INDY EXPLICA A ILEGALIDADE DA PENSKE

  • Léo "Rock" Alves
  • 19 de maio de 2025

Doug Boles detalha exclusão de Power e Newgarden da briga pela pole

O presidente da IndyCar, Doug Boles, se reuniu com a imprensa às 20h15 do último domingo, logo após a sessão do Top 12, para explicar passo a passo como os carros da Penske de Josef Newgarden (#2) e Will Power (#12) foram considerados fora das especificações técnicas e impedidos de disputar a pole position das 500 Milhas de Indianápolis. Segundo ele, a irregularidade só foi confirmada durante o processo de inspeção no domingo, embora tenha começado a ser notada nos minutos anteriores ao início da classificação.

A infração envolveu modificações ilegais no atenuador traseiro — uma estrutura de segurança que também influencia na aerodinâmica — por meio do uso de preenchimento (filler) para suavizar o fluxo de ar nas laterais. O procedimento violava diretamente o regulamento técnico da categoria, mais especificamente a regra 14.7.8.16, que especifica quais partes da carenagem podem ser modificadas. O atenuador não está entre elas.

O que aconteceu?

Segundo Boles, o diretor técnico da categoria, Kevin Blanch (conhecido como “Rocket”), percebeu algo suspeito no atenuador do carro #12 ao passar pela inspeção. “Ele achou que era um problema, mas deixou seguir naquele momento para não atrasar os outros carros. Quando o #2 passou logo depois, com a mesma modificação, ele teve certeza que havia uma violação”, explicou o presidente.

Imediatamente, Blanch pediu que a equipe prendesse os carros na pista para uma análise mais detalhada. A Penske, então, teve que tomar uma decisão rápida: seguir para a pista correndo o risco de ser desclassificada na inspeção pós-classificação, ou retirar os carros e preservar suas posições obtidas no sábado. A equipe optou por evitar uma infração oficial e retirou os carros do Top 12 voluntariamente. Como resultado, tanto Power quanto Newgarden largarão em 11º e 10º, respectivamente, baseando-se nos tempos do primeiro dia.

Scott McLaughlin (#3), que sofreu um acidente grave horas antes e não conseguiu participar da sessão, também foi listado como “não classificado”, completando a fileira da Penske entre os 12 primeiros.

Haverá punições adicionais?

Doug Boles deixou claro que qualquer penalidade extra — como multas financeiras ou punições esportivas — só será avaliada após a corrida do próximo domingo:

“No fim de cada evento, analisamos todas as violações que aconteceram. Não lidamos com isso no meio do fim de semana de corrida. Assim como já aconteceu antes, isso pode significar uma multa ou outro tipo de penalização, mas depois das 500 Milhas de Indianápolis.”

Com isso, o time de Roger Penske evita consequências mais graves por enquanto, mas pode enfrentar desdobramentos após a prova. A postura de Boles e da direção técnica foi de transparência e serenidade, reforçando que a fiscalização continua mesmo após a aprovação inicial na inspeção — e que a responsabilidade de manter os carros legais é contínua.

A edição 108 da Indy 500 será disputada no próximo domingo, com transmissão no Brasil pela TV Cultura (site e app), ESPN4 e Disney+.

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