Foto: Penske Entertainment: Chris Owens
Mesmo em temporada frustrante, sueco tem contrato garantido – mas pressão por desempenho aumenta nas últimas etapas.
A Andretti Global não está com papas na língua: Marcus Ericsson seguirá como titular da equipe em 2026, mas precisa urgentemente elevar seu jogo. Em declaração à RACER, Rob Edwards, diretor operacional da equipe, encerrou as especulações sobre uma possível saída do sueco: “Nada mudou. Ele tem contrato para o próximo ano”. A afirmação, porém, veio com um recado claro – é hora de resultados.
O Que Aconteceu em 2025?
- Desempenho abaixo: Após deixar a Chip Ganassi (onde foi campeão das 500 Milhas em 2022), Ericsson acumula apenas um top 5 (5º em Toronto) e abandonos cruciais em Iowa (falha de pneu) e Laguna Seca (erro do piloto).
 - Mudança técnica: Em julho, a Andretti trocou o engenheiro-chefe do carro #28, colocando Dave Seyffert no comando – uma tentativa de reverter a crise.
 - Contrato x Pressão: O sueco tem acordo até 2026, mas Edwards admitiu: “É um negócio de resultados, e eles precisam aparecer”.
 
Contexto que Explica a Paciência da Andretti:
- Experiência em Indianápolis: Ericsson é um dos poucos no grid com vitória nas 500 Milhas – ativo valioso para 2026.
 - Reestruturação em curso: A equipe ainda se adapta à nova estrutura “Andretti Global” após fusões recentes.
 
Próximos Desafios:
As últimas 3 corridas da temporada (incluindo Nashville e Gateway) serão um teste decisivo. Se Ericsson não melhorar, a Andretti pode pressionar por cláusulas de desempenho ou até antecipar negociações para 2027.
Minha opinião? A Andretti está certa em manter Ericsson – ele já provou ser um vencedor. Mas a equipe precisa urgentemente resolver os problemas de inconsistência do carro #28. Se a parceria Seyffert-Ericsson não engrenar até o fim do ano, essa “segurança” contratual pode virar uma armadilha para ambos.
Fonte: Marshall Pruett / RACER
*Onde acompanhar as próximas corridas: Disney+, ESPN4, TV Cultura (Site e CulturaPlay).*