Foto: Penske Entertainment: Paul Hurley
Collet segura Hauger em Laguna Seca e acirra disputa pelo título da INDY NXT
Brasileiro liderou de ponta a ponta e resistiu à pressão do líder do campeonato mesmo com desgaste de pneus no fim. Vitória deixa Collet na vice-liderança da temporada 2025.
O brasileiro Caio Collet mostrou mais uma vez por que é um dos grandes nomes da nova geração da Fórmula Indy ao vencer a primeira corrida do fim de semana da INDY NXT em Laguna Seca. Depois de garantir a pole position nas duas etapas da rodada dupla, Collet liderou todas as 35 voltas no lendário circuito californiano, segurando a forte pressão de Dennis Hauger nas voltas finais.
Com o triunfo, Collet alcançou sua segunda vitória na temporada 2025 e a terceira na categoria, repetindo o bom desempenho da etapa de Road America, em junho. O piloto da HMD Motorsports resistiu a um desgaste acentuado no pneu dianteiro esquerdo, que colocou em risco sua liderança no fim da prova.
“No começo da corrida, o carro estava ótimo e com bom ritmo”, disse Collet. “Mas com algumas voltas para o final, comecei a sentir muita vibração no pneu dianteiro esquerdo. Trabalhei com as ferramentas no volante para tentar compensar, e via o Dennis se aproximando cada vez mais. Fiquei contando as voltas, torcendo para a corrida acabar logo.”
A margem de vitória foi de apenas 0s2092 – a menor da história da INDY NXT em Laguna Seca desde que a INDYCAR assumiu a organização da categoria de acesso. Foi também a quinta menor margem de vitória da história da categoria, o que reforça o nível da disputa entre os dois candidatos ao título.
A corrida foi marcada por uma largada caótica, com um incidente múltiplo na primeira volta envolvendo oito carros. Entre eles estavam nomes importantes como Lochie Hughes (Andretti), Sebastian Murray (Andretti Cape), James Roe (Andretti), Juan Manuel Correa e Max Taylor (HMD), além de Niels Koolen (Ganassi) e Salvador de Alba (Andretti), que abandonou após contato com Jordan Missig (Abel). A bandeira amarela durou quatro voltas, mas a prova seguiu sem outras interrupções.
Apesar da pressão, Collet manteve a ponta em todas as relargadas e teve uma atuação taticamente eficiente, poupando pneus e reagindo com precisão ao ataque final de Hauger. O norueguês da Andretti Global, líder do campeonato, vinha de uma sequência de cinco poles consecutivas e chegou à oitava corrida entre os dois primeiros em dez disputadas neste ano. Com o segundo lugar e o abandono parcial de Hughes, Hauger ampliou sua vantagem na liderança para 81 pontos.
Collet, que agora ocupa a vice-liderança do campeonato, está 81 pontos atrás de Hauger, enquanto Hughes caiu para terceiro, com 89 pontos de desvantagem. Faltando quatro corridas para o fim da temporada, a disputa segue em aberto.
A surpresa da prova foi Josh Pierson, também da HMD, que completou o pódio. Após 33 participações na INDY NXT, o norte-americano enfim conquistou seu primeiro top 3 e largará novamente da terceira posição na corrida de domingo.
A segunda etapa da rodada dupla será disputada neste domingo (27), às 14h (horário de Brasília), com transmissão do ComBrasilTV, ESPN4, e DIsney+. Collet largará novamente da pole, com Hauger ao seu lado na primeira fila.
Aqui está a classificação oficial da Corrida 1 da INDY NXT by Firestone GP of Monterey, realizada no dia 26 de julho de 2025 no WeatherTech Raceway Laguna Seca. A prova teve 35 voltas e foi vencida por Caio Collet, em um desempenho dominante de ponta a ponta.
WeatherTech Raceway Laguna Seca – 26/07/2025
Comprimento do circuito: 2.238 milhas | Total de voltas: 35 | Velocidade média da corrida: 100.026 mph
Tempo total de corrida: 46:59.1542 | Voltasp com bandeira amarela: 4 | Trocas na liderança: 0
| Pos | Carro | Nome do Piloto | Chassi/Motor/Pneu | Tempo | Velocidade | Sessão | 
|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 76 | Caio Collet | D/ /F | 46:59.1542 | 100.026 | Corrida | 
| 2 | 28 | Dennis Hauger (R) | D/ /F | +0.2092 | 100.018 | Corrida | 
| 3 | 14 | Josh Pierson | D/ /F | +4.6191 | 99.862 | Corrida | 
| 4 | 99 | Myles Rowe | D/ /F | +13.5096 | 99.549 | Corrida | 
| 5 | 17 | Callum Hedge | D/ /F | +17.6271 | 99.404 | Corrida | 
| 6 | 26 | Lochie Hughes (R) | D/ /F | +21.7991 | 99.258 | Corrida | 
| 7 | 40 | Jack William Miller | D/ /F | +35.3038 | 98.789 | Corrida | 
| 8 | 30 | Liam Sceats (R) | D/ /F | +35.4717 | 98.783 | Corrida | 
| 9 | 11 | Nolan Allaer | D/ /F | +39.1353 | 98.656 | Corrida | 
| 10 | 9 | Bryce Aron | D/ /F | +44.2105 | 98.481 | Corrida | 
| 11 | 10 | Niels Koolen | D/ /F | +44.3570 | 98.476 | Corrida | 
| 12 | 38 | Hailie Deegan (R) | D/ /F | +1:15.5805 | 97.414 | Corrida | 
| 13 | 16 | Tommy Smith (R) | D/ /F | 1 volta | 97.951 | Corrida | 
| 14 | 29 | James Roe | D/ /F | 1 volta | 95.610 | Corrida | 
| 15 | 39 | Juan Manuel Correa (R) | D/ /F | 1 volta | 95.537 | Corrida | 
| 16 | 18 | Max Taylor (R) | D/ /F | 3 voltas | 90.208 | Corrida | 
| 17 | 2 | Sebastian Murray (R) | D/ /F | 14 voltas | 93.818 | Mecânico | 
| 18 | 48 | Jordan Missig | D/ /F | 35 voltas | 0.000 | Contato | 
| 19 | 27 | Salvador de Alba | D/ /F | 35 voltas | 0.000 | Contato | 
🟨 Incidentes e informações adicionais:
- Voltas sob bandeira amarela: 4 (Voltas 1 a 4) – Saída de pista dos carros 2, 28, 27 e 48.
 - Penalidade aplicada: Carro 39 (Correa) – Avoidable Contact na volta 6, punição: Drive-Through.
 - Volta mais rápida: Dennis Hauger – 74.9653s (107.474 mph) na volta 12.
 - Volta mais rápida do líder: Caio Collet – 75.0468s (107.357 mph) na volta 13.
 - Líderes: Caio Collet liderou todas as 35 voltas.