McLaughlin faz a Pole em St. Pete, mas MSR Rouba a Cena

Foto: Media INDYCAR

  • Souza
  • 1 de março de 2025

A primeira classificação da temporada da Fórmula Indy não poderia ter sido mais emocionante. Scott McLaughlin, da Team Penske, garantiu a pole position na última volta com um tempo de 59.4624 segundos, liderando o grid para o Firestone Grand Prix de St. Petersburg deste domingo. E, como sempre, a sessão trouxe drama, surpresas e algumas decepções que já prometem uma temporada eletrizante.

Até aquele momento, parecia que o domínio seria absoluto da Honda. A marca liderou as duas sessões de treinos e manteve a pole até os segundos finais com Colton Herta, que marcou 59.6369 segundos no Nº. 26 Honda. Mas McLaughlin, ao volante do Nº. 3 Chevrolet, cruzou a linha de chegada com um tempo impecável, roubando a pole no último suspiro. A conquista foi uma recompensa merecida para o piloto e sua equipe, que trabalharam até quase 21h na sexta-feira para consertar o carro após um acidente.

“Tenho um respeito enorme pela equipe”, disse McLaughlin. “Temos muita confiança mútua. Eu precisei retribuir o esforço deles. Cometi um erro bobo ontem e queria garantir a pole para a primeira corrida do ano. Agora, vamos fazer o possível na corrida e ver no que dá.”

Meyer Shank Racing: A Grande Surpresa
Enquanto McLaughlin e Herta ocuparam as duas primeiras posições, as grandes estrelas da classificação vieram da Meyer Shank Racing (MSR). Felix Rosenqvist ficou em terceiro, seguido por Marcus Armstrong em quarto. O desempenho marcou um ótimo começo para a nova aliança técnica da MSR com a Chip Ganassi Racing e mostrou que a equipe tem potencial para brigar no topo. Aliás, a MSR não apenas superou as expectativas, mas também ultrapassou toda a equipe Ganassi na classificação – um feito que certamente chamou a atenção no paddock.

Decepções e Surpresas no Grid
A classificação também reservou algumas decepções. Will Power, recordista de poles na Fórmula Indy e companheiro de equipe de McLaughlin, não conseguiu avançar para a Q2 e terminou em um modesto 13º lugar. Outro nome de destaque que ficou pelo caminho foi Pato O’Ward, da Arrow McLaren, que não conseguiu sair da Q1 e acabou em 23º, em um dia para esquecer.

Christian Lundgaard, estreante na Arrow McLaren, foi o melhor da equipe em quinto lugar, seguido por Scott Dixon, da Chip Ganassi, em sexto. Alex Palou, o atual campeão da categoria, teve um desempenho abaixo do esperado e ficou em oitavo, enquanto Josef Newgarden, pole em 2024, terminou em décimo.

Entre as boas surpresas, Nolan Siegel, da Arrow McLaren, marcou o 11º tempo, o melhor de sua jovem carreira na Fórmula Indy. Rinus VeeKay, que foi contratado pela Dale Coyne Racing há apenas duas semanas, mostrou serviço e ficou em 12º.

Na Rahal Letterman Lanigan Racing (RLL), Devlin DeFrancesco liderou a equipe em 14º, enquanto Louis Foster foi o melhor entre os novatos, em 16º. Já Graham Rahal, veterano da RLL, teve um dia difícil e terminou em 21º.

Shwartzman: O Destaque Inesperado
Mas talvez o desempenho mais impressionante tenha sido o de Robert Shwartzman, da Prema Racing. Com poucas voltas nos treinos de sexta-feira e problemas de comunicação no sábado de manhã, o piloto deveria estar entre os últimos. No entanto, ele surpreendeu ao garantir o 18º lugar, dividindo David Malukas e Santino Ferrucci, da Foyt. Enquanto isso, Callum Ilott, seu companheiro de equipe e veterano da categoria, ficou em último, em 27º.

Opinião:
A classificação em St. Pete mostrou que a temporada de 2025 promete ser tão imprevisível quanto as anteriores. McLaughlin confirmou que a Penske continua sendo uma força a ser reconhecida, mas a Meyer Shank Racing roubou a cena com Rosenqvist e Armstrong. Enquanto isso, equipes como a Arrow McLaren e a Ganassi ainda parecem encontrar seu ritmo ideal.

Domingo promete ser um espetáculo. Com um grid tão equilibrado, a corrida de 100 voltas em St. Petersburg pode reservar surpresas, estratégias ousadas e, claro, muita disputa nas curvas apertadas do circuito urbano. Fiquem ligados, porque a Fórmula Indy está de volta com tudo!

Grid de Largada:


1ª fila

Scott McLaughlin

Posição:

Colton Herta

Posição:


2ª fila

Felix Rosenqvist

Posição:

Marcus Armstrong

Posição:


3ª fila

Christian Lundgaard

Posição:

Scott Dixon

Posição:


4ª fila

Marcus Ericsson

Posição:

Alex Palou

Posição:


5ª fila

Kyle Kirkwood

Posição:

Josef Newgarden

Posição: 10º


6ª fila

Nolan Siegel

Posição: 11º

Rinus VeeKay

Posição: 12º


7ª fila

Will Power

Posição: 13º

Devlin Defrancesco

Posição: 14º


8ª fila

Kyffin Simpson

Posição: 15º

Louis Foster

Posição: 16º


9ª fila

DAVID MALUKAS

Posição: 17º

Robert Shwartzman

Posição: 18º


10ª fila

Santino Ferrucci

Posição: 19º

Alexander Rossi

Posição: 20º


11ª fila

Graham Rahal

Posição: 21º

Conor Daly

Posição: 22º


12ª fila

Pato O’Ward

Posição: 23º

Christian Rasmussen

Posição: 24º


13ª fila

Jacob Abel

Posição: 25º

Sting Ray Robb

Posição: 26º


14ª fila

Callum Ilott

Posição: 27º

Reprodução: Racer

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