Foto: Penske Entertainment: James Black
Piloto espanhol lidera primeiro dia de classificatórias e mostra por que é o favorito na Fórmula Indy em 2025
Alex Palou não veio para brincadeira. O atual líder do campeonato da Fórmula Indy, que já venceu quatro das cinco primeiras corridas da temporada, começou com o pé direito as classificatórias para as 500 Milhas de Indianápolis. Com uma média impressionante de 233,043 mph (cerca de 375 km/h) em sua única tentativa do sábado, o piloto da Chip Ganassi Racing deixou claro que quer repetir o feito de 2023, quando conquistou a pole position na maior prova do automobilismo mundial.
O espanhol, que pilota o carro nº10 da Honda, enfrentou condições desafiadoras: ventos fortes, mudanças de direção e temperaturas mais baixas que no “Fast Friday”. Mesmo assim, sua performance foi impecável. “O carro está ótimo, mas sempre há margem para melhorar. A linha entre extrair e perder rendimento e bem fina aqui”, disse Palou, demonstrando a mentalidade calculista que o mantém no topo.
Colton Herta
O sábado de Colton Herta nas 500 Milhas de Indianápolis foi digno de filme. O piloto da Andretti Global sofreu um violento acidente durante sua primeira tentativa de classificação, capotando após bater na curva 1, rodou e ainda teve impacto secundário na curva 2, deixando a equipe em uma corrida contra o tempo.
Em um esforço hercúleo, a equipe preparou um carro reserva em menos de 5 horas, permitindo que Herta voltasse à pista às 16h45. Com uma média de 230.192 mph, ele garantiu a 29ª posição no grid. “Foi um dia louco, mas a equipe fez um trabalho incrível. Agora é focar na corrida”, disse Herta, que tentará repetir o desempenho de 2021, quando terminou em 4º lugar.
Marcus Armstrong
Outro que sofreu foi o Marcus Armstrong. O neozelandês da Meyer Shank Racing sofreu um violento acidente durante os treinos matinais, quando bateu com força na curva 1. O impacto foi tão severo que a equipe precisou abandonar o chassi principal e correr contra o tempo para adaptar um carro de circuito misto para as exigências do oval de Indianápolis.
Em uma cena que lembra os grandes dramas das 500 Milhas, a equipe trabalhou freneticamente nas barracas do Gasoline Alley para transformar o carro reserva em condições de competir. Armstrong fez duas tentativas nos últimos 55 minutos da sessão, mas não conseguiu velocidade suficiente para garantir vaga direta no grid.
Top 12 definido, mas drama à vista
Amanhã, os 12 mais rápidos do sábado – incluindo nomes como Scott McLaughlin (Penske), Josef Newgarden (bicampeão das 500 Milhas) e Pato O’Ward (Arrow McLaren) – disputarão uma vaga no emocionante Firestone Fast Six, onde será conhecido que ficará com a primeira posição. Enquanto isso, outros pilotos, como o experiente Marco Andretti e o novato Marcus Armstrong, terão que suar na Last Chance (última chance) para garantir uma vaga no grid de 33 carros.
Destaque também para Kyle Larson, campeão da NASCAR em 2021, que fará a “Dobradinha” no Memorial Day – correndo em Indianápolis e, no mesmo dia, no Coca-Cola 600 da NASCAR. Ele se classificou em 21º, mas promete surpresas.
O Brasileiro, Helio Castroneves
Neste sábado, o piloto fez duas tentativas mostrou que ainda tem gás para brigar no pelotão da frente. Com uma média de 231.871 mph, garantiu a 24ª posição provisória no grid – desempenho considerável para uma equipe que não está entre as mais competitivas do grid neste ano.
“Estamos trabalhando duro. O importante é estar na corrida e no domingo, tudo pode acontecer”, declarou Hélio, mantendo viva a tradição de seus finais de prova espetaculares.
Onde assistir?
Não perca as classificatórias deste domingo na TV Cultura e Disney+, com transmissão ao vivo a partir das 16h05 (horário de Brasília). A grande corrida será no dia 25 de maio, às 13h (horário de Brasília).
Fonte: INDYCAR Media
Resultado final:
Pos. | nº | Piloto | Motor | Volta 1 | Volta 2 | Volta 3 | Volta 4 | Tempo | Velo. | Status |
1 | 10 | Palou, Alex | Honda | 38,6133 | 38,6088 | 38,6325 | 38,6235 | 02:34.4781 | 233,043 | |
2 | 3 | McLaughlin, Scott | Chevy | 38,6043 | 38,7107 | 38,5799 | 38,6030 | 02:34.4979 | 233,013 | |
3 | 2 | Newgarden, Josef | Chevy | 38,6151 | 38,6252 | 38,6271 | 38,6362 | 02:34.5036 | 233,004 | |
4 | 5 | O’Ward, Pato | Chevy | 38,6512 | 38,6486 | 38,6614 | 38,6645 | 02:34.6257 | 232,820 | |
5 | 9 | Dixon, Scott | Honda | 38,6892 | 38,6806 | 38,6962 | 38,6667 | 02:34.7327 | 232,659 | |
6 | 83 | Shwartzman, Robert | Chevy | 38,5885 | 38,6101 | 38,7885 | 38,7957 | 02:34.7828 | 232,584 | |
7 | 4 | Malukas, David | Chevy | 38,6251 | 38,6378 | 38,7685 | 38,7766 | 02:34.8080 | 232,546 | |
8 | 60 | Rosenqvist, Felix | Honda | 38,5713 | 38,5816 | 38,9564 | 38,7633 | 02:34.8726 | 232,449 | |
9 | 75 | Sato, Takuma | Honda | 38,6448 | 38,6533 | 38,8416 | 38,7554 | 02:34.8951 | 232,415 | |
10 | 12 | Power, Will | Chevy | 38,7638 | 38,7848 | 38,7879 | 38,7395 | 02:35.0760 | 232,144 | |
11 | 28 | Ericsson, Marcus | Honda | 38,7726 | 38,7193 | 38,7681 | 38,8243 | 02:35.0843 | 232,132 | |
12 | 7 | Lundgaard, Christian | Chevy | 38,8304 | 38,7789 | 38,8518 | 38,8393 | 02:35.3004 | 231,809 | |
13 | 76 | Daly, Conor | Chevy | 38,8318 | 38,8140 | 38,8147 | 38,8963 | 02:35.3568 | 231,725 | |
14 | 20 | Rossi, Alexander | Chevy | 38,6710 | 38,8792 | 38,8304 | 38,9919 | 02:35.3725 | 231,701 | |
15 | 8 | Simpson, Kyffin | Honda | 38,7937 | 38,8439 | 38,9210 | 38,8541 | 02:35.4127 | 231,641 | |
16 | 33 | Carpenter, Ed | Chevy | 38,7904 | 38,8833 | 38,8448 | 38,8995 | 02:35.4180 | 231,633 | |
17 | 14 | Ferrucci, Santino | Chevy | 38,8371 | 38,8373 | 38,8351 | 38,9358 | 02:35.4453 | 231,593 | |
18 | 30 | DeFrancesco, Devlin | Honda | 38,7468 | 38,8389 | 38,8811 | 38,9907 | 02:35.4575 | 231,575 | |
19 | 77 | Robb, Sting Ray | Chevy | 38,7773 | 38,8971 | 38,9527 | 38,9065 | 02:35.5336 | 231,461 | |
20 | 21 | Rasmussen, Christian | Chevy | 38,7646 | 38,9281 | 38,9435 | 38,9127 | 02:35.5489 | 231,438 | |
21 | 17 | Larson, Kyle | Chevy | 38,8021 | 38,8883 | 38,9354 | 38,9984 | 02:35.6242 | 231,326 | |
22 | 45 | Foster, Louis | Honda | 38,8669 | 38,9154 | 39,0120 | 39,0106 | 02:35.8049 | 231,058 | |
23 | 90 | Ilott, Callum | Chevy | 38,9142 | 38,9637 | 38,9931 | 38,9779 | 02:35.8489 | 230,993 | |
24 | 06 | Castroneves, Helio | Honda | 38,9097 | 38,9394 | 39,0034 | 39,0067 | 02:35.8592 | 230,978 | |
25 | 27 | Kirkwood, Kyle | Honda | 38,8022 | 38,9161 | 38,9177 | 39,2639 | 02:35.8999 | 230,917 | |
26 | 6 | Siegel, Nolan | Chevy | 38,9652 | 38,9952 | 39,0642 | 39,1096 | 02:36.1342 | 230,571 | |
27 | 23 | Hunter-Reay, Ryan | Chevy | 39,0208 | 39,0438 | 39,1288 | 39,0818 | 02:36.2752 | 230,363 | |
28 | 24 | Harvey, Jack | Chevy | 38,9101 | 39,0487 | 39,2036 | 39,1229 | 02:36.2853 | 230,348 | |
29 | 26 | Herta, Colton | Honda | 39,1173 | 39,0871 | 39,0924 | 39,0942 | 02:36.3910 | 230,192 | |
30 | 15 | Rahal, Graham | Honda | 39,0302 | 39,1385 | 39,2382 | 39,2083 | 02:36.6152 | 229,863 | |
31 | 26 | Herta, Colton | Honda | 0,0000 | 0,0000 | 0,0000 | 0,0000 | 00:00.0000 | Incomplete | |
32 | 5 | O’Ward, Pato | Chevy | 38,6964 | 0,0000 | 0,0000 | 0,0000 | 00:38.6964 | 232,580 | Waved Off |
33 | 4 | Malukas, David | Chevy | 38,8124 | 38,8130 | 38,7028 | 38,7144 | 02:35.0426 | 232,194 | Retired |
34 | 75 | Sato, Takuma | Honda | 38,7201 | 38,7659 | 38,7847 | 38,7889 | 02:35.0596 | 232,169 | Retired |
35 | 9 | Dixon, Scott | Honda | 38,7702 | 0,0000 | 0,0000 | 0,0000 | 00:38.7702 | 232,137 | Waved Off |
36 | 12 | Power, Will | Chevy | 38,6818 | 38,6933 | 38,7225 | 39,1554 | 02:35.2530 | 231,880 | Retired |
37 | 20 | Rossi, Alexander | Chevy | 38,7909 | 38,8244 | 38,8711 | 38,9052 | 02:35.3916 | 231,673 | Failed Attempt |
38 | 12 | Power, Will | Chevy | 38,7421 | 38,7966 | 38,8589 | 39,0297 | 02:35.4273 | 231,620 | Failed Attempt |
39 | 76 | Daly, Conor | Chevy | 38,8295 | 38,8616 | 38,8684 | 38,8833 | 02:35.4428 | 231,596 | Failed Attempt |
40 | 20 | Rossi, Alexander | Chevy | 38,6972 | 38,8683 | 38,8927 | 39,0424 | 02:35.5006 | 231,510 | Retired |
41 | 8 | Simpson, Kyffin | Honda | 38,8335 | 38,8754 | 38,9272 | 0,0000 | 01:56.6361 | 231,489 | Waved Off |
42 | 28 | Ericsson, Marcus | Honda | 38,8887 | 38,8865 | 38,8941 | 0,0000 | 01:56.6693 | 231,423 | Waved Off |
43 | 28 | Ericsson, Marcus | Honda | 38,8949 | 38,8852 | 0,0000 | 0,0000 | 01:17.7801 | 231,422 | Waved Off |
44 | 33 | Carpenter, Ed | Chevy | 38,7285 | 38,9669 | 38,9237 | 38,9610 | 02:35.5801 | 231,392 | Retired |
45 | 20 | Rossi, Alexander | Chevy | 38,8206 | 38,8893 | 38,8778 | 39,0213 | 02:35.6090 | 231,349 | Failed Attempt |
46 | 76 | Daly, Conor | Chevy | 38,8996 | 38,8977 | 38,9319 | 38,9660 | 02:35.6952 | 231,221 | Retired |
47 | 21 | Rasmussen, Christian | Chevy | 38,8525 | 38,9401 | 38,9435 | 38,9694 | 02:35.7055 | 231,206 | Failed Attempt |
48 | 60 | Rosenqvist, Felix | Honda | 38,9715 | 38,9603 | 38,9678 | 0,0000 | 01:56.8996 | 230,967 | Waved Off |
49 | 27 | Kirkwood, Kyle | Honda | 39,0036 | 39,0055 | 38,9944 | 38,9300 | 02:35.9335 | 230,868 | Failed Attempt |
50 | 14 | Ferrucci, Santino | Chevy | 38,8551 | 39,1399 | 38,9947 | 38,9647 | 02:35.9544 | 230,837 | Retired |
51 | 90 | Ilott, Callum | Chevy | 38,9275 | 38,9392 | 39,0905 | 39,0871 | 02:36.0443 | 230,704 | Retired |
52 | 45 | Foster, Louis | Honda | 38,9530 | 38,9981 | 39,0988 | 39,0877 | 02:36.1376 | 230,566 | Retired |
53 | 30 | DeFrancesco, Devlin | Honda | 38,7916 | 39,2063 | 39,1234 | 39,1183 | 02:36.2396 | 230,415 | Retired |
54 | 77 | Robb, Sting Ray | Chevy | 39,1170 | 39,0160 | 38,9078 | 39,2536 | 02:36.2944 | 230,335 | Retired |
55 | 14 | Ferrucci, Santino | Chevy | 38,7043 | 39,4455 | 0,0000 | 0,0000 | 01:18.1498 | 230,327 | Waved Off |
56 | 7 | Lundgaard, Christian | Chevy | 39,3890 | 39,0007 | 39,0994 | 38,8263 | 02:36.3154 | 230,304 | Retired |
57 | 23 | Hunter-Reay, Ryan | Chevy | 39,0730 | 39,0746 | 39,0740 | 39,1398 | 02:36.3614 | 230,236 | Retired |
58 | 6 | Siegel, Nolan | Chevy | 39,0525 | 39,1262 | 39,1257 | 39,1500 | 02:36.4544 | 230,099 | Failed Attempt |
59 | 17 | Larson, Kyle | Chevy | 39,0386 | 39,0349 | 39,1709 | 39,2411 | 02:36.4855 | 230,053 | Retired |
60 | 24 | Harvey, Jack | Chevy | 39,0065 | 39,0799 | 39,1770 | 39,2503 | 02:36.5137 | 230,012 | Failed Attempt |
61 | 98 | Andretti, Marco | Honda | 39,0480 | 39,1769 | 39,0925 | 39,3006 | 02:36.6180 | 229,859 | Failed Attempt |
62 | 98 | Andretti, Marco | Honda | 39,1876 | 39,1580 | 39,1674 | 39,1061 | 02:36.6191 | 229,857 | Bumped |
63 | 06 | Castroneves, Helio | Honda | 39,2006 | 39,0314 | 39,2578 | 39,2812 | 02:36.7710 | 229,634 | Retired |
64 | 18 | Veekay, Rinus | Honda | 39,1007 | 39,0825 | 39,1754 | 39,4915 | 02:36.8501 | 229,519 | Failed Attempt |
65 | 98 | Andretti, Marco | Honda | 39,1535 | 39,2334 | 39,2525 | 39,2402 | 02:36.8796 | 229,475 | Failed Attempt |
66 | 98 | Andretti, Marco | Honda | 39,1984 | 39,2576 | 39,2774 | 39,2278 | 02:36.9612 | 229,356 | Failed Attempt |
67 | 18 | Veekay, Rinus | Honda | 39,2308 | 39,2621 | 39,2902 | 39,2660 | 02:37.0491 | 229,228 | Bumped |
68 | 18 | Veekay, Rinus | Honda | 39,1840 | 39,2878 | 39,3557 | 0,0000 | 01:57.8275 | 229,149 | Waved Off |
69 | 15 | Rahal, Graham | Honda | 39,1342 | 39,1119 | 39,5575 | 39,6174 | 02:37.4210 | 228,686 | Bumped |
70 | 66 | Armstrong, Marcus | Honda | 39,1987 | 39,2122 | 40,4147 | 0,0000 | 01:58.8256 | 227,224 | Waved Off |
71 | 51 | Abel, Jacob | Honda | 39,7125 | 39,7983 | 39,6218 | 39,5566 | 02:38.6892 | 226,859 | Bumped |
72 | 51 | Abel, Jacob | Honda | 39,4487 | 40,0273 | 0,0000 | 0,0000 | 01:19.4760 | 226,483 | Waved Off |
73 | 66 | Armstrong, Marcus | Honda | 39,8399 | 39,7927 | 0,0000 | 0,0000 | 01:19.6326 | 226,038 | Waved Off |