
Foto: Media Indycar
Marcus Ericsson chegou a 2025 com uma missão clara: provar que a temporada decepcionante de 2024, quando terminou em um modesto 15º lugar no campeonato da NTT INDYCAR SERIES, foi apenas um desvio de rota, e não o seu destino. E, pelo visto, o sueco está determinado a escrever um novo capítulo em sua trajetória na Fórmula Indy.
Neste sábado, Ericsson deu um sinal forte de que está pronto para virar o jogo. Ele liderou o treino pré-qualificação para o Firestone Grand Prix de St. Petersburg, marcando a volta mais rápida em 1 minuto e 0,5151 segundos ao volante do No. 28 Bryant Honda da Andretti Global. Um desempenho que não apenas superou sua sexta posição no primeiro treino, mas também mostrou que o trabalho de ajustes finos no carro durante a noite rendeu frutos.
“Saímos fortes ontem e fizemos um bom trabalho à noite para aprimorar o carro”, comentou Ericsson, visivelmente satisfeito. “Estou muito feliz com o carro. Ele está na zona, e agora só precisamos fazer ajustes mínimos para a tarde.”
Agora, o desafio é transformar essa velocidade em uma pole position histórica. Ericsson ainda não conquistou uma pole na Fórmula Indy, e a sessão de qualificação, marcada para as 16h30 (horário de Brasília), será sua chance de ouro. A transmissão ao vivo estará disponível no Disney+, na ESPN 4 e no Indycar live.
Mas Ericsson não é o único a chamar atenção neste início de temporada. Rinus VeeKay, que assumiu o volante do No. 18 Dale Coyne Racing Honda apenas em 14 de fevereiro, surpreendeu ao fechar o treino em segundo lugar, com 1:00.6081. Já Alex Palou, o atual campeão da categoria, mostrou por que é um dos favoritos ao título: ficou em terceiro com 1:00.6406 no No. 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda, sendo o único piloto a terminar entre os cinco primeiros em ambas as sessões de treino no circuito temporário de St. Petersburg, com suas 14 curvas e 1,8 milhas de pura adrenalina.
Ainda no top 5, Nolan Siegel, da Arrow McLaren, foi o mais rápido entre os pilotos da Chevrolet, marcando 1:00.6407 e garantindo o quarto lugar. Conor Daly, da Juncos Hollinger Racing, completou o grupo de elite com 1:00.7149.
Por outro lado, Kyle Kirkwood, que liderou o treino de sexta-feira, caiu para a nona posição neste sábado, com 1:00.8576 no No. 27 Chili’s Honda da Andretti Global. Uma queda que pode servir de alerta para a equipe, que certamente esperava manter o ritmo forte.
Ericsson parece ter encontrado a sintonia certa com o carro, e isso é metade da batalha na Fórmula Indy. Mas, como sabemos, a categoria é impiedosa. Um treino rápido não garante nada, especialmente em um circuito como St. Petersburg, onde a estratégia, a gestão de pneus e, claro, um pouco de sorte, podem definir o vencedor. Ainda assim, é impossível não ver neste início de temporada um Marcus Ericsson mais confiante, mais determinado e, acima de tudo, com sede de redenção.
Domingo promete. A corrida de 100 voltas começa ao 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na TV Cultura, ESPN 4 e no Disney+. Ericsson tem a chance de provar que 2024 foi apenas um ano para esquecer – e que 2025 pode ser o ano de sua consagração.
Fiquem ligados. A Fórmula Indy está só começando, e já promete emoções à flor da pele.
Resultado Final:
Pos. | Nº. | Piloto | Motor | Tempo | Velo. | Diff | Gap | Volta | voltas |
1 | 28 | Ericsson, Marcus | Honda | 01:00.5151 | 107,081 | –.—- | –.—- | 20 | 20 |
2 | 18 | Veekay, Rinus | Honda | 01:00.6081 | 106,916 | 0,0930 | 0,0930 | 13 | 18 |
3 | 10 | Palou, Alex | Honda | 01:00.6406 | 106,859 | 0,1255 | 0,0325 | 15 | 17 |
4 | 6 | Siegel, Nolan | Chevy | 01:00.6407 | 106,859 | 0,1256 | 0,0001 | 18 | 20 |
5 | 76 | Daly, Conor | Chevy | 01:00.7149 | 106,728 | 0,1998 | 0,0742 | 21 | 22 |
6 | 7 | Lundgaard, Christian | Chevy | 01:00.7203 | 106,719 | 0,2052 | 0,0054 | 13 | 17 |
7 | 77 | Robb, Sting Ray | Chevy | 01:00.7493 | 106,668 | 0,2342 | 0,0290 | 20 | 22 |
8 | 5 | O’Ward, Pato | Chevy | 01:00.8320 | 106,523 | 0,3169 | 0,0827 | 20 | 23 |
9 | 27 | Kirkwood, Kyle | Honda | 01:00.8576 | 106,478 | 0,3425 | 0,0256 | 19 | 23 |
10 | 4 | Malukas, David | Chevy | 01:00.8747 | 106,448 | 0,3596 | 0,0171 | 27 | 27 |
11 | 66 | Armstrong, Marcus | Honda | 01:00.8976 | 106,408 | 0,3825 | 0,0229 | 16 | 18 |
12 | 15 | Rahal, Graham | Honda | 01:00.9558 | 106,307 | 0,4407 | 0,0582 | 16 | 27 |
13 | 60 | Rosenqvist, Felix | Honda | 01:00.9617 | 106,296 | 0,4466 | 0,0059 | 5 | 18 |
14 | 2 | Newgarden, Josef | Chevy | 01:00.9775 | 106,269 | 0,4624 | 0,0158 | 6 | 8 |
15 | 30 | DeFrancesco, Devlin | Honda | 01:01.0332 | 106,172 | 0,5181 | 0,0557 | 15 | 24 |
16 | 14 | Ferrucci, Santino | Chevy | 01:01.0445 | 106,152 | 0,5294 | 0,0113 | 11 | 17 |
17 | 9 | Dixon, Scott | Honda | 01:01.0857 | 106,080 | 0,5706 | 0,0412 | 21 | 21 |
18 | 3 | McLaughlin, Scott | Chevy | 01:01.1314 | 106,001 | 0,6163 | 0,0457 | 7 | 19 |
19 | 20 | Rossi, Alexander | Chevy | 01:01.1923 | 105,896 | 0,6772 | 0,0609 | 8 | 17 |
20 | 26 | Herta, Colton | Honda | 01:01.2329 | 105,825 | 0,7178 | 0,0406 | 27 | 28 |
21 | 45 | Foster, Louis (R) | Honda | 01:01.2407 | 105,812 | 0,7256 | 0,0078 | 22 | 24 |
22 | 8 | Simpson, Kyffin | Honda | 01:01.2615 | 105,776 | 0,7464 | 0,0208 | 21 | 27 |
23 | 90 | Ilott, Callum | Chevy | 01:01.3745 | 105,581 | 0,8594 | 0,1130 | 12 | 13 |
24 | 12 | Power, Will | Chevy | 01:01.4122 | 105,516 | 0,8971 | 0,0377 | 12 | 24 |
25 | 21 | Rasmussen, Christian | Chevy | 01:01.4367 | 105,474 | 0,9216 | 0,0245 | 16 | 24 |
26 | 51 | Abel, Jacob (R) | Honda | 01:01.4770 | 105,405 | 0,9619 | 0,0403 | 21 | 26 |
27 | 83 | Shwartzman, Robert (R) | Chevy | 01:01.8792 | 104,720 | 1,3641 | 0,4022 | 8 | 10 |