
Foto: Penske Entertainment: Karl Zemlin
Com pit stops precisos, timing perfeito e frieza nas relargadas, Kyle Kirkwood desbanca favoritos e vence pela primeira vez em ovais — em um domingo histórico para a Fórmula Indy na TV aberta americana.
A estreia da Fórmula Indy em horário nobre na TV aberta dos Estados Unidos teve todos os ingredientes de uma superprodução: drama, acidentes, reviravoltas estratégicas e um final decidido nos detalhes. No centro de tudo isso, Kyle Kirkwood, da Andretti Global, brilhou com uma atuação madura e venceu pela terceira vez na temporada — a primeira em ovais — em uma corrida que parecia perdida para a Honda até a volta 200.
Sob as luzes do World Wide Technology Raceway, o traçado curto de 1,25 milha recebeu uma prova com 260 voltas de tensão. A Chevrolet dominava: David Malukas (AJ Foyt), Scott McLaughlin e Josef Newgarden (Team Penske), além de Conor Daly (Juncos Hollinger), se revezavam na liderança com ritmo forte e consistência nos primeiros dois terços da corrida. Will Power, o pole, chegou a andar entre os ponteiros até abandonar após um estouro de pneu que o jogou no muro.
Foi justamente a partir de quebras, punições e acidentes que o cenário mudou. A sequência de problemas começou com Power e se agravou com a capotagem de Josef Newgarden, atingido involuntariamente por Louis Foster. O impacto levou o carro #2 da Penske a levantar voo e capotar na reta dos boxes, mas felizmente sem ferimentos.
Pouco depois, McLaughlin também abandonaria com falha na suspensão traseira. E Malukas, que chegou a liderar 61 voltas, foi punido por sair do pit direto para a faixa rápida — um erro de procedimento que lhe custou a corrida, apesar da velocidade.
Com todos esses tombos na frente, Kirkwood, que vinha discretamente entre os 10 primeiros como o melhor Honda em pista, ganhou protagonismo quando a corrida se tornou um jogo de xadrez de economia de combustível e posicionamento de pit stop. A grande jogada aconteceu na volta 234, quando ele antecipou sua parada para colocar pneus novos e encher o tanque. Retornou em 6º, mas com ritmo e pista livre.
À medida que os carros à sua frente — entre eles O’Ward, Ferrucci, Ilott, Rosenqvist e Dixon — pararam um a um, o “undercut” de Kirkwood funcionou com perfeição, e ele reassumiu a ponta a cinco voltas do fim.
“Sabíamos que seria uma corrida de estratégia e que as paradas fariam a diferença”, explicou Kirkwood. “O carro melhorou demais à noite, com a queda de temperatura. A equipe foi brilhante na execução. Isso é mérito de todos na Andretti.”
Na relargada final da volta 208, ele ainda teve de lidar com a pressão de Pato O’Ward, que havia liderado parte da corrida após herdar a ponta com a punição de Malukas e McLaughlin. No entanto, o mexicano perdeu tempo atrás do companheiro Nolan Siegel e não conseguiu repetir o ataque nas voltas finais. Terminou 0s5 atrás.
“Fiquei preso atrás do Nolan na relargada, acho que ele estava meio desligado ali. Isso custou caro, infelizmente”, comentou O’Ward.
O terceiro lugar foi a grande história de superação da noite: Christian Rasmussen, da Ed Carpenter Racing, largou em 25º e escalou o pelotão com agressividade e precisão. Fez 62 ultrapassagens e garantiu seu primeiro pódio na Fórmula Indy.
“Foi uma corrida maluca, mas fizemos valer. Estou muito orgulhoso da equipe”, comemorou Rasmussen.
Apesar de liderar 179 das 260 voltas, a Chevrolet viu a Honda manter sua invencibilidade em 2025: oito corridas, oito vitórias — cinco com Palou, três com Kirkwood. A sequência da montadora japonesa vem desde Nashville 2024, com nove vitórias consecutivas.
Enquanto isso, o campeonato toma nova forma: Palou, discreto em Gateway, foi apenas 15º, e vê Kirkwood se aproximar com força. Três vitórias em oito corridas não são coincidência, e a Andretti Global mostra maturidade para sonhar com mais.
Já Rasmussen se destacou com 62 ultrapassagens durante a corrida — mais que qualquer outro piloto — e comprovou que a Ed Carpenter Racing pode ser competitiva mesmo largando do fundo.
A vitória marca o oitavo triunfo seguido da Honda em 2025, ampliando a série iniciada ainda no fim de 2024. E também sinaliza uma virada no campeonato: Kirkwood agora soma três vitórias, contra cinco de Alex Palou, que teve uma noite apagada e terminou fora dos 10 primeiros.
Bommarito Automotive Group 500
World Wide Technology Raceway
Unofficial Lap Report
Corrida – 15 de Junho 15 de 2025 – NTT INDYCAR SERIES
Posição | Carro | Piloto | Chassi/Motor/Pneu | Voltas | Tempo atrás | Paradas | Status | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 27 | Kyle Kirkwood | D/H/F | 260 | – | 5 | Em prova | 51 |
2 | 5 | Pato O’Ward | D/C/F | 260 | +0.5398 | 5 | Em prova | 41 |
3 | 21 | Christian Rasmussen | D/C/F | 260 | +0.8896 | 5 | Em prova | 36 |
4 | 9 | Scott Dixon | D/H/F | 260 | +4.2065 | 5 | Em prova | 33 |
5 | 14 | Santino Ferrucci | D/C/F | 260 | +8.9459 | 4 | Em prova | 31 |
6 | 76 | Conor Daly | D/C/F | 260 | +10.2934 | 5 | Em prova | 29 |
7 | 18 | Rinus VeeKay | D/H/F | 260 | +10.4518 | 5 | Em prova | 27 |
8 | 10 | Alex Palou | D/H/F | 260 | +14.1018 | 5 | Em prova | 24 |
9 | 66 | Marcus Armstrong | D/H/F | 260 | +19.9565 | 5 | Em prova | 22 |
10 | 83 | Robert Shwartzman (R) | D/C/F | 260 | +21.4104 | 4 | Em prova | 20 |
11 | 20 | Alexander Rossi | D/C/F | 260 | +23.4350 | 5 | Em prova | 20 |
12 | 4 | David Malukas | D/C/F | 260 | +24.2622 | 5 | Em prova | 21 |
13 | 28 | Marcus Ericsson | D/H/F | 260 | +25.0222 | 4 | Em prova | 18 |
14 | 7 | Christian Lundgaard | D/C/F | 260 | +26.6108 | 5 | Em prova | 16 |
15 | 8 | Kyffin Simpson | D/H/F | 259 | 1 volta | 5 | Em prova | 15 |
16 | 60 | Felix Rosenqvist | D/H/F | 259 | 1 volta | 5 | Em prova | 15 |
17 | 26 | Colton Herta | D/H/F | 259 | 1 volta | 5 | Em prova | 13 |
18 | 90 | Callum Ilott | D/C/F | 259 | 1 volta | 5 | Em prova | 13 |
19 | 6 | Nolan Siegel | D/C/F | 259 | 1 volta | 5 | Em prova | 11 |
20 | 77 | Sting Ray Robb | D/C/F | 259 | 1 volta | 5 | Em prova | 10 |
21 | 51 | Jacob Abel (R) | D/H/F | 258 | 2 voltas | 4 | Em prova | 9 |
22 | 15 | Graham Rahal | D/H/F | 253 | 7 voltas | 5 | Em prova | 8 |
23 | 30 | Devlin DeFrancesco | D/H/F | 217 | 43 voltas | 4 | Em prova | 7 |
24 | 3 | Scott McLaughlin | D/C/F | 216 | 44 voltas | 4 | Problema mecânico | 7 |
25 | 2 | Josef Newgarden | D/C/F | 129 | Acidente | 2 | Acidente | 6 |
26 | 45 | Louis Foster (R) | D/H/F | 128 | Acidente | 2 | Acidente | 5 |
27 | 12 | Will Power | D/C/F | 47 | Acidente | 0 | Acidente | 6 |