Foto: Penske Entertainment: Paul Hurley
Equipe de Rahal domina com trinca1-2-3, enquanto Palou prefere estratégia conservadora
A Rahal Letterman Lanigan Racing (RLL) não veio para brincadeira no circuito misto de Indianápolis. No segundo treino livre do Sonsio Grand Prix, a equipe simplesmente arrasou, ocupando as três primeiras posições com Graham Rahal, Louis Foster e Devlin DeFrancesco. Um aviso claro aos rivais: quem quer vencer neste fim de semana terá que passar por eles.
Rahal, no #15 Honda, foi imbatível, marcando 1’09.7242 – o melhor tempo do dia. Logo atrás, o estreante Louis Foster (#45) confirmou seu bom desempenho do treino anterior, enquanto DeFrancesco (#30) completou o triunfo da RLL. Um feito raro na Fórmula Indy, ainda mais em uma sessão competitiva como essa.
Por que a RLL está tão forte?
Historicamente, a equipe tem um feeling especial com o traçado de 2.439 milhas. Rahal já conquistou pole e pódio aqui em 2023, e mesmo Christian Lundgaard (agora na McLaren) brilhou pela RLL em edições passadas. Desta vez, a estratégia com os pneus alternados (mais aderentes, porém menos duráveis) foi crucial – os seis primeiros usaram essa opção, incluindo os surpreendentes Sting Ray Robb (4º) e Conor Daly (5º) da Juncos Hollinger.
E Palou? Onde está o líder?
Alex Palou, atual campeão da temporada e vencedor das últimas duas edições desta prova, optou por rodar apenas com os primários (mais duros) e ficou em sétimo. Uma jogada calculista? Provavelmente. Rahal até comentou: “Se você tem a confiança do Palou, sabe que não precisa se preocupar”. O espanhol parece estar guardando trunfos para a classificação e a corrida.
O que esperar agora?
- Classificação (NTT P1 Award): Hoje, 17h35 – *Indycar Live e Disney+*
- Corrida (85 voltas): Sábado, 17h30 – *TV Cultura, ESPN4 e Disney+*
Se a RLL mantiver esse ritmo, pode ser um fim de semana histórico. Mas, com Palou na retranca e pilotos como Robb e Daly surgindo, a disputa promete ser eletrizante. Fiquem ligados!
Fonte: NTT IndyCar Series
Resultado Final:
Pos. | Nº | Piloto | Motor | Tempo | Velo. | Diff | Gap | Melhor Volta | Total de Voltas |
1 | 15 | Rahal, Graham | Honda | 01:09.7242 | 125,930 | –.—- | –.—- | 16 | 17 |
2 | 45 | Foster, Louis (R) | Honda | 01:09.8626 | 125,681 | 0,1384 | 0,1384 | 14 | 15 |
3 | 30 | DeFrancesco, Devlin | Honda | 01:10.0690 | 125,311 | 0,3448 | 0,2064 | 14 | 14 |
4 | 77 | Robb, Sting Ray | Chevy | 01:10.1657 | 125,138 | 0,4415 | 0,0967 | 8 | 12 |
5 | 76 | Daly, Conor | Chevy | 01:10.1919 | 125,091 | 0,4677 | 0,0262 | 12 | 15 |
6 | 20 | Rossi, Alexander | Chevy | 01:10.2025 | 125,072 | 0,4783 | 0,0106 | 8 | 9 |
7 | 10 | Palou, Alex | Honda | 01:10.2943 | 124,909 | 0,5701 | 0,0918 | 12 | 19 |
8 | 8 | Simpson, Kyffin | Honda | 01:10.3696 | 124,775 | 0,6454 | 0,0753 | 7 | 15 |
9 | 6 | Siegel, Nolan | Chevy | 01:10.3914 | 124,737 | 0,6672 | 0,0218 | 9 | 13 |
10 | 90 | Ilott, Callum | Chevy | 01:10.4230 | 124,681 | 0,6988 | 0,0316 | 14 | 15 |
11 | 7 | Lundgaard, Christian | Chevy | 01:10.4377 | 124,655 | 0,7135 | 0,0147 | 8 | 12 |
12 | 21 | Rasmussen, Christian | Chevy | 01:10.4598 | 124,616 | 0,7356 | 0,0221 | 17 | 17 |
13 | 12 | Power, Will | Chevy | 01:10.5252 | 124,500 | 0,8010 | 0,0654 | 11 | 19 |
14 | 5 | O’Ward, Pato | Chevy | 01:10.5349 | 124,483 | 0,8107 | 0,0097 | 13 | 13 |
15 | 18 | Veekay, Rinus | Honda | 01:10.5456 | 124,464 | 0,8214 | 0,0107 | 13 | 13 |
16 | 60 | Rosenqvist, Felix | Honda | 01:10.5915 | 124,383 | 0,8673 | 0,0459 | 12 | 17 |
17 | 9 | Dixon, Scott | Honda | 01:10.6275 | 124,320 | 0,9033 | 0,0360 | 12 | 20 |
18 | 51 | Abel, Jacob (R) | Honda | 01:10.6510 | 124,278 | 0,9268 | 0,0235 | 11 | 17 |
19 | 2 | Newgarden, Josef | Chevy | 01:10.6526 | 124,276 | 0,9284 | 0,0016 | 7 | 15 |
20 | 66 | Armstrong, Marcus | Honda | 01:10.7411 | 124,120 | 1,0169 | 0,0885 | 14 | 16 |
21 | 28 | Ericsson, Marcus | Honda | 01:10.7472 | 124,110 | 1,0230 | 0,0061 | 16 | 16 |
22 | 27 | Kirkwood, Kyle | Honda | 01:10.8107 | 123,998 | 1,0865 | 0,0635 | 6 | 11 |
23 | 4 | Malukas, David | Chevy | 01:11.0882 | 123,514 | 1,3640 | 0,2775 | 15 | 16 |
24 | 26 | Herta, Colton | Honda | 01:11.2048 | 123,312 | 1,4806 | 0,1166 | 4 | 15 |
25 | 3 | McLaughlin, Scott | Chevy | 01:11.3057 | 123,137 | 1,5815 | 0,1009 | 11 | 16 |
26 | 14 | Ferrucci, Santino | Chevy | 01:11.4144 | 122,950 | 1,6902 | 0,1087 | 5 | 5 |
27 | 83 | Shwartzman, Robert (R) | Chevy | No Time | No Speed | 0,0000 | 0,0000 | 0 | 0 |