Foto: Penske Entertainment: Joe Skibinski
Ajustes começam já em Barber para incentivar mais ação na pista; mudanças nos compostos ainda não foram decididas
A IndyCar fará mais uma alteração no formato dos treinos livres de sexta-feira em circuitos de rua e mistos, começando neste fim de semana no Barber Motorsports Park. A mudança busca combater um problema recorrente: equipes permanecendo por longos períodos nos boxes para poupar pneus, o que deixava a sessão com pouca ação na pista.
O novo formato foi comunicado pela organização da categoria em reunião com os chefes de equipe na última terça-feira (29). A primeira fase do treino, antes com 45 minutos, foi reduzida para 40. Já a segunda parte, que divide o grid de 27 carros em dois grupos para simulações de classificação com os pneus alternativos da Firestone, ganhou dois minutos extras em cada segmento — agora com 12 minutos por grupo.
O objetivo é claro: tornar os treinos mais dinâmicos, sem comprometer o planejamento estratégico das equipes em relação ao uso de pneus para o restante do fim de semana.
Proposta polêmica de uso obrigatório de pneus segue indefinida
Outro ponto que era esperado para ser discutido na reunião — mas acabou não sendo abordado — envolve o uso de pneus durante o GP de Indianápolis, marcado para 10 de maio. A categoria tem estudado a possibilidade de exigir que os pilotos completem pelo menos duas voltas com os pneus primários e os alternativos em dois momentos diferentes da prova, dobrando a exigência atual.
A ideia, no entanto, não empolgou as equipes quando foi sugerida nas conversas da pré-temporada, e até agora não houve decisão oficial sobre sua aplicação na corrida do circuito misto do IMS.