SPEED STREET EP164 – ALEX PALOU

  • Léo "Rock" Alves
  • 9 de março de 2025

Nesse episódio Conor Daly e Chase Rolden conversaram sobre o GP de ST Petersburg e também entrevistaram o vencedor Alex Palou.

Conor, Senhoras e senhores, bem-vindos ao primeiro programa pós-corrida da temporada de 2025 do Speed Street Podcast! Hoje estamos aqui entrevistando Alex Palou no programa, o vencedor da primeira etapa do Campeonato NTT IndyCar Series. Ele terminou a temporada passada como campeão e começou esta temporada da mesma forma, vencendo em St. Petersburg. Esta era uma corrida que ele queria melhorar, então essa vitória é nova para ele, o que é um sinal perigoso para o resto de nós, porque ele costumava ter dificuldades aqui e agora venceu. Isso torna as coisas mais difíceis para todos nós.

Conor, Eu também participei da corrida e vou falar um pouco sobre o que aconteceu. Acho que temos muito para explicar e alguns detalhes interessantes para destacar. No geral, foi ótimo ver tantas pessoas no evento e tantos ouvintes do nosso podcast. Agradeço a todos que nos cumprimentaram e pediram adesivos. Tentei distribuir o máximo possível, mas se você me pediu enquanto eu estava prestes a entrar no carro, peço desculpas, pois não os levo para a pit lane. Normalmente, os tenho em áreas mais relaxadas, como no caminhão ou na mochila. Então, sinto muito se você pediu e eu não tinha nenhum comigo. Mas fiquem à vontade para pedir, só talvez não quando eu estiver prestes a entrar no carro.

Conor, Foi um fim de semana incrível, com ótimos vibes, uma grande multidão, sessões de autógrafos fantásticas e um clima perfeito. A corrida em si foi um pouco monótona, pelo que ouvi, mas ainda não assisti. Estou no simulador em Charlotte, gravando este podcast de uma cabine que parece uma nave espacial prestes a decolar. Estou com um ventiladorzinho para não morrer de calor, mas foi um fim de semana incrível, com ótimos índices de audiência na TV. Vamos falar sobre isso também.

Chase, você estava lá pessoalmente e viu tudo de perto. Você estava até nos telões fazendo algumas propagandas para a IndyCar. Agora você está totalmente imerso no mundo da IndyCar. Conte-nos o que achou do primeiro fim de semana.

Chase: Foi incrível! Eu estava no grid, prestes a entrar no carro, quando alguém me disse: “Ei, você não está na tela agora?” Eu nem sabia! Olhei para cima e estava lá. Foi muito legal fazer parte disso. O aplicativo que desenvolvemos está sendo um sucesso, e os fãs estão adorando. Os fãs também adoraram St. Petersburg. Eu não pude ficar na cidade tanto quanto gostaria, mas chegamos no sábado, jantamos com alguns caras e no domingo cheguei cedo. Desde o primeiro momento, fui solicitado a distribuir adesivos do Speed Street. Eu os tinha comigo e consegui entregar muitos. Espero que isso tenha atendido às expectativas de quem estava procurando por eles. Vou levar mais para as próximas corridas.

Chase, O clima foi ótimo. A última vez que fui à corrida de St. Petersburg foi há dois anos, e sinto que tivemos pelo menos 25% a mais de pessoas este ano. A corrida em si foi ótima. Eu não consegui assistir muito porque estava muito envolvido, mas depois de assistir ao replay, vi que houve momentos emocionantes, especialmente no final. A paixão dos fãs é algo que realmente se destaca na IndyCar, mais do que em qualquer outra série em que já trabalhei ou participei. No geral, foi incrível, e mal posso esperar para ver como a temporada vai evoluir.

Conor: Concordo, há muitas coisas para nos orgulharmos. Uma coisa que preciso mencionar é a mudança do número do meu carro. Vamos falar sobre isso um pouco. Além disso, Joseph Newgarden assinou com a Clutch Sports, que é a empresa de gestão de LeBron James. Isso é grande para o nosso esporte. Scott McLaughlin também assinou um contrato de longo prazo com a Penske, então ele não vai a lugar nenhum. Muitas coisas aconteceram neste fim de semana.

Conor:,Eu também perguntei aos fãs na internet o que acharam da transmissão, porque planejo assistir quando chegar em casa. Acho que há muito pelo que podemos ser gratos, e vamos entrar em detalhes, mas vamos começar com o meu fim de semana de corrida.

Conor:,Vamos falar sobre o que aconteceu com o carro número 76. Esse acordo foi fechado na quinta e sexta-feira, então foi tudo muito rápido. Estamos em uma posição em que precisamos trazer parceiros para fortalecer a equipe. Quanto mais financiamento conseguimos, mais rápido podemos ir. Esse acordo é algo que vai se desenvolver ao longo do ano, e esperamos que seja maior do que apenas um número. O número 76 é icônico, e todos reconhecem a bola laranja com o 76. É algo que vimos em muitos lugares, como postos de gasolina ao longo dos anos.

Conor:,Muitas pessoas me perguntaram sobre a mudança de número, e eu expliquei que ainda podem usar as camisetas com o número 78, pois ainda sou eu. As regras permitem que você mude o número do carro, desde que o número de registro permaneça o mesmo. Então, não vai afetar os pontos ou nada disso. Ainda não sabemos se vamos continuar com o número 76, mas por enquanto é isso. Agradeço o apoio de todos que estão comprando nossas camisetas e nos apoiando. Isso é muito importante para nós.

Chase: O que você achou da corrida em si? Foi uma corrida típica de rua, com alguns momentos emocionantes, especialmente no final. A estratégia com os pneus foi algo que chamou a atenção. Eu estava acompanhando pelo Firestone Live Timing, que é uma ferramenta incrível para entender as estratégias. No final, Scott Dixon fez uma ultrapassagem impressionante, garantindo o segundo lugar para a Chip Ganassi. Foi incrível de ver.

Conor: Sim, a estratégia com os pneus foi um grande destaque. Agora, com as novas regras, podemos usar os pneus alternativos em diferentes momentos, o que muda a dinâmica da corrida. Foi algo que aprendemos ao longo do fim de semana, e acho que vai ser interessante ver como isso se desenvolve ao longo da temporada.

Chase: Concordo. Acho que os fãs podem se divertir muito acompanhando as estratégias e os diferentes aspectos da corrida. É isso que torna a IndyCar tão única.

Conor: Exatamente. Agora, vamos falar sobre os índices de audiência. Hoje saíram os números, e foram incríveis. Tivemos mais de 1,4 milhão de espectadores, o que é um aumento de 45% em relação ao ano passado. Isso é enorme para o nosso esporte. Agradeço a todos os fãs que assistiram e apoiaram a IndyCar. Precisamos continuar construindo esse momentum.

Chase: Sim, 1,4 milhão é ótimo. Eu esperava um pouco mais, mas ainda é um número impressionante. Acho que podemos continuar crescendo, especialmente com novos fãs vindo de outras categorias, como a NASCAR. Conheci algumas pessoas no grid que estavam vindo da NASCAR e ficaram impressionadas com a IndyCar. Isso é muito bom para o esporte.

Conor: Com certeza. Agora, vamos falar com o vencedor da corrida, Alex Palou. Ele está aqui conosco e vai nos contar como foi vencer em St. Petersburg, uma pista onde ele disse que não era tão bom, mas provou que estava errado.

Entrevista Alex Palou:
“Aqui está o vencedor da Grande Prêmio de St. Petersburg, Alex Palou!”

Segmento com Alex Palou:
“Senhoras e senhores, estamos de volta a um segmento incrível que tivemos no ano passado com os vencedores do evento mais recente da NTT IndyCar Series. Alex Palou é agora considerado um titã porque, bem, ele disse que era ruim em St. Pete. Ele disse que teve corridas difíceis em St. Pete, pelo menos para mim ele disse isso, mas agora ele é um vencedor em St. Pete. Alex, ótimo trabalho! As pessoas estão pensando que o campeonato já está decidido, que todos os outros deveriam ir para casa, incluindo Bob Pockrass. Ele perguntou aos outros pilotos como eles vão te vencer no campeonato. Como você está se sentindo?”

Alex Palou:
“Estou me sentindo ótimo, Conor. Sim, quero dizer, você e eu sabemos que isso não é verdade. É apenas o começo e temos um longo caminho até o final do campeonato, mas é ótimo estar aqui. É ótimo ver alguns amigos também. E, sabe, eu não estava mentindo. Honestamente, se você olhar para os meus resultados em St. Pete antes deste ano, tem sido difícil.”

Discussão sobre a Melhoria em St. Pete:
“Então, conte-nos, qual foi a diferença este ano que realmente fez a mudança para vocês? O que você acha?”

Alex Palou:
“Bem, não vou entrar em detalhes, mas honestamente, é um daqueles lugares onde sabíamos que tínhamos que dar um passo à frente. Durante a temporada off, uma de nossas metas foi tentar ganhar mais velocidade lá, tentar fazer com que os carros se sentissem mais confortáveis para nós. Em circuitos de rua, tudo se resume a como você sente o carro como piloto, se ele permite que você empurre e extraia 100% dele. Por alguma razão, tínhamos um carro bom em outros circuitos de rua, como Long Beach e Toronto, mas em St. Pete era mais difícil. Acho que as curvas de alta velocidade, como as curvas 2, 3, 10 e 11, tornam o setup mais desafiador. Este ano, nosso carro tinha muito mais velocidade do que no passado, e você podia ver isso com Scott e eu qualificando na frente. Então, sim, tem sido um ótimo começo de ano.”

Discussão sobre as Regras de Pneus:
“Teve muita coisa acontecendo neste fim de semana com as novas regras de alocação de pneus e os pneus verdes. Houve muita conversa sobre como eles não durariam, e eles realmente não duraram. O que você pode nos dizer sobre como as regras de alocação de pneus funcionaram e como isso mudou a corrida?”

Alex Palou:
“Eu achei que a alocação de pneus foi ok. Não acho que foi a maior diferença. Basicamente, tínhamos a mesma quantidade de pneus, mas ganhamos um conjunto extra de pneus macios, que são os pneus macios, e perdemos um conjunto de pneus duros, que normalmente usamos mais na corrida. O problema foi que voltamos a um composto que usamos há dois anos, que era muito mais macio e desgastava mais rápido. Agora, com o híbrido, adicionamos muito peso a esses pneus, e eles não duraram. Eles eram bons por uma ou duas voltas, e depois iam embora completamente. Vimos isso já nos treinos. Então, basicamente, tentamos economizar os pneus primários para a corrida, e por isso começamos com os macios para tentar livrar deles o mais rápido possível.”

Discussão sobre a Estratégia de Corrida:
“Você ficou surpreso com quantos carros não começaram com os pneus macios?”

Alex Palou:
“Sim, fiquei surpreso. Eu pensei que a maioria dos carros começaria com os macios, mas houve mais carros com os primários do que eu esperava. Acho que foi uma grande aposta, e na verdade não deu certo para ninguém que começou com os primários.”

Experiência com os Fãs em St. Pete:
“Alex, fora da corrida em St. Pete, com a nova temporada da Fox, você notou alguma diferença no número de fãs que compareceram à corrida? Como foi sua experiência fora da pista este ano?”

Alex Palou:
“Foi incrível. Não sei se foi por causa da Fox ou por causa de você e do Conor estarem lá, mas o ambiente foi incrível. Já na sexta-feira e no sábado, durante as classificações, parecia que era domingo. Havia muitas pessoas que sabiam quem nós éramos. Muitas pessoas me reconheceram muito mais neste fim de semana. A quantidade de pessoas nas arquibancadas e no paddock foi enorme. Para mim, foi o melhor St. Pete que já tivemos. Espero que seja só o começo e que tenhamos cada vez mais pessoas nos próximos eventos.”

Discussão sobre o Nível de Competição:
“O que você achou do nível de competição neste fim de semana? Como foi a proximidade entre os pilotos e a dificuldade em acertar as voltas nas classificações?”

Alex Palou:
“A cada ano fica mais difícil. Sempre dizemos isso, e é verdade. Na Q1, eu estava em P1 com 2 décimos de vantagem. Normalmente, se você comete um erro, ainda consegue passar, mas na Q2 eu estava em P8 e não passei. Estava a apenas 6 décimos de diferença, mas não consegui juntar tudo. A competição está muito acirrada. Durante a corrida, você não está ultrapassando muitos carros, o que mostra o quão forte a competição está.”

Discussão sobre a Corrida:
“Você não começou na pole e teve que fazer algumas ultrapassagens. O que você achou da corrida em geral?”

Alex Palou:
“Foi uma corrida muito estratégica. Tivemos que economizar combustível para tentar ir mais longe do que Joseph. Minha equipe fez um ótimo trabalho nos pit stops, e de repente eu estava na liderança. Foi um dia quase perfeito para mim.”

Discussão sobre o Rádio de Scott Dixon:
“Alex, você falou com o Scott depois da corrida? Houve um boato de que ele estava sem rádio e sem comunicação durante a corrida.”

Alex Palou:
“Eu só descobri isso depois da corrida. É bem difícil, especialmente em uma corrida como essa, onde estávamos disputando estratégias. Ele fez um trabalho incrível, mas ficou preso no tráfego, e foi assim que consegui ultrapassá-lo. É difícil, mas estou feliz por ele ter terminado em segundo.”

Discussão sobre Momentos de Tráfego:
“Teve alguns momentos de tráfego que podem ter sido frustrantes. O que você achou disso?”

Alex Palou:
“Foi frustrante. Eu estava mais calmo do que pensei que estaria, mas ver a vantagem de 5 segundos desaparecer em três voltas por causa de um carro mais lento é complicado. Eu gostaria que o uso do botão de ultrapassagem fosse proibido nesses momentos, mas é a mesma regra para todos.”

Discussão sobre a Ausência de Bandeiradas Amarelas:
“Você ficou surpreso por não ter havido bandeiradas amarelas?”

Alex Palou:
“Sim, fiquei muito surpreso. Acho que o ritmo forte da corrida e a separação entre os carros contribuíram para isso. Normalmente, em circuitos de rua, há mais acidentes, mas desta vez não foi o caso.”

Próximos Objetivos:
“Com St. Pete marcado na lista, o próximo objetivo é uma vitória em um oval, certo? A Indy 500 é o próximo oval, claro. Esse é o próximo objetivo para completar o calendário de Alex Palou?”

Alex Palou:
“Absolutamente, 100%. Esse é o objetivo. Eu nunca venci em um oval, e estou chegando perto. Espero que seja na Indy 500 este ano, mas se não for, continuarei trabalhando para isso.”

Discussão sobre a Limitação em Ovals:
“Você acha que essa dificuldade em ovals é mais uma limitação física ou mental?”

Alex Palou:
“Acho que é mais uma limitação de sensação. Não é uma questão de habilidade ou medo, mas talvez uma mistura de experiência e confiança. Preciso entender melhor o que preciso do carro em ovals, mas estamos chegando perto.”

Prévia da Próxima Corrida em Thermal:
“Vamos falar sobre a próxima corrida em Thermal. Pode ser uma corrida com muito desgaste de pneus. O que você espera?”

Alex Palou:
“Vai ser emocionante. No ano passado, foi uma exibição, e o formato não permitia que a corrida se desenvolvesse completamente. Agora, com o híbrido e diferentes estratégias de pneus, acho que vai ser uma corrida cheia de ação.”

Encerramento:
“Alex, muito obrigado por estar aqui. Foi um ótimo começo de temporada para você e para a equipe DHL. Você é o cara a ser batido, e vai ser um desafio para todos. Mal podemos esperar pela próxima corrida!”

Alex Palou:
“Obrigado por me receberem. Vejo vocês em Thermal!”

Comentários Finais:
“Alex Palou é um piloto incrivelmente talentoso e tem muito a dizer. Esperamos que tenham gostado dessa entrevista. Até a próxima!”

Resumo da Corrida:

  • Alex Palou venceu a corrida em St. Petersburg, marcando o início perfeito para a temporada 2025.
  • Scott Dixon e Joseph Newgarden completaram o pódio.
  • A corrida foi marcada por estratégias de pneus e algumas ultrapassagens emocionantes no final.
  • Os índices de audiência foram excelentes, com mais de 1,4 milhão de espectadores, um aumento de 45% em relação ao ano anterior.

Conclusão:

Foi um fim de semana incrível para a IndyCar, com uma grande vitória para Alex Palou e um aumento significativo na audiência. Agradecemos a todos os fãs pelo apoio e mal podemos esperar pela próxima corrida!

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