KIRKWOOD VENCE EM ST. LOUIS EM PROVA AGITADA E COMEMORA SUA PRIMEIRA EM OVAL

Foto: Penske Entertainment: Karl Zemlin

  • Léo "Rock" Alves
  • 16 de junho de 2025

Com pit stops precisos, timing perfeito e frieza nas relargadas, Kyle Kirkwood desbanca favoritos e vence pela primeira vez em ovais — em um domingo histórico para a Fórmula Indy na TV aberta americana.

A estreia da Fórmula Indy em horário nobre na TV aberta dos Estados Unidos teve todos os ingredientes de uma superprodução: drama, acidentes, reviravoltas estratégicas e um final decidido nos detalhes. No centro de tudo isso, Kyle Kirkwood, da Andretti Global, brilhou com uma atuação madura e venceu pela terceira vez na temporada — a primeira em ovais — em uma corrida que parecia perdida para a Honda até a volta 200.

Sob as luzes do World Wide Technology Raceway, o traçado curto de 1,25 milha recebeu uma prova com 260 voltas de tensão. A Chevrolet dominava: David Malukas (AJ Foyt), Scott McLaughlin e Josef Newgarden (Team Penske), além de Conor Daly (Juncos Hollinger), se revezavam na liderança com ritmo forte e consistência nos primeiros dois terços da corrida. Will Power, o pole, chegou a andar entre os ponteiros até abandonar após um estouro de pneu que o jogou no muro.

Foi justamente a partir de quebras, punições e acidentes que o cenário mudou. A sequência de problemas começou com Power e se agravou com a capotagem de Josef Newgarden, atingido involuntariamente por Louis Foster. O impacto levou o carro #2 da Penske a levantar voo e capotar na reta dos boxes, mas felizmente sem ferimentos.

Pouco depois, McLaughlin também abandonaria com falha na suspensão traseira. E Malukas, que chegou a liderar 61 voltas, foi punido por sair do pit direto para a faixa rápida — um erro de procedimento que lhe custou a corrida, apesar da velocidade.

Com todos esses tombos na frente, Kirkwood, que vinha discretamente entre os 10 primeiros como o melhor Honda em pista, ganhou protagonismo quando a corrida se tornou um jogo de xadrez de economia de combustível e posicionamento de pit stop. A grande jogada aconteceu na volta 234, quando ele antecipou sua parada para colocar pneus novos e encher o tanque. Retornou em 6º, mas com ritmo e pista livre.

À medida que os carros à sua frente — entre eles O’Ward, Ferrucci, Ilott, Rosenqvist e Dixon — pararam um a um, o “undercut” de Kirkwood funcionou com perfeição, e ele reassumiu a ponta a cinco voltas do fim.

“Sabíamos que seria uma corrida de estratégia e que as paradas fariam a diferença”, explicou Kirkwood. “O carro melhorou demais à noite, com a queda de temperatura. A equipe foi brilhante na execução. Isso é mérito de todos na Andretti.”

Na relargada final da volta 208, ele ainda teve de lidar com a pressão de Pato O’Ward, que havia liderado parte da corrida após herdar a ponta com a punição de Malukas e McLaughlin. No entanto, o mexicano perdeu tempo atrás do companheiro Nolan Siegel e não conseguiu repetir o ataque nas voltas finais. Terminou 0s5 atrás.

“Fiquei preso atrás do Nolan na relargada, acho que ele estava meio desligado ali. Isso custou caro, infelizmente”, comentou O’Ward.

O terceiro lugar foi a grande história de superação da noite: Christian Rasmussen, da Ed Carpenter Racing, largou em 25º e escalou o pelotão com agressividade e precisão. Fez 62 ultrapassagens e garantiu seu primeiro pódio na Fórmula Indy.

“Foi uma corrida maluca, mas fizemos valer. Estou muito orgulhoso da equipe”, comemorou Rasmussen.

Apesar de liderar 179 das 260 voltas, a Chevrolet viu a Honda manter sua invencibilidade em 2025: oito corridas, oito vitórias — cinco com Palou, três com Kirkwood. A sequência da montadora japonesa vem desde Nashville 2024, com nove vitórias consecutivas.

Enquanto isso, o campeonato toma nova forma: Palou, discreto em Gateway, foi apenas 15º, e vê Kirkwood se aproximar com força. Três vitórias em oito corridas não são coincidência, e a Andretti Global mostra maturidade para sonhar com mais.

Já Rasmussen se destacou com 62 ultrapassagens durante a corrida — mais que qualquer outro piloto — e comprovou que a Ed Carpenter Racing pode ser competitiva mesmo largando do fundo.

A vitória marca o oitavo triunfo seguido da Honda em 2025, ampliando a série iniciada ainda no fim de 2024. E também sinaliza uma virada no campeonato: Kirkwood agora soma três vitórias, contra cinco de Alex Palou, que teve uma noite apagada e terminou fora dos 10 primeiros.

Bommarito Automotive Group 500
World Wide Technology Raceway
Unofficial Lap Report
Corrida – 15 de Junho 15 de 2025 – NTT INDYCAR SERIES

PosiçãoCarroPilotoChassi/Motor/PneuVoltasTempo atrásParadasStatusPontos
127Kyle KirkwoodD/H/F2605Em prova51
25Pato O’WardD/C/F260+0.53985Em prova41
321Christian RasmussenD/C/F260+0.88965Em prova36
49Scott DixonD/H/F260+4.20655Em prova33
514Santino FerrucciD/C/F260+8.94594Em prova31
676Conor DalyD/C/F260+10.29345Em prova29
718Rinus VeeKayD/H/F260+10.45185Em prova27
810Alex PalouD/H/F260+14.10185Em prova24
966Marcus ArmstrongD/H/F260+19.95655Em prova22
1083Robert Shwartzman (R)D/C/F260+21.41044Em prova20
1120Alexander RossiD/C/F260+23.43505Em prova20
124David MalukasD/C/F260+24.26225Em prova21
1328Marcus EricssonD/H/F260+25.02224Em prova18
147Christian LundgaardD/C/F260+26.61085Em prova16
158Kyffin SimpsonD/H/F2591 volta5Em prova15
1660Felix RosenqvistD/H/F2591 volta5Em prova15
1726Colton HertaD/H/F2591 volta5Em prova13
1890Callum IlottD/C/F2591 volta5Em prova13
196Nolan SiegelD/C/F2591 volta5Em prova11
2077Sting Ray RobbD/C/F2591 volta5Em prova10
2151Jacob Abel (R)D/H/F2582 voltas4Em prova9
2215Graham RahalD/H/F2537 voltas5Em prova8
2330Devlin DeFrancescoD/H/F21743 voltas4Em prova7
243Scott McLaughlinD/C/F21644 voltas4Problema mecânico7
252Josef NewgardenD/C/F129Acidente2Acidente6
2645Louis Foster (R)D/H/F128Acidente2Acidente5
2712Will PowerD/C/F47Acidente0Acidente6

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