Foto: Penske Entertainment: James Black
Experiência em Gateway agrada executivos da categoria e pode indicar nova tendência para o futuro dos ovais — longe de conflitos com F1 e NASCAR.
Depois do sucesso competitivo e da audiência sólida do GP de Gateway realizado no último domingo à noite, a Fórmula Indy parece ter encontrado uma nova janela promissora para se apresentar ao público norte-americano: os domingos à noite em TV aberta.
A prova, que marcou a estreia da categoria no horário nobre da FOX, alcançou 1.012.000 espectadores em média, número que, apesar de levemente inferior ao do GP de Detroit (1.061.000), representa um aumento de 95,7% em relação à corrida de Gateway de 2024 — então transmitida pelo canal a cabo USA Network.
Para Bud Denker, presidente da Penske Corporation, que comanda a IndyCar e o circuito de Gateway, o resultado foi animador o suficiente para repetir a dose no futuro.
“Ficamos felizes por termos ultrapassado a marca de um milhão de telespectadores novamente. Isso não acontecia há muito tempo em várias corridas seguidas após as 500 Milhas. Então, é uma tendência realmente boa para nós”, disse Denker à RACER. “Eu disse para o pessoal da FOX depois da corrida: se você não se empolgou com o que viu, é porque não tem pulso.”
Denker destacou que, além do espetáculo em pista — com drama, acidentes e uma vitória estratégica de Kyle Kirkwood —, o formato noturno também ajudou a Indy a fugir da concorrência direta com a NASCAR e a Fórmula 1, algo que prejudicou eventos anteriores como Long Beach, que coincidiu com o domingo final do torneio de golfe Masters e teve a pior audiência do ano.
“A ideia era evitar a NASCAR, que teve corrida no México à tarde”, explicou. “É uma fórmula que pode ser repetida para evitar conflitos com NASCAR e F1.”
Outro dado que agradou aos organizadores foi o crescimento entre o público jovem. De acordo com métricas da Nielsen compartilhadas com a categoria, a audiência entre os espectadores de 18 a 34 anos aumentou 56% nesta temporada, número que Denker classificou como “enorme” para o futuro da base de fãs da Indy.
O que vem por aí?
Com o impulso da audiência e o sucesso do experimento noturno, a tendência é que a IndyCar considere novas datas em ovais para domingos à noite, especialmente nos meses com maior competição esportiva aos domingos à tarde.
A prova de Gateway também quebrou paradigmas por ser a primeira corrida exibida à noite na TV aberta desde o retorno à FOX e pode abrir portas para um modelo de calendário que foque mais no entretenimento em horário nobre, algo que a Fórmula Indy vem buscando com maior ênfase desde a entrada de Roger Penske no comando da categoria.