
Foto: Penske Entertainmen
O bicampeão dispara na treino final, mas problemas mecânicos e reviravoltas acendem alertas para a grande corrida
Josef Newgarden não veio para brincar. Na última sessão de treinos antes da 109ª Indianapolis 500, o piloto da Team Penske deixou claro que seu objetivo é entrar para os livros de recordes com um feito inédito: três vitórias consecutivas na lendária “Greatest Spectacle in Racing”. Com uma volta de 225.687 mph no nº2 Shell Chevrolet, Newgarden liderou o Carb Day, mas a história por trás dos números é ainda mais suculenta.
Começando na 32ª posição – a pior de qualquer vencedor na história da prova –, o bicampeão da Fórmula Indy enfrentará um desafio digno de roteiro hollywoodiano. A penalidade por irregularidades no aerofólio (sim, a equipe errou na régua) só acrescenta tempero à disputa. Se vencer, superará até o lendário Ray Harroun, que em 1911 venceu partindo do 28º lugar.
O drama que não para:
Enquanto Newgarden brilhou, o japonês Takuma Sato (#75 Honda) teve seu treino interrompido por falhas mecânicas após marcar o segundo tempo (225.415 mph). “Quase perdi o controle na curva 1”, admitiu o bicampeão, cujo carro parou na pista de escape. Não foi o único: Ryan Hunter-Reay viu seu Chevrolet pegar fogo na reta oposta, e Graham Rahal passou mais tempo no box que na pista. Até o pole position Robert Shwartzman, o novato da PREMA, patinou no 29º lugar – prova de que a Indy não perdoa ninguém.
Por que ficar de olho no domingo?
- Newgarden vs. estatística: Ninguém venceu a 500 Milhas partindo tão atrás.
- Sobrevivência: 6 carros tiveram problemas mecânicos no Carb Day – quem garantirá 200 voltas?
- Chip Ganassi na sombra: Scott Dixon (#9 Honda), terceiro nos treinos, é o mestre da estratégia.
“Se o Carb Day foi um termômetro, domingo será um vulcão”, escreveu David Malsher-Lopez da Motorsport.com. E nós assinamos embaixo. A largada está marcada para as 13h, com transmissão na TV Cultura, ESPN4 e Disney+. Preparem os refrigerantes: a Indy promete fogos de artifício sobre o asfalto de Indianapolis.
Resultado Final:
Pos. | Nº | Piloto | Motor | Tempo | Veloci. | Diff | Gap | Volta | Total de Volta |
1 | 2 | Newgarden, Josef | Chevy | 00:39.8782 | 225,687 | –.—- | –.—- | 7 | 71 |
2 | 75 | Sato, Takuma | Honda | 00:39.9263 | 225,415 | 0,0481 | 0,0481 | 28 | 62 |
3 | 9 | Dixon, Scott | Honda | 00:39.9644 | 225,200 | 0,0862 | 0,0381 | 6 | 67 |
4 | 30 | DeFrancesco, Devlin | Honda | 00:40.0395 | 224,778 | 0,1613 | 0,0751 | 8 | 67 |
5 | 12 | Power, Will | Chevy | 00:40.1036 | 224,419 | 0,2254 | 0,0641 | 39 | 69 |
6 | 60 | Rosenqvist, Felix | Honda | 00:40.1041 | 224,416 | 0,2259 | 0,0005 | 43 | 73 |
7 | 06 | Castroneves, Helio | Honda | 00:40.1365 | 224,235 | 0,2583 | 0,0324 | 45 | 69 |
8 | 5 | O’Ward, Pato | Chevy | 00:40.1500 | 224,159 | 0,2718 | 0,0135 | 59 | 71 |
9 | 4 | Malukas, David | Chevy | 00:40.2067 | 223,843 | 0,3285 | 0,0567 | 75 | 80 |
10 | 76 | Daly, Conor | Chevy | 00:40.2200 | 223,769 | 0,3418 | 0,0133 | 42 | 59 |
11 | 23 | Hunter-Reay, Ryan | Chevy | 00:40.2639 | 223,525 | 0,3857 | 0,0439 | 4 | 33 |
12 | 24 | Harvey, Jack | Chevy | 00:40.2657 | 223,515 | 0,3875 | 0,0018 | 14 | 49 |
13 | 14 | Ferrucci, Santino | Chevy | 00:40.2798 | 223,437 | 0,4016 | 0,0141 | 58 | 75 |
14 | 10 | Palou, Alex | Honda | 00:40.2982 | 223,335 | 0,4200 | 0,0184 | 7 | 56 |
15 | 27 | Kirkwood, Kyle | Honda | 00:40.3586 | 223,001 | 0,4804 | 0,0604 | 40 | 45 |
16 | 77 | Robb, Sting Ray | Chevy | 00:40.3771 | 222,899 | 0,4989 | 0,0185 | 52 | 59 |
17 | 98 | Andretti, Marco | Honda | 00:40.3933 | 222,809 | 0,5151 | 0,0162 | 23 | 61 |
18 | 66 | Armstrong, Marcus | Honda | 00:40.3976 | 222,786 | 0,5194 | 0,0043 | 47 | 72 |
19 | 28 | Ericsson, Marcus | Honda | 00:40.4042 | 222,749 | 0,5260 | 0,0066 | 51 | 69 |
20 | 90 | Ilott, Callum | Chevy | 00:40.4060 | 222,739 | 0,5278 | 0,0018 | 16 | 64 |
21 | 26 | Herta, Colton | Honda | 00:40.4075 | 222,731 | 0,5293 | 0,0015 | 18 | 63 |
22 | 45 | Foster, Louis (R) | Honda | 00:40.4424 | 222,539 | 0,5642 | 0,0349 | 40 | 55 |
23 | 6 | Siegel, Nolan (R) | Chevy | 00:40.4478 | 222,509 | 0,5696 | 0,0054 | 40 | 48 |
24 | 21 | Rasmussen, Christian | Chevy | 00:40.4617 | 222,433 | 0,5835 | 0,0139 | 15 | 37 |
25 | 18 | Veekay, Rinus | Honda | 00:40.5081 | 222,178 | 0,6299 | 0,0464 | 62 | 65 |
26 | 17 | Larson, Kyle | Chevy | 00:40.5810 | 221,779 | 0,7028 | 0,0729 | 61 | 65 |
27 | 3 | McLaughlin, Scott | Chevy | 00:40.5999 | 221,675 | 0,7217 | 0,0189 | 75 | 85 |
28 | 33 | Carpenter, Ed | Chevy | 00:40.7132 | 221,059 | 0,8350 | 0,1133 | 46 | 50 |
29 | 83 | Shwartzman, Robert (R) | Chevy | 00:40.7263 | 220,987 | 0,8481 | 0,0131 | 79 | 85 |
30 | 7 | Lundgaard, Christian | Chevy | 00:40.7622 | 220,793 | 0,8840 | 0,0359 | 48 | 67 |
31 | 8 | Simpson, Kyffin | Honda | 00:40.8421 | 220,361 | 0,9639 | 0,0799 | 36 | 55 |
32 | 20 | Rossi, Alexander | Chevy | 00:40.8606 | 220,261 | 0,9824 | 0,0185 | 4 | 5 |
33 | 15 | Rahal, Graham | Honda | 00:41.0842 | 219,062 | 1,2060 | 0,2236 | 7 | 21 |