Foto: Penske Entertainment: Joe Skibinski
Alex Palou ainda dita o ritmo na Fórmula Indy — mesmo que a sexta-feira em Long Beach diga o contrário
Treino livre 1 teve sessões separadas, incidentes e pouca representatividade nos tempos. Palou, Herta e O’Ward mostraram que o sábado será o verdadeiro divisor de águas.
A primeira sessão de treinos para o 50º Acura Grand Prix of Long Beach terminou com Will Power no topo da tabela, mas a ordem dos tempos engana. Diferentes grupos, diferentes condições de pista e pouco tempo de atividade prática indicam que a sexta-feira não foi um verdadeiro termômetro do que esperar para o resto do fim de semana.
Isso deve mudar neste sábado, quando a segunda sessão de treinos livres acontece às 12h30 (horário de Brasília), seguida da classificação às 15h30. Ambas com transmissão no Fox Sports App (FS1 e FS2 nos EUA) e cobertura integral da INDYCAR Radio Network.
Palou segue sendo o homem a ser batido
Apesar de ter finalizado a sexta-feira com o sétimo melhor tempo (1:07.5306), Alex Palou foi quem ditou o ritmo no segmento mais longo da sessão, demonstrando consistência e ritmo em stints mais prolongados.
O espanhol da Chip Ganassi Racing venceu as duas primeiras corridas do ano e lidera o campeonato com 39 pontos de vantagem sobre Pato O’Ward. Mesmo sem vitórias em Long Beach, Palou jamais ficou fora do top 5 em suas quatro participações no circuito de 11 curvas e 3,17 km. Ele é forte candidato a repetir o feito de Scott Dixon em 2020 e vencer as três primeiras etapas do campeonato.
O’Ward e Herta quase não treinaram
Foi uma sexta-feira frustrante para dois favoritos ao pódio. Pato O’Ward tocou o muro na saída da famosa curva do hairpin logo no início do treino, danificando a suspensão traseira esquerda. A McLaren conseguiu colocá-lo de volta na pista a tempo de uma única volta rápida: 1:07.9477, que o colocou na 13ª posição.
O histórico do mexicano em Long Beach também preocupa: média de 15,4 nas últimas cinco corridas e apenas um top 10, com o 5º lugar em 2022.
Colton Herta também passou mais tempo nos boxes do que na pista. A equipe Andretti Global fez uma troca de amortecedores no carro #26, o que comprometeu quase todo o tempo disponível. Mesmo assim, Herta conseguiu dar uma volta rápida no fim, quando a direção de prova autorizou uma última tentativa para todos os carros do Grupo 2 — após a bandeira vermelha causada pelo carro parado do estreante Louis Foster (#45, RLL).
O norte-americano anotou 1:07.6632 e terminou em 8º, mas admitiu que a volta foi “bagunçada”. Ainda assim, teve um gostinho dos pneus alternativos da Firestone, o que pode ser crucial para a classificação. Herta venceu a pole em Long Beach em 2021 e foi o 2º colocado no ano passado, atrás de Dixon.
Dixon é o rei não coroado de Long Beach
Scott Dixon pode não ser o maior vencedor do circuito (título que ainda pertence a Al Unser Jr., com seis vitórias), mas foi homenageado nesta sexta com seu nome na Long Beach Motorsports Walk of Fame. E com justiça: ele venceu a prova em 2015 e 2023, sendo o atual “Rei da Praia”.
No ano passado, usou toda sua experiência para superar Herta, Palou e Newgarden em uma das chegadas mais dramáticas da temporada, esticando sua última perna em 10 voltas a mais que seus rivais. Uma aula de estratégia e pilotagem do veterano da Ganassi.
Dixon marcou apenas o 10º tempo na sexta-feira (1:07.8080), mas não demonstrou preocupação:
“Com o pouco tempo de pista que temos hoje em dia, o primeiro treino é um laboratório de testes. Faz parte do processo”, explicou o “Iceman”.
O sábado vai revelar o verdadeiro cenário
Com tanta variação entre grupos, interrupções, poucos pneus disponíveis e treinos limitados, a classificação será o primeiro momento em que veremos todos os principais nomes dando tudo em condições parecidas. A tabela de sexta pouco diz sobre quem está realmente competitivo — mas se tem algo claro, é que Alex Palou segue como o alvo principal.