TIM CINDRIC EXPLICA “ERRO” QUE LEVOU A DESCLASSIFICAÇÃO

  • Léo "Rock" Alves
  • 18 de maio de 2025

Desclassificados no Top 12 Penske tira Power e Newgarden da briga pela pole por violação técnica no Indy 500

A tarde de domingo, durante a definição da pole position para as 500 Milhas de Indianápolis, teve uma reviravolta inesperada: Josef Newgarden e Will Power, dois dos favoritos da poderosa Team Penske, foram impedidos de participar da sessão do Top 12 após seus carros falharem na inspeção técnica. O motivo? Uma irregularidade no encaixe do atenuador traseiro, que viola o regulamento técnico da Fórmula Indy. Uma massa plástica foi utilizada para preencher frestas nas emendas da peça, o que foi considerado ilegal pelos fiscais.

O incidente envolveu os carros #2 (Newgarden) e #12 (Power), que chegaram a se posicionar na fila para tentar uma vaga no Fast 6, mas foram retirados pelos fiscais antes de completarem suas voltas rápidas. A equipe ainda tentou corrigir a falha na área dos boxes, mas não havia mais tempo. Os dois acabaram oficialmente excluídos da rodada e, junto com Scott McLaughlin — que havia batido mais cedo —, formaram uma trinca frustrada no fim do dia: os três Penske vão largar de 10º a 12º lugar.

O presidente da operação da Penske na Fórmula Indy, Tim Cindric, explicou a situação à FOX Sports pouco após o ocorrido. “Há uma emenda no atenuador. Preenchemos essa emenda em alguns dos carros, aparentemente. Acho que é algo arbitrário. Quando percebi que os carros #2 e #12 estavam iguais, não havia razão para colocá-los em risco”, disse. “O carro #12 até havia passado na inspeção. Mas quando o #2 foi verificado, os oficiais notaram algo na junção. Decidimos tirar o #12 da pista também, pois estava com o mesmo problema. Fui olhar o carro #3 e ele não tinha isso.”

Cindric ainda admitiu uma falta de padronização interna: “Há um pouco de aleatoriedade interna que precisamos resolver. É uma pena que não demos aos nossos pilotos a chance de competir.”

Do lado da direção de prova, Kevin Blanch, diretor técnico da IndyCar, confirmou a violação: “Foi uma infração na montagem do atenuador traseiro. O processo é rápido — passamos os carros na inspeção, colocamos todos na fila e, antes da classificação, decidimos tirá-los.”

Apesar do contratempo, os três carros da equipe largam no pelotão intermediário, mantendo chances concretas de vitória — especialmente considerando a força da Penske em ritmo de corrida e pit stops. A decisão de Cindric, por mais que pareça conservadora, também reflete o profissionalismo da equipe em não insistir em algo que poderia gerar punições mais severas.

Mas é impossível ignorar o impacto simbólico do episódio: a equipe mais vitoriosa da história da Indy 500, que parecia dominar o mês de maio, acabou se ausentando completamente da disputa direta pela pole. O que era um domingo de glória virou uma tarde de contenção de danos.

A corrida, marcada para o próximo domingo, terá transmissão para o Brasil pela TV Cultura (site e app), Disney+ e ESPN4, com cobertura completa desde os treinos até a bandeirada final.

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