22 | 0.1644 | 0.0240 |
4 | 12 | Will Power | Team Penske | 00:58.6424 | 120.568 | 21 | 22 | 0.2485 | 0.0841 |
5 | 4 | David Malukas | A.J. Foyt Enterprises | 00:58.6557 | 120.541 | 24 | 24 | 0.2618 | 0.0133 |
6 | 10 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 00:58.6690 | 120.513 | 22 | 22 | 0.2751 | 0.0133 |
7 | 20 | Alexander Rossi | Ed Carpenter Racing | 00:58.4973 | 120.867 | 18 | 18 | 0.3055 | 0.0163 |
8 | 66 | Marcus Armstrong | Meyer Shank Racing w/ Curb-Agajanian | 00:58.5320 | 120.795 | 19 | 19 | 0.3402 | 0.0347 |
9 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 00:58.6960 | 120.458 | 16 | 17 | 0.5042 | 0.1640 |
10 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 00:58.7446 | 120.358 | 18 | 18 | 0.5528 | 0.0486 |
11 | 28 | Marcus Ericsson | Andretti Global | 00:58.7483 | 120.351 | 16 | 17 | 0.5565 | 0.0037 |
12 | 8 | Kyffin Simpson | Chip Ganassi Racing | 00:58.7715 | 120.303 | 18 | 19 | 0.5797 | 0.0232 |
13 | 3 | Scott McLaughlin | Team Penske | 00:58.5449 | 120.769 | 10 | 10 | 0.4264 | 0.0848 |
14 | 30 | Devlin DeFrancesco | Rahal Letterman Lanigan Racing | 00:58.4702 | 120.923 | 7 | 8 | 0.2282 | 0.0625 |
15 | 14 | Santino Ferrucci | A.J. Foyt Enterprises | 00:58.6237 | 120.607 | 9 | 9 | 0.5052 | 0.0788 |
16 | 26 | Colton Herta | Andretti Global | 00:58.5312 | 120.797 | 8 | 9 | 0.2892 | 0.0610 |
17 | 45 | Louis Foster | Rahal Letterman Lanigan Racing | 00:58.6376 | 120.578 | 9 | 9 | 0.5191 | 0.0139 |
18 | 21 | Christian Rasmussen | Ed Carpenter Racing | 00:58.5457 | 120.767 | 9 | 9 | 0.3037 | 0.0145 |
19 | 6 | Nolan Siegel | Arrow McLaren | 00:58.7105 | 120.428 | 9 | 9 | 0.5920 | 0.0729 |
20 | 27 | Kyle Kirkwood | Andretti Global | 00:58.5693 | 120.719 | 3 | 7 | 0.3273 | 0.0236 |
21 | 77 | Sting Ray Robb | Juncos Hollinger Racing | 00:58.9272 | 119.985 | 9 | 9 | 0.8087 | 0.2167 |
22 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 00:58.5836 | 120.689 | 8 | 9 | 0.3416 | 0.0143 |
23 | 18 | Rinus VeeKay | Dale Coyne Racing | 00:59.0866 | 119.662 | 3 | 8 | 0.9681 | 0.1594 |
24 | 90 | Callum Ilott | PREMA Racing | 00:58.7557 | 120.336 | 8 | 8 | 0.5137 | 0.1721 |
25 | 83 | Robert Shwartzman | PREMA Racing | 00:59.7458 | 118.341 | 2 | 6 | 1.6273 | 0.6592 |
26 | 76 | Conor Daly | Juncos Hollinger Racing | 00:58.9617 | 119.915 | 8 | 8 | 0.7197 | 0.2060 |
27 | 51 | Jacob Abel | Dale Coyne Racing | 00:58.9648 | 119.909 | 8 | 8 | 0.7228 | 0.0031 |