Foto: Penske Entertainment: Karl Zemlin
INDYCAR Aplica Penalidades Pós-Corrida às Equipes Andretti e PREMA Após as 500 Milhas de Indianápolis
A INDYCAR anunciou nesta segunda-feira (26/05) pesadas penalidades para as equipes Andretti Global e PREMA Racing após violações técnicas encontradas nas vistorias pós-corrida das 500 Milhas de Indianápolis. As punições alteram significativamente o resultado final da prova.
Infrações e Penalidades
Andretti Global (Carros #27 e #28):
- Infração: Modificações não autorizadas nos sistemas de gerenciamento de energia (EMS) fornecidos pela Dallara, incluindo espaçadores e peças não homologadas que proporcionavam vantagem aerodinâmica.
- Regras Violadas:
- 9.3.1 (Conduta imprópria)
- 14.1.2 (Modificações não aprovadas com antecedência)
- 14.1.3 (Uso incorreto de peças homologadas)
PREMA Racing (Carro #90):
- Infração: Asa dianteira fora das especificações de altura e posicionamento do endplate.
- Regras Violadas:
- 9.3.1 (Conduta imprópria)
- 14.7.6.8 (Dimensões mínimas do endplate)
- 14.7.6.4 (Posicionamento da asa dianteira)
Impacto no Resultado
- Reclassificação: Todos os três carros foram relegados para as últimas posições da corrida, conforme a ordem de chegada original.
- Multas: Cada equipe recebeu uma multa de US$ 100.000.
- Suspensões: Os gerentes de competição das equipes envolvidas serão suspensos por uma corrida (GP de Detroit).
- Pontos e Prêmios: As equipes perderão pontos no campeonato e premiações conforme a nova classificação oficial.
Repercussão Imediata
A penalidade afeta especialmente a Andretti Global, que havia tido um desempenho forte na prova. Kyle Kirkwood (#27) e Marcus Ericsson (#28) perderam posições significativas, enquanto Callum Ilott (#90) da PREMA também foi rebaixado.
Próximos Passos:
As equipes têm o direito de recorrer das decisões, seguindo os procedimentos do regulamento da INDYCAR.
💡 Análise:
Este é um dos casos mais severos de penalização técnica nos últimos anos na Indy 500, destacando a rigidez da INDYCAR com modificações não autorizadas que possam afetar a igualdade competitiva. O caso deve acender debates sobre inovação versus regulamentação no esporte.
Resultados Oficiais Atualizados: Disponíveis no site da INDYCAR.
Próxima Corrida: Grande Prêmio de Detroit – 1º de junho (TV Cultura/ESPN4).
Fonte: INDYCAR.com
Resultado Final atualizado:
Pos. | Piloto | Número | Largou | Voltas | Tempo | Liderou | Status | Pontos | Velo. Média | Pit Stop |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Alex Palou | 10 | 6 | 200 | 02:57:38.2965 | 14 | Terminou | 58 | 168.883 | 5 |
2 | David Malukas | 4 | 7 | 200 | 02:57:39.4391 | 2 | Terminou | 47 | 168.864 | 5 |
3 | Pato O\’Ward | 5 | 3 | 200 | 02:57:40.4292 | 2 | Terminou | 46 | 168.849 | 5 |
4 | Felix Rosenqvist | 60 | 5 | 200 | 02:57:41.2429 | — | Terminou | 40 | 168.836 | 5 |
5 | Santino Ferrucci | 14 | 15 | 200 | 02:57:43.2867 | — | Terminou | 30 | 168.803 | 5 |
6 | Christian Rasmussen | 21 | 18 | 200 | 02:57:44.3239 | 8 | Terminou | 29 | 168.787 | 5 |
7 | Christian Lundgaard | 7 | 8 | 200 | 02:57:47.5557 | — | Terminou | 31 | 168.736 | 6 |
8 | Conor Daly | 76 | 11 | 200 | 02:57:51.6090 | 13 | Terminou | 25 | 168.672 | 5 |
9 | Takuma Sato | 75 | 2 | 200 | 02:57:55.2122 | 51 | Terminou | 36 | 168.615 | 5 |
10 | Helio Castroneves | 06 | 22 | 200 | 02:58:37.9083 | — | Terminou | 20 | 167.943 | 5 |
11 | Devlin DeFrancesco | 30 | 16 | 200 | 02:58:40.4004 | 17 | Terminou | 20 | 167.904 | 5 |
12 | Louis Foster | 45 | 20 | 200 | 02:58:41.2969 | — | Terminou | 18 | 167.890 | 5 |
13 | Nolan Siegel | 6 | 24 | 199 | 02:57:08.9498 | — | Acidente | 17 | 168.502 | 5 |
14 | Colton Herta | 26 | 27 | 199 | 02:58:01.2688 | — | Terminou | 16 | 167.677 | 5 |
15 | Ed Carpenter | 33 | 14 | 199 | 02:58:04.9409 | 1 | Terminou | 16 | 167.619 | 5 |
16 | Will Power | 12 | 33 | 199 | 02:58:06.2100 | — | Terminou | 14 | 167.599 | 6 |
17 | Graham Rahal | 15 | 28 | 199 | 02:58:35.3603 | — | Terminou | 13 | 167.143 | 6 |
18 | Marcus Armstrong | 66 | 30 | 198 | 02:57:46.7264 | — | Terminou | 12 | 167.062 | 5 |
19 | Jack Harvey | 24 | 26 | 198 | 02:58:11.0046 | 3 | Terminou | 12 | 166.682 | 5 |
20 | Scott Dixon | 9 | 4 | 197 | 02:58:04.1386 | — | Terminou | 19 | 165.947 | 6 |
21 | Ryan Hunter-Reay | 23 | 25 | 171 | 02:42:02.7642 | 48 | Quebrou | 10 | 158.288 | 5 |
22 | Josef Newgarden | 2 | 32 | 135 | 02:17:14.9730 | — | Quebrou | 8 | 147.541 | 4 |
23 | Sting Ray Robb | 77 | 17 | 91 | 01:27:04.9592 | — | Acidente | 7 | 156.748 | 3 |
24 | Kyle Larson | 17 | 19 | 91 | 01:27:04.9818 | — | Acidente | 6 | 156.747 | 3 |
25 | Kyffin Simpson | 8 | 13 | 91 | 01:27:05.0037 | — | Acidente | 5 | 156.746 | 3 |
26 | Robert Shwartzman | 83 | 1 | 87 | 01:21:31.0585 | 8 | Acidente | 18 | 160.088 | 2 |
27 | Rinus VeeKay | 18 | 31 | 81 | 01:18:38.1841 | — | Acidente | 5 | 154.509 | 2 |
28 | Alexander Rossi | 20 | 12 | 73 | 01:07:46.8073 | 14 | Quebrou | 6 | 161.552 | 1 |
29 | Marco Andretti | 98 | 29 | 4 | 00:06:30.4913 | — | Acidente | 5 | 92.192 | — |
30 | Scott McLaughlin | 3 | 10 | — | 00:00:00.0000 | — | Acidente | 8 | 0.000 | — |
31 | Marcus Ericsson | 28 | 9 | 200 | 02:57:38.9787 | 17 | Terminou | 9 | 168.872 | 5 |
32 | Kyle Kirkwood | 27 | 23 | 200 | 02:57:42.2787 | 2 | Terminou | 5 | 168.819 | 5 |
33 | Callum Ilott | 90 | 21 | 200 | 02:57:59.6883 | — | Terminou | 5 | 168.544 | 5 |