INDY DETALHA NOVO CARRO PARA 2028 E PROMETE REVOLUÇÃO TÉCNICA E VISUAL

Foto: Penske Entertaiment: James Black

  • Léo "Rock" Alves
  • 21 de junho de 2025

Chassi da Dallara será mais leve, adaptado para híbrido e terá design voltado a novas gerações de fãs. Testes em pista começam no início de 2026.

A Fórmula Indy revelou neste sábado (21), em coletiva paralela ao GP de Road America, novos detalhes sobre o tão aguardado carro que estreará em 2028, marcando uma nova era técnica e visual na categoria. A apresentação foi feita pela própria IndyCar, por meio do presidente Doug Boles, e compartilhada simultaneamente com os donos de equipes no paddock de Elkhart Lake.

A nova máquina será projetada e construída mais uma vez pela Dallara, fornecedora oficial desde 2008 e parceira da categoria desde 1997, e substituirá o longevo e consagrado DW12, que estreou em 2012. A promessa é de um carro mais leve, mais potente, adaptado às demandas atuais de sustentabilidade e segurança, e com um visual que “atraia uma nova geração de fãs” — sem abandonar a essência visual de um IndyCar.

“O tempo chegou para um novo chassi”, afirmou Boles. “O DW12 cumpriu um papel fenomenal ao longo dos anos, com grandes corridas e avanços de segurança importantes. Mas com as atualizações recentes — da introdução do aeroscreen ao novo sistema híbrido — ficou claro que precisamos de uma plataforma completamente nova.”

Leveza, performance e visual renovado

O novo carro da Fórmula Indy terá redução de 85 a 100 libras (cerca de 38 a 45 kg) no peso total em comparação com o atual modelo. A aerodinâmica foi desenvolvida em conjunto com a Dallara usando tecnologia de simulação de última geração, com foco em performance em todos os tipos de pista da categoria: ovais curtos, superspeedways, circuitos de rua e mistos permanentes.

Entre os novos componentes, a IndyCar confirmou:

  • Motor V6 biturbo de 2.4 litros, com mais torque e potência do que os atuais 2.2L.
  • Transmissão nova da Xtrac, 25 libras mais leve, com peças compartilhadas com a INDY NXT.
  • Sistema híbrido aprimorado, com maior tempo de uso e ganho de potência.
  • Freios fornecidos novamente pela PFC, presente na categoria desde 2017.
  • Novo roll hoop, aeroscreen integrado e cockpit redesenhado, com foco em ergonomia e segurança.

Segurança: evolução contínua

A Dallara trabalhará em conjunto com o departamento técnico da IndyCar e a equipe médica da categoria para incorporar novas soluções de proteção aos pilotos. O projeto incluirá uma nova célula de sobrevivência, um reposicionamento ergonômico do cockpit e a integração do aeroscreen já no chassi original (diferente do atual, que foi adaptado após sua estreia em 2020).

Primeiros testes e próximos passos

Os primeiros testes em pista começam no início de 2026, segundo a IndyCar. As renderizações do carro e outros parceiros técnicos serão apresentados futuramente. Até lá, a categoria seguirá correndo com a atual plataforma DW12 — agora equipada com o sistema híbrido de baixa voltagem estreado em julho de 2024.

Crescimento da categoria embala nova fase

A atualização do carro vem em um momento de forte crescimento da Fórmula Indy nos Estados Unidos. A temporada 2025, transmitida pela FOX, registra uma média de 2 milhões de espectadores por corrida — um crescimento de 27% em relação a 2024. O público jovem (18–34 anos) também cresceu 56%, segundo dados recentes da Nielsen.

Além disso, a categoria anunciou neste ano:

  • O GP de Arlington em parceria com os Dallas Cowboys e Texas Rangers a partir de 2026;
  • A compra do GP de Long Beach pela Penske Entertainment;
  • A renovação com a Firestone como fornecedora oficial de pneus.

A próxima corrida da temporada será o XPEL Grand Prix em Road America, neste domingo, com transmissão no Brasil pela TV Cultura (site e CulturaPlay), ESPN4 e Disney+. Nos EUA, a cobertura será feita pela FOX, FOX Deportes, e aplicativo da FOX Sports.

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