
Foto: Media INDYCAR
A primeira classificação da temporada da Fórmula Indy não poderia ter sido mais emocionante. Scott McLaughlin, da Team Penske, garantiu a pole position na última volta com um tempo de 59.4624 segundos, liderando o grid para o Firestone Grand Prix de St. Petersburg deste domingo. E, como sempre, a sessão trouxe drama, surpresas e algumas decepções que já prometem uma temporada eletrizante.
Até aquele momento, parecia que o domínio seria absoluto da Honda. A marca liderou as duas sessões de treinos e manteve a pole até os segundos finais com Colton Herta, que marcou 59.6369 segundos no Nº. 26 Honda. Mas McLaughlin, ao volante do Nº. 3 Chevrolet, cruzou a linha de chegada com um tempo impecável, roubando a pole no último suspiro. A conquista foi uma recompensa merecida para o piloto e sua equipe, que trabalharam até quase 21h na sexta-feira para consertar o carro após um acidente.
“Tenho um respeito enorme pela equipe”, disse McLaughlin. “Temos muita confiança mútua. Eu precisei retribuir o esforço deles. Cometi um erro bobo ontem e queria garantir a pole para a primeira corrida do ano. Agora, vamos fazer o possível na corrida e ver no que dá.”
Meyer Shank Racing: A Grande Surpresa
Enquanto McLaughlin e Herta ocuparam as duas primeiras posições, as grandes estrelas da classificação vieram da Meyer Shank Racing (MSR). Felix Rosenqvist ficou em terceiro, seguido por Marcus Armstrong em quarto. O desempenho marcou um ótimo começo para a nova aliança técnica da MSR com a Chip Ganassi Racing e mostrou que a equipe tem potencial para brigar no topo. Aliás, a MSR não apenas superou as expectativas, mas também ultrapassou toda a equipe Ganassi na classificação – um feito que certamente chamou a atenção no paddock.
Decepções e Surpresas no Grid
A classificação também reservou algumas decepções. Will Power, recordista de poles na Fórmula Indy e companheiro de equipe de McLaughlin, não conseguiu avançar para a Q2 e terminou em um modesto 13º lugar. Outro nome de destaque que ficou pelo caminho foi Pato O’Ward, da Arrow McLaren, que não conseguiu sair da Q1 e acabou em 23º, em um dia para esquecer.
Christian Lundgaard, estreante na Arrow McLaren, foi o melhor da equipe em quinto lugar, seguido por Scott Dixon, da Chip Ganassi, em sexto. Alex Palou, o atual campeão da categoria, teve um desempenho abaixo do esperado e ficou em oitavo, enquanto Josef Newgarden, pole em 2024, terminou em décimo.
Entre as boas surpresas, Nolan Siegel, da Arrow McLaren, marcou o 11º tempo, o melhor de sua jovem carreira na Fórmula Indy. Rinus VeeKay, que foi contratado pela Dale Coyne Racing há apenas duas semanas, mostrou serviço e ficou em 12º.
Na Rahal Letterman Lanigan Racing (RLL), Devlin DeFrancesco liderou a equipe em 14º, enquanto Louis Foster foi o melhor entre os novatos, em 16º. Já Graham Rahal, veterano da RLL, teve um dia difícil e terminou em 21º.
Shwartzman: O Destaque Inesperado
Mas talvez o desempenho mais impressionante tenha sido o de Robert Shwartzman, da Prema Racing. Com poucas voltas nos treinos de sexta-feira e problemas de comunicação no sábado de manhã, o piloto deveria estar entre os últimos. No entanto, ele surpreendeu ao garantir o 18º lugar, dividindo David Malukas e Santino Ferrucci, da Foyt. Enquanto isso, Callum Ilott, seu companheiro de equipe e veterano da categoria, ficou em último, em 27º.
Opinião:
A classificação em St. Pete mostrou que a temporada de 2025 promete ser tão imprevisível quanto as anteriores. McLaughlin confirmou que a Penske continua sendo uma força a ser reconhecida, mas a Meyer Shank Racing roubou a cena com Rosenqvist e Armstrong. Enquanto isso, equipes como a Arrow McLaren e a Ganassi ainda parecem encontrar seu ritmo ideal.
Domingo promete ser um espetáculo. Com um grid tão equilibrado, a corrida de 100 voltas em St. Petersburg pode reservar surpresas, estratégias ousadas e, claro, muita disputa nas curvas apertadas do circuito urbano. Fiquem ligados, porque a Fórmula Indy está de volta com tudo!
Grid de Largada:
1ª fila
Scott McLaughlin
Posição: 1º


Colton Herta
Posição: 2º


2ª fila
Felix Rosenqvist
Posição: 3º


Marcus Armstrong
Posição: 4º


3ª fila
Christian Lundgaard
Posição: 5º


Scott Dixon
Posição: 6º


4ª fila
Marcus Ericsson
Posição: 7º


Alex Palou
Posição: 8º


5ª fila
Kyle Kirkwood
Posição: 9º


Josef Newgarden
Posição: 10º


6ª fila
Nolan Siegel
Posição: 11º



Rinus VeeKay
Posição: 12º


7ª fila
Will Power
Posição: 13º


Devlin Defrancesco
Posição: 14º


8ª fila
Kyffin Simpson
Posição: 15º


Louis Foster
Posição: 16º


9ª fila
DAVID MALUKAS
Posição: 17º


Robert Shwartzman
Posição: 18º


10ª fila
Santino Ferrucci
Posição: 19º


Alexander Rossi
Posição: 20º


11ª fila
Graham Rahal
Posição: 21º


Conor Daly
Posição: 22º


12ª fila
Pato O’Ward
Posição: 23º


Christian Rasmussen
Posição: 24º


13ª fila
Jacob Abel
Posição: 25º


Sting Ray Robb
Posição: 26º


14ª fila
Callum Ilott
Posição: 27º


Reprodução: Racer