Foto: Penske Entertainment: Doug Mathews
Campeão da Indy 500 lidera quinta-feira com volta de 226.632 mph e ainda registra melhor tempo sem vácuo no IMS
Depois de dois dias marcados por chuvas e paralisações, o sol finalmente brilhou forte em Indianápolis nesta quinta-feira (9), permitindo o primeiro dia completo de treinos para as 500 Milhas de Indianápolis de 2024. E quem aproveitou para deixar um recado claro foi o atual vencedor da prova: Josef Newgarden, da Team Penske, liderou o dia com uma volta de 226.632 mph.
Não bastasse ser o mais rápido no tráfego, Newgarden também foi o destaque do dia nas simulações de classificação, ao cravar a melhor volta sem o auxílio de vácuo: 222.555 mph, realizada no fim da tarde, sob calor intenso e com ventos traseiros ajudando na reta oposta.
A Penske parece ter reencontrado seu território, com um carro equilibrado tanto em tráfego quanto para volta lançada. “Foi um dia bem produtivo para nós. Ainda há trabalho a ser feito com o pacote de classificação, mas estou animado”, comentou brevemente Newgarden no final do dia.
Atrás dele vieram Scott Dixon, da Ganassi (225.457 mph), e Conor Daly, que segue em alta com a Juncos Hollinger (224.893 mph). O top 5 foi completado por Pato O’Ward, da Arrow McLaren (224.467 mph), e Ryan Hunter-Reay, da Dreyer & Reinbold/Cusick Motorsports (223.983 mph).
O’Ward ressaltou o desafio de encontrar um bom equilíbrio entre o carro de corrida e o carro de classificação:
“São dois animais completamente diferentes. Um bom carro em tráfego não garante um bom carro para a volta lançada, e vice-versa. O carro muda demais com o aumento da pressão do turbo”, afirmou o mexicano. “No Open Test eu fiquei razoavelmente satisfeito, então vamos ver o que conseguimos quando vier o boost.”
Palou, que fechou o top 6 com 223.456 mph, preferiu uma abordagem cautelosa, com poucas voltas e foco em testes de ritmo. Já Colton Herta apareceu no início da sessão como o mais rápido sem vácuo, com 221.588 mph, antes de ser superado.
O dia também marcou a conclusão do refresher test de Tony Kanaan, que andou pela manhã no carro #17 da HendrickCars.com/Arrow McLaren e entregou o cockpit para Kyle Larson pouco antes das 13h. Larson, por sua vez, deu poucas voltas e segue se adaptando ao desafio do “Double Duty”.
O único incidente do dia foi protagonizado por Christian Rasmussen, da Ed Carpenter Racing, que rodou na saída da curva 2 por volta das 16h13. O dano foi mínimo, mas suficiente para encerrar seu dia.
A temperatura seguiu alta durante o “Happy Hour”, com destaque para David Malukas, Kyle Kirkwood, Will Power e o próprio Newgarden, que realizaram simulações mais agressivas de classificação usando o sistema híbrido e a regeneração em pontos estratégicos da pista.
Com todos os 34 inscritos já tendo registrado tempos, a expectativa agora se volta para esta sexta-feira, quando os motores ganham pressão extra para o Fast Friday, o tradicional dia de preparação para o fim de semana de classificação. É a hora da verdade: veremos quem realmente tem carro para brigar pela pole.
Se o recado de Newgarden foi um aviso, os rivais estão mais do que atentos.
🏁 Prática 4 – 15 de maio de 2025
Evento: 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis
Local: Indianapolis Motor Speedway – 4,02 km (2,5 milhas)
Categoria: NTT INDYCAR SERIES – 6ª etapa da temporada
Duração da sessão: Prática 4
Total de voltas completadas: 2.213
Posição | Nº | Piloto | Motor/Chassi/Pneu | Tempo | Velocidade (mph) | Diferença p/ líder | Volta mais rápida | Nº de voltas |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1º | 2 | Josef Newgarden | Chevy/Dallara/Firestone | 00:39.7120 | 226.632 | — | 7ª volta | 35 |
2º | 9 | Scott Dixon | Honda/Dallara/Firestone | 00:39.9190 | 225.457 | +0.2070 | 4ª volta | 92 |
3º | 76 | Conor Daly | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.0191 | 224.893 | +0.3071 | 5ª volta | 71 |
4º | 5 | Pato O’Ward | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.0950 | 224.467 | +0.3830 | 1ª volta | 76 |
5º | 23 | Ryan Hunter-Reay | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.1817 | 223.983 | +0.4697 | 5ª volta | 35 |
6º | 10 | Alex Palou | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.2763 | 223.456 | +0.5643 | 48ª volta | 112 |
7º | 26 | Colton Herta | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.3473 | 223.063 | +0.6353 | 5ª volta | 78 |
8º | 21 | Christian Rasmussen | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.3921 | 222.816 | +0.6801 | 66ª volta | 82 |
9º | 4 | David Malukas | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.4035 | 222.753 | +0.6915 | 5ª volta | 49 |
10º | 3 | Scott McLaughlin | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.4081 | 222.728 | +0.6961 | 4ª volta | 22 |
11º | 20 | Alexander Rossi | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.4139 | 222.696 | +0.7019 | 2ª volta | 102 |
12º | 77 | Sting Ray Robb | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.4231 | 222.645 | +0.7111 | 6ª volta | 44 |
13º | 18 | Rinus VeeKay | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.4241 | 222.639 | +0.7121 | 7ª volta | 57 |
14º | 66 | Marcus Armstrong | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.4488 | 222.504 | +0.7368 | 12ª volta | 78 |
15º | 06 | Hélio Castroneves | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.4576 | 222.455 | +0.7456 | 4ª volta | 81 |
16º | 27 | Kyle Kirkwood | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.4728 | 222.372 | +0.7608 | 63ª volta | 76 |
17º | 17 | Kyle Larson | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.5000 | 222.222 | +0.7880 | 32ª volta | 65 |
18º | 7 | Christian Lundgaard | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.5611 | 221.887 | +0.8491 | 14ª volta | 80 |
19º | 30 | Devlin DeFrancesco | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.6045 | 221.650 | +0.8925 | 25ª volta | 29 |
20º | 51 | Jacob Abel (R) | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.6055 | 221.645 | +0.8935 | 4ª volta | 58 |
21º | 8 | Kyffin Simpson | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.6132 | 221.603 | +0.9012 | 10ª volta | 119 |
22º | 98 | Marco Andretti | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.6187 | 221.573 | +0.9067 | 64ª volta | 75 |
23º | 6 | Nolan Siegel (R) | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.6234 | 221.547 | +0.9114 | 27ª volta | 95 |
24º | 12 | Will Power | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.6784 | 221.248 | +0.9664 | 28ª volta | 29 |
25º | 33 | Ed Carpenter | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.6785 | 221.247 | +0.9665 | 7ª volta | 74 |
26º | 45 | Louis Foster (R) | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.7320 | 220.956 | +1.0200 | 6ª volta | 34 |
27º | 28 | Marcus Ericsson | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.7333 | 220.949 | +1.0213 | 5ª volta | 64 |
28º | 24 | Jack Harvey | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.7530 | 220.843 | +1.0410 | 20ª volta | 55 |
29º | 75 | Takuma Sato | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.7760 | 220.718 | +1.0640 | 64ª volta | 65 |
30º | 60 | Felix Rosenqvist | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.8040 | 220.567 | +1.0920 | 15ª volta | 66 |
31º | 90 | Callum Ilott | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.8733 | 220.193 | +1.1613 | 6ª volta | 74 |
32º | 83 | Robert Shwartzman (R) | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.9487 | 219.787 | +1.2367 | 30ª volta | 83 |
33º | 14 | Santino Ferrucci | Chevy/Dallara/Firestone | 00:40.9781 | 219.630 | +1.2661 | 16ª volta | 27 |
34º | 15 | Graham Rahal | Honda/Dallara/Firestone | 00:40.9825 | 219.606 | +1.2705 | 3ª volta | 31 |