Foto: Penske Entertainment: Paul Hurley
Espanhol da Ganassi crava quinta pole do ano em Laguna Seca e amplia vantagem sobre rival direto; O’Ward elogia rival e promete briga por vitória na corrida deste domingo
A luta pelo título da Fórmula Indy 2025 vai pegar fogo neste domingo (27) em Laguna Seca, e não há como errar de olho nos protagonistas: Alex Palou e Pato O’Ward dividem a primeira fila no GP de Monterey. Atual bicampeão, líder da temporada e vencedor de quatro das últimas cinco etapas, o espanhol da Chip Ganassi Racing cravou a pole com uma volta monstruosa no Firestone Fast Six, marcando 1min08s3413, quase três décimos mais rápido que o rival mexicano da McLaren, que virou 1min08s6280.
“Foi uma volta monstruosa”, disse O’Ward, reconhecendo a força do rival. Palou, por sua vez, celebrou o desempenho do carro #10 DHL Honda: “Senti que tínhamos muito ritmo, como o ano inteiro. Todo mundo na Ganassi está fazendo um trabalho tremendo para me deixar bem na pista.”
Se vencer novamente neste domingo, Palou ficará ainda mais próximo de garantir seu terceiro título consecutivo e quarto em cinco anos na Indy. Ele já tem sete vitórias em 13 corridas neste ano e lidera o campeonato com 99 pontos de vantagem, além de somar mais um ponto pela pole. Caso vença, pode empatar com Al Unser (1970) e se aproximar de A.J. Foyt, que venceu dez vezes em 1964 — recorde absoluto de triunfos em uma só temporada da categoria.
O domínio em Laguna Seca é notório: Palou venceu em 2022 com mais de 30 segundos de vantagem e tem média de chegada de 1,8 em quatro participações no circuito californiano. Já O’Ward tem média de 7,5 e tenta melhorar sua marca pessoal de três vitórias em um único ano — por enquanto, soma duas em 2025.
Apesar da segunda posição no grid, o mexicano sabe que terá trabalho para superar Palou: “Ele é o cara a ser batido, e está largando na nossa frente. Vamos ver o que o domingo nos reserva”, afirmou o piloto do carro #5 da Arrow McLaren, que já venceu o campeonato da Indy NXT em 2018 e segue em busca de seu primeiro grande título na categoria principal.
Enquanto os dois favoritos dividem a primeira fila, Scott Dixon, companheiro de Palou na Ganassi e vencedor da etapa de 2023 em Laguna Seca, teve uma classificação desastrosa: ficou fora do Q2 e vai largar apenas em 19º. A história mostra que apenas uma vez em 27 provas em Laguna Seca o vencedor veio de fora do top 11 — quando Max Papis venceu em 2001 partindo do 25º lugar.
Kyle Kirkwood, outro vencedor em 2025 com três triunfos, também enfrentou dificuldades. O piloto da Andretti Global cometeu um erro na saída da curva Corkscrew e larga logo à frente de Dixon, em 18º com o #27 JM Bullion Honda.
O único incidente relevante da classificação ocorreu com Felix Rosenqvist, da Meyer Shank Racing. O sueco saiu da pista na curva 5, rodou e provocou uma bandeira amarela local, o que, pelo regulamento, anulou sua melhor volta. Com isso, Rosenqvist — que havia sido o pole em 2023 — parte da 12ª posição.
“Entrei um pouco forte demais na curva e não consegui salvar. Uma pena. Foi erro meu”, admitiu.
A classificação foi a primeira atividade do sábado, já que o treino livre matinal foi cancelado por conta da forte neblina que cobriu o circuito. A previsão é de que a neblina retorne neste domingo pela manhã, o que levou a direção de prova a remarcar a última sessão de treinos para o fim da tarde de sábado.
A corrida terá largada prevista para 16h30 (de Brasília), com transmissão para o Brasil pela TV Cultura (site e CulturaPlay), ESPN4 e Disney+. A etapa marca o início do sprint final da temporada, que ainda terá provas em Portland, Milwaukee e Nashville. E se depender da pole em Laguna Seca, Alex Palou já começa esse trecho final com uma mão na taça.
Claro! Aqui está a tabela de classificação oficial do Java House Grand Prix of Monterey 2025 em formato organizado e completo:
🏁 Classificação – Treino de Classificação
📍 WeatherTech Raceway Laguna Seca
📆 26 de julho de 2025 – Rodada 14 da Fórmula Indy
🛣️ 2.238 milhas (3.602 km)
🔝 Firestone Fast Six
| Pos | Nº | Piloto | Equipe / Motor / Pneu | Tempo | Velocidade (mph) | 
|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 10 | Alex Palou | Dallara / Honda / F | 01:08.3413 | 117.891 | 
| 2 | 5 | Pato O’Ward | Dallara / Chevy / F | 01:08.6280 | 117.398 | 
| 3 | 26 | Colton Herta | Dallara / Honda / F | 01:08.8824 | 116.965 | 
| 4 | 2 | Josef Newgarden | Dallara / Chevy / F | 01:09.6695 | 115.643 | 
| 5 | 12 | Will Power | Dallara / Chevy / F | 01:10.0062 | 115.087 | 
| 6 | 4 | David Malukas | Dallara / Chevy / F | 01:10.1811 | 114.800 | 
🔢 Top 12 – Eliminados na 2ª fase
| Pos | Nº | Piloto | Equipe / Motor / Pneu | Tempo | Velocidade (mph) | 
|---|---|---|---|---|---|
| 7 | 7 | Christian Lundgaard | Dallara / Chevy / F | 01:09.2131 | 116.406 | 
| 8 | 15 | Graham Rahal | Dallara / Honda / F | 01:09.2658 | 116.317 | 
| 9 | 45 | Louis Foster (R) | Dallara / Honda / F | 01:09.2791 | 116.295 | 
| 10 | 66 | Marcus Armstrong | Dallara / Honda / F | 01:09.2993 | 116.261 | 
| 11 | 21 | Christian Rasmussen | Dallara / Chevy / F | 01:09.7246 | 115.552 | 
| 12 | 60 | Felix Rosenqvist | Dallara / Honda / F | 01:09.8116 | 115.408 | 
🔻 Eliminados na 1ª fase
| Pos | Nº | Piloto | Grupo | Equipe / Motor / Pneu | Tempo | Velocidade (mph) | 
|---|---|---|---|---|---|---|
| 13 | 3 | Scott McLaughlin | G1 | Dallara / Chevy / F | 01:08.9903 | 116.782 | 
| 14 | 8 | Kyffin Simpson | G2 | Dallara / Honda / F | 01:09.3156 | 116.234 | 
| 15 | 28 | Marcus Ericsson | G1 | Dallara / Honda / F | 01:09.0966 | 116.602 | 
| 16 | 6 | Nolan Siegel | G2 | Dallara / Chevy / F | 01:09.3535 | 116.170 | 
| 17 | 18 | Rinus VeeKay | G1 | Dallara / Honda / F | 01:09.2042 | 116.421 | 
| 18 | 27 | Kyle Kirkwood | G2 | Dallara / Honda / F | 01:09.3875 | 116.113 | 
| 19 | 9 | Scott Dixon | G1 | Dallara / Honda / F | 01:09.2652 | 116.318 | 
| 20 | 14 | Santino Ferrucci | G2 | Dallara / Chevy / F | 01:09.4663 | 115.981 | 
| 21 | 51 | Jacob Abel (R) | G1 | Dallara / Honda / F | 01:09.3942 | 116.102 | 
| 22 | 20 | Alexander Rossi | G2 | Dallara / Chevy / F | 01:09.4788 | 115.961 | 
| 23 | 76 | Conor Daly | G1 | Dallara / Chevy / F | 01:09.4508 | 116.007 | 
| 24 | 90 | Callum Ilott | G2 | Dallara / Chevy / F | 01:09.5751 | 115.800 | 
| 25 | 83 | Robert Shwartzman (R) | G1 | Dallara / Chevy / F | 01:09.5634 | 115.820 | 
| 26 | 77 | Sting Ray Robb | G2 | Dallara / Chevy / F | 01:10.0509 | 115.014 | 
| 27 | 30 | Devlin DeFrancesco | G2 | Dallara / Honda / F | 01:15.8287 | 106.250 | 
⚠️ Penalidades:
- #30 Devlin DeFrancesco – Perdeu sua melhor volta por causar bandeira amarela local (regra 8.3.7.3).
 - #60 Felix Rosenqvist – Penalizado da mesma forma, mas ainda avançou ao top 12.
 
📌 Legenda:
- (R) Estreante
 - D/H/F: Dallara / Honda / Firestone
 - D/C/F: Dallara / Chevrolet / Firestone