Foto: Penske Entertainment: James Black
Corrida em Gateway vence concorrência da TV a cabo e atrai mais de 1 milhão de telespectadores na estreia da Fórmula Indy aos domingos à noite na FOX. Salto de 95,7% em relação ao ano passado anima categoria.
A aposta ousada da Fórmula Indy em levar uma corrida curta em oval para o horário nobre de domingo na TV aberta norte-americana rendeu frutos. A etapa disputada no World Wide Technology Raceway, em Madison (Illinois), no último domingo (15), alcançou uma audiência média de 1,012 milhão de telespectadores nos Estados Unidos, segundo a RACER.
Isso representa um aumento de impressionantes 95,7% em relação à audiência do mesmo evento em 2024, que havia sido transmitido pelo canal fechado USA Network, do grupo NBC, e registrado apenas 517.191 telespectadores.
A estratégia da IndyCar e da FOX foi clara: migrar a corrida para um horário nobre de domingo (às 20h no horário da costa leste dos EUA), buscando capturar o público fora dos horários tradicionais e longe da concorrência direta com outras categorias ou esportes. Embora a corrida de Gateway tenha ficado um pouco abaixo da audiência do GP de Detroit (transmitido à tarde em 1º de junho, com 1,061 milhão), o salto em relação ao histórico do oval curto de Madison foi enorme.
O número também reforça a força da nova parceira da categoria na TV aberta: com oito corridas disputadas em 2025 até agora, a FOX registra uma média de 2,007 milhões de telespectadores por etapa. Em 2024, esse número era de 1,577 milhão, o que significa um crescimento de 27% no alcance televisivo da Indy em solo americano.
A vitória de Kyle Kirkwood, com grande virada estratégica e relargada decisiva nas voltas finais, ajudou a coroar uma noite cheia de ação na pista e sucesso fora dela.
Para a Fórmula Indy, é um sinal claro de que o retorno à TV aberta, especialmente em janelas alternativas como o horário nobre, pode ser uma das chaves para reconquistar relevância no mercado norte-americano — e talvez, em breve, global.