Foto: Penske Entertainment: Joe Skibinski
Vitória em Detroit marca segunda do ano para o piloto da Andretti, em dia brilhante para a Honda na casa da Chevrolet
A Fórmula Indy voltou às ruas de Detroit, e foi nas esquinas apertadas da casa da Chevrolet que Kyle Kirkwood mostrou, mais uma vez, que circuito de rua é sua especialidade. Mesmo sem conquistar a pole, o piloto da Andretti Global pilotou com frieza, agressividade e talento para vencer pela segunda vez na temporada 2025 — repetindo o sucesso de Long Beach — e cravar sua quarta vitória na categoria, todas elas nesse tipo de circuito.
Foi mais do que uma vitória: foi um tapa com luva de pelica na Chevrolet, vencendo o GP que leva seu nome, com motor Honda. Aliás, a vitória de Kirkwood marca a sétima seguida da montadora japonesa na temporada, o que dá a dimensão do domínio atual da marca, tanto na Indy quanto na IMSA (onde também venceram em Detroit no sábado com a Acura).
“Foi tudo menos fácil. Tivemos que ultrapassar várias vezes e o dano na asa dianteira me fez perder um pouco de rendimento, mas o carro estava incrível”, disse Kirkwood. “Os pit stops da Andretti foram épicos, a estratégia perfeita. Quando veio a bandeira vermelha, pensei: isso vai nos ajudar. E ajudou.”
Caos controlado e surpresas no pódio
A corrida, tradicionalmente caótica, foi um pouco mais comportada do que em 2024 — quando 47 voltas foram feitas sob bandeira amarela. Desta vez, foram “apenas” 19 voltas de cautela em meio às 100 programadas. Ainda assim, sobrou emoção. O segundo lugar foi do guerreiro Santino Ferrucci, que largou em 21º com seu carro da AJ Foyt Racing e alcançou o melhor resultado da carreira.
Colton Herta, pole da prova e companheiro de Kirkwood, garantiu o terceiro lugar após ultrapassar Will Power nos últimos momentos. Foi o melhor desempenho de Herta no ano — e um alívio após várias corridas frustrantes.
Kyffin Simpson, jovem da Ganassi, ficou com a quinta posição e marcou a volta mais rápida da corrida. Logo atrás veio Marcus Armstrong, da Meyer Shank, que também anotou seu melhor resultado do ano. Ou seja: um domingo de redenção para pilotos jovens e equipes fora do topo tradicional.
Palou, o azarado da vez
Mas se alguém teve um dia para esquecer, foi Alex Palou. O líder do campeonato foi acertado por David Malukas logo após a último relargada e terminou apenas em 25º, num episódio raro de má sorte para o piloto da Ganassi. “Primeiro momento real de adversidade da temporada”, em declaração a RACER após a prova.
Para Malukas, a punição foi um drive-through, mas o estrago para Palou já estava feito. O espanhol viu Kirkwood subir na tabela e a disputa pelo título ganhar novos contornos.
Drama até o fim
Mesmo liderando as voltas finais, Kirkwood teve de lidar com danos na asa dianteira após um toque em Kyffin Simpson. Ainda assim, manteve o ritmo impressionante e cruzou a linha com quase quatro segundos de vantagem para Ferrucci, mostrando que, quando se trata de ruas apertadas, ele é o homem a ser batido.
Felix Rosenqvist e Louis Foster protagonizaram o acidente mais tenso do dia. A suspensão dianteira do carro de Foster colapsou, fazendo com que ele acertasse em cheio o carro de Rosenqvist. O sueco precisou ser retirado de ambulância, acenando à torcida, mas relatando dor na perna.
Fôlego antes da próxima batalha
Agora os pilotos têm o merecido primeiro fim de semana de folga em um mês. A próxima etapa será no oval de Gateway (World Wide Technology Raceway), entre os dias 14 e 15 de junho. Expectativa? Alta. A disputa pelo título está em aberto, e a sequência de domínio da Honda deixa os rivais com trabalho dobrado.
Resultado Final:
Pos. | Piloto | Número | Largou | Voltas | Tempo | Liderou | Status | Pontos | Velo. Média | Pit Stop |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Kyle Kirkwood | 27 | 3 | 100 | 02:00:20.0264 | 48 | Terminou | 53 | 82.022 | 3 |
2 | Santino Ferrucci | 14 | 21 | 100 | 02:00:23.6195 | 8 | Terminou | 41 | 81.981 | 3 |
3 | Colton Herta | 26 | 1 | 100 | 02:00:24.9691 | 11 | Terminou | 37 | 81.966 | 3 |
4 | Will Power | 12 | 8 | 100 | 02:00:25.4752 | 1 | Terminou | 33 | 81.960 | 3 |
5 | Kyffin Simpson | 8 | 19 | 100 | 02:00:26.2453 | — | Terminou | 30 | 81.951 | 3 |
6 | Marcus Armstrong | 66 | 9 | 100 | 02:00:28.5501 | — | Terminou | 28 | 81.925 | 4 |
7 | Pato O’Ward | 5 | 18 | 100 | 02:00:29.1947 | 3 | Terminou | 27 | 81.918 | 3 |
8 | Christian Lundgaard | 7 | 4 | 100 | 02:00:29.8087 | — | Terminou | 24 | 81.911 | 3 |
9 | Josef Newgarden | 2 | 24 | 100 | 02:00:38.7955 | — | Terminou | 22 | 81.809 | 2 |
10 | Alexander Rossi | 20 | 15 | 100 | 02:00:39.4756 | — | Terminou | 20 | 81.802 | 3 |
11 | Scott Dixon | 9 | 16 | 100 | 02:00:39.9695 | 2 | Terminou | 20 | 81.796 | 3 |
12 | Scott McLaughlin | 3 | 7 | 100 | 02:00:40.4436 | 3 | Terminou | 19 | 81.791 | 3 |
13 | Marcus Ericsson | 28 | 12 | 100 | 02:00:40.8252 | — | Terminou | 17 | 81.786 | 3 |
14 | David Malukas | 4 | 2 | 100 | 02:00:41.5433 | — | Terminou | 16 | 81.778 | 3 |
15 | Sting Ray Robb | 77 | 26 | 100 | 02:00:42.1975 | — | Terminou | 15 | 81.771 | 3 |
16 | Robert Shwartzman | 83 | 22 | 100 | 02:00:49.0839 | — | Terminou | 14 | 81.693 | 3 |
17 | Conor Daly | 76 | 25 | 100 | 02:00:53.6905 | — | Terminou | 13 | 81.641 | 3 |
18 | Jacob Abel | 51 | 20 | 100 | 02:01:08.9444 | — | Terminou | 12 | 81.470 | 4 |
19 | Nolan Siegel | 6 | 27 | 98 | 02:01:03.4727 | — | Terminou | 11 | 79.901 | 4 |
20 | Graham Rahal | 15 | 11 | 97 | 02:00:59.3391 | — | Terminou | 10 | 79.130 | 3 |
21 | Felix Rosenqvist | 60 | 14 | 83 | 01:37:56.0165 | 2 | Acidente | 10 | 83.650 | 3 |
22 | Louis Foster | 45 | 13 | 83 | 01:37:56.8470 | 1 | Acidente | 9 | 83.638 | 3 |
23 | Devlin DeFrancesco | 30 | 23 | 83 | 01:47:13.8650 | — | Quebrou | 7 | 76.397 | 5 |
24 | Christian Rasmussen | 21 | 10 | 80 | 01:34:39.1289 | 21 | Quebrou | 7 | 83.421 | 3 |
25 | Alex Palou | 10 | 5 | 72 | 01:23:51.9448 | — | Acidente | 5 | 84.735 | 3 |
26 | Callum Ilott | 90 | 17 | 66 | 01:15:08.7031 | — | Acidente | 5 | 86.688 | 3 |
27 | Rinus VeeKay | 18 | 6 | 6 | 00:06:51.8681 | — | Quebrou | 5 | 86.270 | — |