Foto: Penske Entertainment: Joe Skibinski
Piloto mostra força nas pistas urbanas e lidera treinos iniciais, mas circuito desafia até os melhores com falta de aderência.
Kyle Kirkwood está escrevendo seu nome na história das ruas da Fórmula Indy em 2025. O piloto da Andretti Global foi o mais rápido nos treinos livres do Honda Indy Toronto, marcando 1’01.2054 com a #27 Silver Gold Bull Honda – continuando sua sequência impressionante em circuitos urbanos, onde já venceu em Long Beach e Detroit este ano.
O segredo do sucesso?
- Adaptação rápida: Enquanto o companheiro de equipe Colton Herta (vencedor de 2024) lutou com a falta de aderência (10º lugar), Kirkwood encontrou o ritmo perfeito.
- Circuito traiçoeiro: A pista de 1.786 milhas no Exhibition Place está mais desafiadora este ano, com baixo grip e novos obstáculos, como um grande buraco na frenagem da curva 3, destacado por Will Power (5º).
- Honda no comando: A marca japonesa, que já venceu 11 das 12 corridas em 2025, dominou novamente, ocupando 4 das 5 primeiras posições.
Destaques e sustos:
- Scott McLaughlin (Penske) foi o segundo mais rápido, mostrando que a Chevrolet ainda pode incomodar.
- Alex Palou (3º) manteve a consistência, mostrando que pode ampliar sua liderança no campeonato que hoje é de 129 pontos sobre Pato O’Ward.
- Curva 8 virou zona de escape: Vários pilotos, incluindo McLaughlin, O’Ward e Santino Ferrucci, acabaram fora da pista ali – sem colisões, mas com susto.
O que esperar agora?
Os treinos de sábado (11h30, Disney +) e a qualificação (15h30, ESPN 4 e Disney +) devem ser ainda mais emocionantes, com times ajustando carros para a corrida de domingo (13h, Disney+, ESPN4, TV Cultura (Site e CulturaPlay)). Kirkwood é favorito, mas Toronto é imprevisível: em 2024, Herta venceu após liderar todos os sessões – será que o atual campeão das ruas repete o feito?
Minha opinião? Kirkwood está provando ser o rei das pistas urbanas em 2025, mas Toronto sempre reserva surpresas. Se o grip continuar baixo, estratégia e paciência podem valer mais do que velocidade pura. E não subestime Palou: mesmo sem pole, ele é mestre em virar resultados medianos em pódios.
Fonte: Curt Cavin / NTT INDYCAR SERIES
Para os fãs de estatística: Das últimas 5 edições em Toronto, o pole venceu 3 vezes – bom sinal para quem brilhar no sábado!
Resultado final:
Pos. | Nº | Piloto | Equipe | tempo | Velocidade | Volta | Diff. | Gap | T. Voltas |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 27 | Kyle Kirkwood | Andretti Global | 01:01.2054 | 105.050 | 20 | –.—- | –.—- | 20 |
2 | 3 | Scott McLaughlin | Team Penske | 01:01.3411 | 104.817 | 25 | 0.1357 | 0.1357 | 26 |
3 | 10 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 01:01.5987 | 104.379 | 20 | 0.3933 | 0.2576 | 22 |
4 | 66 | Marcus Armstrong | Meyer Shank Racing w/ Curb-Agajanian | 01:01.6994 | 104.208 | 21 | 0.4940 | 0.1007 | 23 |
5 | 12 | Will Power | Team Penske | 01:01.8538 | 103.948 | 24 | 0.5127 | 0.1544 | 26 |
6 | 90 | Callum Ilott | PREMA Racing | 01:01.8985 | 103.873 | 22 | 0.6931 | 0.0447 | 22 |
7 | 5 | Pato O’Ward | Arrow McLaren | 01:01.9285 | 103.823 | 22 | 0.7231 | 0.0300 | 22 |
8 | 4 | David Malukas | A.J. Foyt Enterprises | 01:01.9569 | 103.775 | 24 | 0.7515 | 0.0284 | 24 |
9 | 7 | Christian Lundgaard | Arrow McLaren | 01:01.9623 | 103.766 | 20 | 0.7569 | 0.0054 | 20 |
10 | 26 | Colton Herta | Andretti Global | 01:02.0219 | 103.667 | 7 | 0.8165 | 0.0596 | 19 |
11 | 60 | Felix Rosenqvist | Meyer Shank Racing w/ Curb-Agajanian | 01:02.0812 | 103.568 | 20 | 0.8758 | 0.0593 | 21 |
12 | 21 | Christian Rasmussen | Ed Carpenter Racing | 01:02.0923 | 103.549 | 20 | 0.8869 | 0.0111 | 21 |
13 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 01:02.1057 | 103.527 | 21 | 0.9003 | 0.0134 | 23 |
14 | 18 | Rinus VeeKay | Dale Coyne Racing | 01:02.1410 | 103.468 | 24 | 0.9356 | 0.0353 | 24 |
15 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 01:02.1549 | 103.445 | 7 | 0.9495 | 0.0139 | 16 |
16 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 01:02.1730 | 103.415 | 23 | 0.9676 | 0.0024 | 24 |
17 | 20 | Alexander Rossi | Ed Carpenter Racing | 01:02.2232 | 103.331 | 21 | 1.0178 | 0.0502 | 25 |
18 | 45 | Louis Foster | Rahal Letterman Lanigan Racing | 01:02.2629 | 103.265 | 22 | 1.0575 | 0.0397 | 29 |
19 | 83 | Robert Shwartzman | PREMA Racing | 01:02.2750 | 103.245 | 31 | 1.0696 | 0.0121 | 33 |
20 | 14 | Santino Ferrucci | A.J. Foyt Enterprises | 01:02.3798 | 103.072 | 19 | 1.1744 | 0.1048 | 23 |
21 | 28 | Marcus Ericsson | Andretti Global | 01:02.3890 | 103.057 | 19 | 1.1836 | 0.0092 | 20 |
22 | 6 | Nolan Siegel | Arrow McLaren | 01:02.4519 | 102.953 | 24 | 1.2465 | 0.0629 | 26 |
23 | 8 | Kyffin Simpson | Chip Ganassi Racing | 01:02.4789 | 102.908 | 28 | 1.2735 | 0.0270 | 31 |
24 | 51 | Jacob Abel | Dale Coyne Racing | 01:02.5477 | 102.795 | 25 | 1.3423 | 0.0688 | 27 |
25 | 30 | Devlin DeFrancesco | Rahal Letterman Lanigan Racing | 01:02.9283 | 102.173 | 25 | 1.5330 | 0.2415 | 26 |
26 | 77 | Sting Ray Robb | Juncos Hollinger Racing | 01:03.2422 | 101.666 | 15 | 2.0368 | 0.3139 | 20 |
27 | 76 | Conor Daly | Juncos Hollinger Racing | 01:03.7464 | 100.862 | 16 | 1.8926 | 0.2175 | 23 |