
Foto: Penske Entertainment
Piloto supera toque de Power, crava o melhor tempo e rouba a cena no treino da Fórmula Indy
Que tal transformar um “bate e roda” em um “bate e voa”? Foi exatamente o que Kyle Kirkwood fez neste sexta-feira no Chevrolet Detroit Grand Prix. O jovem da Andretti Global não só levou um toque nada delicado de Will Power, bicampeão da Fórmula Indy, como ainda usou o episódio de motivação para cravar o melhor tempo do treino livre.
Com uma volta de 1’01”7509 no seu Honda #27, Kirkwood deixou claro que, no automobilismo, a resposta certa se dá no asfalto. O incidente aconteceu em um trecho de tráfego lento, quando Power, no Chevrolet #12 da Team Penske, deu uma “ajudinha” na traseira do rival. Mas, em vez de reclamar, Kirkwood foi direto aos boxes, consertou o carro e meteu o pé.
“Todo mundo anda devagar aqui. A pista é pequena demais para tantos carros, e ele (Power) ficou frustrado. Tanto faz, estamos em P1”, resumiu Kirkwood, com a frieza de quem prefere falar por números. Power, por sua vez, justificou: “Ele reduziu no meio da curva, houve contato, então pensei: ‘Bom, vou criar um espaço’ e empurrei ele para passar o carro à frente.”
Penske ameaça, mas não supera
Scott McLaughlin (#3 da Penske) veio em segundo, mostrando recuperação após o vexame de bater na volta de apresentação em Indianápolis. Power fechou o top 3, enquanto Josef Newgarden (#2) e Christian Lundgaard (#7 da McLaren) completaram os cinco primeiros.
Chama atenção o desempenho modesto de Alex Palou, líder absoluto do campeonato. O espanhol da Ganassi (#10) ficou apenas em 15º, após um erro de frenagem que quase o mandou para a área de escape. Já Scott Dixon, defensor do título em Detroit, não passou do 18º lugar.
Próximos passos
Sábado tem mais treino às 10h (horário de Brasília) e classificação as 13h com transmissão aovivo do nosso canal do youtube. A corrida rola no domingo, às 13h30, prometendo mais emoção nas ruas de Detroit.
O que fica? Que Detroit é uma pista traiçoeira, onde até um toque maldoso pode virar combustível para um rival. Kirkwood mostrou que, às vezes, a melhor resposta é calar a boca e acelerar. E você? Tá torcendo para quem? 🏎💨
Fonte: NTT IndyCar Series
Resultado Final
Pos. | Nº | Piloto | Motor | Tempo | Velocidade | Diferença | Intervalo | Melhor Volta | Voltas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 27 | Kirkwood, Kyle | Honda | 01:01.7509 | 95,901 | –.—- | –.—- | 15 | 18 |
2 | 3 | McLaughlin, Scott | Chevy | 01:02.0301 | 95,470 | 0,2792 | 0,2792 | 25 | 26 |
3 | 12 | Power, Will | Chevy | 01:02.3862 | 94,925 | 0,6353 | 0,3561 | 24 | 26 |
4 | 2 | Newgarden, Josef | Chevy | 01:02.4819 | 94,779 | 0,7310 | 0,0957 | 16 | 18 |
5 | 7 | Lundgaard, Christian | Chevy | 01:02.6047 | 94,594 | 0,8538 | 0,1228 | 20 | 20 |
6 | 26 | Herta, Colton | Honda | 01:02.6140 | 94,579 | 0,8631 | 0,0093 | 22 | 26 |
7 | 5 | O’Ward, Pato | Chevy | 01:02.6331 | 94,551 | 0,8822 | 0,0191 | 22 | 23 |
8 | 45 | Foster, Louis (R) | Honda | 01:02.6481 | 94,528 | 0,8972 | 0,0150 | 21 | 27 |
9 | 18 | Veekay, Rinus | Honda | 01:02.7143 | 94,428 | 0,9634 | 0,0662 | 23 | 24 |
10 | 15 | Rahal, Graham | Honda | 01:02.8002 | 94,299 | 1,0493 | 0,0859 | 25 | 26 |
11 | 4 | Malukas, David | Chevy | 01:02.8105 | 94,284 | 1,0596 | 0,0103 | 20 | 24 |
12 | 28 | Ericsson, Marcus | Honda | 01:02.8288 | 94,256 | 1,0779 | 0,0183 | 8 | 18 |
13 | 21 | Rasmussen, Christian | Chevy | 01:02.8582 | 94,212 | 1,1073 | 0,0294 | 18 | 24 |
14 | 66 | Armstrong, Marcus | Honda | 01:02.9324 | 94,101 | 1,1815 | 0,0742 | 25 | 26 |
15 | 10 | Palou, Alex | Honda | 01:03.0381 | 93,943 | 1,2872 | 0,1057 | 8 | 21 |
16 | 60 | Rosenqvist, Felix | Honda | 01:03.0640 | 93,905 | 1,3131 | 0,0259 | 20 | 22 |
17 | 90 | Ilott, Callum | Chevy | 01:03.0827 | 93,877 | 1,3318 | 0,0187 | 24 | 30 |
18 | 9 | Dixon, Scott | Honda | 01:03.0985 | 93,853 | 1,3476 | 0,0158 | 22 | 25 |
19 | 83 | Shwartzman, Robert (R) | Chevy | 01:03.2055 | 93,694 | 1,4546 | 0,1070 | 32 | 35 |
20 | 8 | Simpson, Kyffin | Honda | 01:03.3057 | 93,546 | 1,5548 | 0,1002 | 21 | 27 |
21 | 20 | Rossi, Alexander | Chevy | 01:03.3239 | 93,519 | 1,5730 | 0,0182 | 21 | 26 |
22 | 30 | DeFrancesco, Devlin | Honda | 01:03.4822 | 93,286 | 1,7313 | 0,1583 | 19 | 22 |
23 | 77 | Robb, Sting Ray | Chevy | 01:03.6742 | 93,005 | 1,9233 | 0,1920 | 22 | 23 |
24 | 14 | Ferrucci, Santino | Chevy | 01:03.7366 | 92,914 | 1,9857 | 0,0374 | 24 | 24 |
25 | 51 | Abel, Jacob (R) | Honda | 01:03.8402 | 92,763 | 2,0893 | 0,1036 | 25 | 26 |
26 | 6 | Siegel, Nolan (R) | Chevy | 01:03.8816 | 92,703 | 2,1307 | 0,0414 | 24 | 25 |
27 | 76 | Daly, Conor | Chevy | 01:03.9785 | 92,562 | 2,2276 | 0,0969 | 25 | 25 |