Foto: Penske Entertainment: Chris Owens
Mexicano corta vantagem de Palou para 99 pontos em corrida eletrizante com 226 ultrapassagens
Pato O’Ward provou que a temporada da Fórmula Indy ainda está longe de ser decidida. O piloto da Arrow McLaren conquistou sua segunda vitória em oito dias no Honda Indy Toronto, enquanto Alex Palou, líder do campeonato, teve um dia frustrante com apenas o 12º lugar. A vantagem de 129 pontos caiu para 99, reabrindo a disputa pelo título com quatro corridas restantes.
A Virada Estratégica que Decidiu a Corrida
- O’Ward começou em 10º, mas uma estratégia agressiva de três paradas (trocando os pneus alternativos (macio) logo no início) foi a jogada de mestre
- Enquanto isso, Palou e Dixon (Chip Ganassi) optaram por pneus primários (Duros) no início – estratégia que não funcionou: “Eu escolhi a estratégia, então a culpa é minha”, admitiu Palou
- 226 ultrapassagens (mais desde 2014) transformaram a prova no melhor corrida de rua de 2025
O Pódio das Surpresas
🥇 Pato O’Ward (#5 Arrow McLaren): “Um pássaro cagou no meu carro hoje de manhã – sabia que seria um dia especial!”
🥈 Rinus VeeKay (#18 Dale Coyne): Primeiro pódio desde 2022
🥉 Kyffin Simpson (#8 Chip Ganassi): Primeiro pódio na carreira aos 19 anos
Os Momentos que Viraram o Jogo
⚠️ Acidente espetacular: Carro de Jacob Abel (#51) aterrissou em cima de Josef Newgarden (#2 Penske) após batida
⚠️ Penske em crise: McLaughlin bateu após perder roda, Power 11º, Newgarden 23º
⚠️ Final sob amarelo: Rosenqvist (#60) e Siegel (#6 McLaren) colidiram na última volta
O Que Isso Significa para o Campeonato?
- Palou ainda é franco favorito, mas a pressão aumentou
- O’Ward pode reduzir mais 49 pontos em Laguna Seca (próxima etapa)
- Cenário ideal: Se O’Ward vencer as 4 corridas restantes, Palou precisa de:
- 2º + volta mais rápida em 3 provas OU
- 3 top-5 consistentes
Minha análise? O’Ward mostrou porque é o piloto mais emocionante do grid, mas Palou tem histórico forte nas próximas pistas (2 vitórias em Laguna Seca e Portland). A verdadeira lição de Toronto? Nunca subestime o poder de… cocô de passarinho como amuleto da sorte!*
Fonte: Curt Cavin / NTT INDYCAR SERIES
Dados Curiosos:
🔹 201 ultrapassagens por posição (recorde desde 2019)
🔹 19 dos 26 pilotos sofreram algum tipo de contato
🔹 1ª vez desde 2017 que o vencedor saiu fora do top-5 no grid
Resultado Final:
Pos. | Piloto | Número | Largou | Voltas | Tempo | Liderou | Status | Pontos | Velo. Média | Pit Stop |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Pato O’Ward | 5 | 10 | 90 | 01:48:23.9092 | 30 | Terminou | 51 | 88.972 | 3 |
2 | Rinus VeeKay | 18 | 9 | 90 | 01:48:24.3935 | 16 | Terminou | 41 | 88.965 | 2 |
3 | Kyffin Simpson | 8 | 13 | 90 | 01:48:25.4435 | — | Terminou | 35 | 88.951 | 2 |
4 | Colton Herta | 26 | 1 | 90 | 01:48:26.0699 | 6 | Terminou | 34 | 88.942 | 3 |
5 | Marcus Ericsson | 28 | 8 | 90 | 01:48:27.6607 | 1 | Terminou | 31 | 88.920 | 3 |
6 | Kyle Kirkwood | 27 | 6 | 90 | 01:48:28.8564 | — | Terminou | 28 | 88.904 | 3 |
7 | Graham Rahal | 15 | 5 | 90 | 01:48:29.4749 | — | Terminou | 26 | 88.896 | 3 |
8 | Callum Ilott | 90 | 11 | 90 | 01:48:30.4530 | — | Terminou | 24 | 88.882 | 3 |
9 | David Malukas | 4 | 15 | 90 | 01:48:31.5543 | — | Terminou | 22 | 88.867 | 3 |
10 | Scott Dixon | 9 | 17 | 90 | 01:48:32.6046 | — | Terminou | 20 | 88.853 | 2 |
11 | Will Power | 12 | 4 | 90 | 01:48:38.0056 | — | Terminou | 19 | 88.779 | 3 |
12 | Alex Palou | 10 | 2 | 90 | 01:48:38.8793 | 37 | Terminou | 21 | 88.767 | 2 |
13 | Christian Lundgaard | 7 | 19 | 90 | 01:48:41.2732 | — | Terminou | 17 | 88.735 | 2 |
14 | Marcus Armstrong | 66 | 3 | 90 | 01:49:07.8240 | — | Terminou | 16 | 88.375 | 3 |
15 | Conor Daly | 76 | 21 | 90 | 01:49:09.3402 | — | Terminou | 15 | 88.355 | 3 |
16 | Robert Shwartzman | 83 | 20 | 90 | 01:49:09.9341 | — | Terminou | 14 | 88.347 | 3 |
17 | Sting Ray Robb | 77 | 25 | 89 | 01:48:25.1038 | — | Terminou | 13 | 87.967 | 2 |
18 | Nolan Siegel | 6 | 12 | 87 | 01:46:57.9917 | — | Acidente | 12 | 87.157 | 3 |
19 | Felix Rosenqvist | 60 | 16 | 86 | 01:44:05.3512 | — | Acidente | 11 | 88.537 | 3 |
20 | Christian Rasmussen | 21 | 22 | 82 | 01:44:06.0936 | — | Terminou | 10 | 84.409 | 2 |
21 | Louis Foster | 45 | 7 | 67 | 01:48:32.3490 | — | Terminou | 9 | 66.149 | 2 |
22 | Devlin DeFrancesco | 30 | 26 | 57 | 01:42:57.2357 | — | Terminou | 8 | 59.329 | 2 |
23 | Jacob Abel | 51 | 27 | 36 | 00:46:11.2237 | — | Acidente | 7 | 83.525 | 2 |
24 | Josef Newgarden | 2 | 18 | 36 | 00:46:12.1543 | — | Acidente | 6 | 83.497 | 1 |
25 | Alexander Rossi | 20 | 24 | 29 | 00:34:49.8264 | — | Acidente | 5 | 89.222 | — |
26 | Scott McLaughlin | 3 | 14 | 2 | 00:02:34.0500 | — | Acidente | 5 | 83.474 | 1 |
27 | Santino Ferrucci | 14 | 23 | — | 00:00:00.0000 | — | 0 | 3 | 0.000 | — |