
Foto: Penske Entertainment
Piloto da Ganassi lidera, mas novatos e “outsiders” mostram que a disputa no circuito misto pode ser mais acirrada do que se imaginava
Alex Palou não decepciona. O espanhol, atual líder do campeonato da Fórmula Indy, continuou sua temporada de sonhos ao comandar o primeiro treino livre do Sonsio Grand Prix nesta sexta-feira no circuito misto de Indianápolis. Mas, se Palou no topo já é quase rotina em 2024, o que chamou atenção foram os nomes que apareceram logo atrás – alguns deles, inesperados.
Com um tempo de 1’09.9790 no seu Honda #10 da Chip Ganassi Racing, Palou confirmou por que é o atual bicampeão da prova. Mas quem diria que Kyffin Simpson, um novato de segunda temporada, ficaria a apenas 0.0887s dele, em segundo, pilotando o #8 da mesma equipe? Ou que Louis Foster, estreante na categoria, colocaria o #45 da Rahal Letterman Racing em terceiro? Até Santino Ferrucci, mais conhecido por seu talento nas oval tracks, apareceu em quarto, mostrando versatibilidade.
O que isso significa para a corrida?
Se o domínio de Palou era esperado, a presença de Simpson, Foster e até Nolan Siegel (5º) no top-5 sugere que a disputa neste fim de semana pode ser mais aberta do que o previsto. A pista de 2.439 milhas, com seus 14 curvas, parece estar equilibrando os carros, dando chances até para equipes menores brilharem.
Quando assistir?
- Corrida (85 voltas): Sábado, 17h30 – *TV Cultura, ESPN4 e Disney+*
Se o treino foi um termômetro, o Sonsio GP promete emoção além do favoritismo de Palou. Fiquem de olho nos underdogs – pode ser que um deles roube a cena no sábado.
Fonte: NTT IndyCar Series
Resultado final:
Pos. | Nº | Piloto | Motor | Tempo | Velo. | Diff | Gap | Melhor Volta | Total de Voltas |
1 | 10 | Palou, Alex | Honda | 01:09.9790 | 125,472 | –.—- | –.—- | 18 | 19 |
2 | 8 | Simpson, Kyffin | Honda | 01:10.0677 | 125,313 | 0,0887 | 0,0887 | 6 | 23 |
3 | 45 | Foster, Louis (R) | Honda | 01:10.1235 | 125,213 | 0,1445 | 0,0558 | 21 | 25 |
4 | 14 | Ferrucci, Santino | Chevy | 01:10.1545 | 125,158 | 0,1755 | 0,0310 | 4 | 10 |
5 | 6 | Siegel, Nolan | Chevy | 01:10.1730 | 125,125 | 0,1940 | 0,0185 | 5 | 22 |
6 | 7 | Lundgaard, Christian | Chevy | 01:10.1853 | 125,103 | 0,2063 | 0,0123 | 5 | 17 |
7 | 5 | O’Ward, Pato | Chevy | 01:10.2590 | 124,972 | 0,2800 | 0,0737 | 16 | 19 |
8 | 27 | Kirkwood, Kyle | Honda | 01:10.3081 | 124,885 | 0,3291 | 0,0491 | 18 | 20 |
9 | 20 | Rossi, Alexander | Chevy | 01:10.3228 | 124,859 | 0,3438 | 0,0147 | 16 | 19 |
10 | 26 | Herta, Colton | Honda | 01:10.3755 | 124,765 | 0,3965 | 0,0527 | 4 | 24 |
11 | 12 | Power, Will | Chevy | 01:10.4658 | 124,605 | 0,4868 | 0,0903 | 6 | 22 |
12 | 15 | Rahal, Graham | Honda | 01:10.4916 | 124,560 | 0,5126 | 0,0258 | 20 | 22 |
13 | 60 | Rosenqvist, Felix | Honda | 01:10.5535 | 124,450 | 0,5745 | 0,0619 | 7 | 19 |
14 | 9 | Dixon, Scott | Honda | 01:10.5820 | 124,400 | 0,6030 | 0,0285 | 7 | 17 |
15 | 28 | Ericsson, Marcus | Honda | 01:10.6333 | 124,310 | 0,6543 | 0,0513 | 21 | 23 |
16 | 4 | Malukas, David | Chevy | 01:10.6559 | 124,270 | 0,6769 | 0,0226 | 16 | 16 |
17 | 76 | Daly, Conor | Chevy | 01:10.7131 | 124,169 | 0,7341 | 0,0572 | 6 | 19 |
18 | 77 | Robb, Sting Ray | Chevy | 01:10.7146 | 124,167 | 0,7356 | 0,0015 | 6 | 20 |
19 | 66 | Armstrong, Marcus | Honda | 01:10.7457 | 124,112 | 0,7667 | 0,0102 | 7 | 9 |
20 | 3 | McLaughlin, Scott | Chevy | 01:10.7999 | 124,017 | 0,8209 | 0,0542 | 17 | 20 |
21 | 21 | Rasmussen, Christian | Chevy | 01:10.8290 | 123,966 | 0,8500 | 0,0291 | 19 | 19 |
22 | 2 | Newgarden, Josef | Chevy | 01:10.8655 | 123,902 | 0,8865 | 0,0365 | 9 | 17 |
23 | 90 | Ilott, Callum | Chevy | 01:11.0063 | 123,657 | 1,0273 | 0,1408 | 6 | 16 |
24 | 30 | DeFrancesco, Devlin | Honda | 01:11.0288 | 123,617 | 1,0498 | 0,0225 | 6 | 20 |
25 | 51 | Abel, Jacob (R) | Honda | 01:11.0291 | 123,617 | 1,0501 | 0,0003 | 6 | 26 |
26 | 18 | Veekay, Rinus | Honda | 01:11.0528 | 123,576 | 1,0738 | 0,0237 | 5 | 5 |
27 | 83 | Shwartzman, Robert (R) | Chevy | 01:18.3410 | 112,079 | 8,3620 | 7,2882 | 4 | 4 |