Foto: Penske Entertainment: Paul Hurley
Com oito vitórias seguidas, montadora japonesa vive momento histórico na Fórmula Indy e entra no território da Chevrolet com cede de mais
A Fórmula Indy entra no coração do verão com uma narrativa que ninguém imaginava: a invencibilidade da Honda. Em 2025, após sete etapas — que incluíram ruas, mistos e o lendário oval de Indianápolis —, a montadora japonesa ainda não foi derrotada. E mais: se vencer neste domingo em Madison, Illinois, no Bommarito Automotive Group 500, chega à inacreditável marca de nove vitórias consecutivas, considerando também o encerramento da temporada passada em Nashville.
Isso não é apenas uma fase boa. É histórico.
Desde o início da era dos motores V6 turbo em 2012, vitórias em sequência não são raridade completa, mas a alternância entre Honda e Chevrolet tem sido uma espécie de pacto não escrito. Em 2023, por exemplo, a Chevrolet dominou com 10 vitórias em 17 provas e parecia ter imposto uma distância segura. Mas em 2025, a resposta da Honda foi avassaladora.
O que eles acharam?
Kelvin Fu, vice-presidente da HRC (Honda Racing Corporation U.S.), celebrou:
“Foi um fim de semana incrível para Honda, HRC e também para a Acura. Conquistamos duas poles e duas vitórias em Detroit, uma na IndyCar e outra na IMSA. É um início de temporada sem precedentes para nós.”
Na prática, a Honda parece ter encontrado alguma mágica escondida nos já maduros motores 2.2 litros. Seja na unidade de potência, na confiabilidade, no mapeamento eletrônico ou até na forma como os times a utilizam, há algo novo ali. E ninguém — nem mesmo os rivais — sabe dizer exatamente o que.
Olhando para trás
A última vez que a Honda chegou perto de um domínio assim foi em 2004, ainda nos tempos da IRL com motores V8 aspirados, quando emplacou 14 vitórias consecutivas numa guerra com Chevrolet e Toyota. Desde então, apenas a Chevrolet havia conseguido uma sequência relevante: sete vitórias entre o fim de 2014 e o início de 2015.
Hoje, a Honda está empatada com esse número… e com a faca nos dentes para passar à frente.
Mas a muralha se aproxima
O próximo desafio, no entanto, é tudo menos fácil. O oval curto de World Wide Technology Raceway, em Gateway, é um território historicamente dominado pela Chevrolet e, principalmente, pela Penske. Josef Newgarden venceu por lá cinco vezes desde 2017, incluindo a última edição. Ao todo, a Chevy soma seis vitórias em nove corridas nesse circuito desde o retorno da Indy em 2017.
E o calendário seguinte é ainda mais promissor para os adversários da marca japonesa: Road America (vencida por Will Power em 2024), Mid-Ohio (vitória de Pato O’Ward no debut do sistema híbrido), e a temida rodada dupla em Iowa, onde a Penske fez barba, cabelo e bigode no ano passado.
Ou seja: se a Honda quiser manter o sonho vivo, terá que enfrentar e vencer justamente onde a Chevy costuma reinar.
Reta final
Com apenas seis corridas restantes, a Honda tem a chance real de igualar — ou até superar — seu recorde absoluto de 14 vitórias seguidas. Mas para isso, terá que derrubar gigantes, começar por Newgarden, Power, McLaughlin e O’Ward neste domingo, às 21h (horário de Brasília), em transmissão da TV Cultura (site e CulturaPlay), Disney+ e ESPN4.