
Foto: Media INDYCAR
Dupla garante a primeira pole 1-2 da equipe na Fórmula Indy, enquanto a Penske amarga decepção histórica
O Thermal Club, na ensolarada Califórnia, foi palco de uma reviravolta emocionante no grid da Fórmula Indy neste sábado. Pato O’Ward e Christian Lundgaard, pilotos da Arrow McLaren, garantiram a primeira pole position dupla da equipe na categoria, marcando um momento histórico para o time. Enquanto isso, a Team Penske, tradicional força da competição, viveu um dia para esquecer, com seus três carros fora do top 12 pela primeira vez em mais de três anos.
O’Ward, o mexicano da McLaren, foi simplesmente impecável. Com um tempo de 1:39.9567 no Firestone Fast Six, ele conquistou sua sexta pole na carreira e a primeira desde julho de 2022. Após uma decepcionante 23ª posição na abertura da temporada em St. Petersburg, O’Ward mostrou resiliência e habilidade, ajustando o carro ao seu gosto e garantindo a pole com apenas quatro voltas no segmento final. “Sabia que, se conseguíssemos ajustar o carro, eu faria acontecer. A equipe fez um trabalho incrível”, comemorou o piloto.
Christian Lundgaard, estreante na Arrow McLaren, não ficou para trás. Com um tempo de 1:40.1245, o dinamarquês garantiu a segunda posição no grid, repetindo seu melhor desempenho desde maio do ano passado. Lundgaard, que já havia sido o mais rápido nos treinos livres, mostrou que veio para brigar no topo.
Enquanto a McLaren celebrava, a Penske amargava uma das piores qualificações de sua história recente. Josef Newgarden, campeão das 500 Milhas de Indianápolis, foi o melhor colocado da equipe, mas apenas em 17º. Will Power, recordista de poles na Fórmula Indy, ficou em 21º, e Scott McLaughlin em 25º. A última vez que a Penske não avançou para a segunda fase em uma qualificação foi em setembro de 2021, em Portland.
Alex Palou, atual campeão da série e vencedor da etapa de St. Petersburg, ficou em terceiro, mostrando consistência, mas sem conseguir superar O’Ward. Colton Herta e Marcus Ericsson, da Andretti Global, completaram o top 5, enquanto Alexander Rossi, agora na Ed Carpenter Racing, fechou o sexto lugar.
O grande prêmio do Thermal Club promete ser eletrizante. Com a McLaren em alta e a Penske em busca de redenção, a corrida de 65 voltas, que será transmitida pela TV Cultura, ESPN4 e Disney+, pode definir os rumos da temporada. A pergunta que fica é: a McLaren manterá a dominância, ou a Penske dará a volta por cima?
Grid de largada
1ª fila
Pato O’Ward
Posição: 1º


Christian Lundgaard
Posição: 2º


2ª fila
Alex Palou
Posição: 3º


Colton Herta
Posição: 4º


3ª fila
Marcus Ericsson
Posição: 5º


Alexander Rossi
Posição: 6º


4ª fila
Marcus Armstrong
Posição: 7º


Kyle Kirkwood
Posição: 8º


5ª fila
Felix Rosenqvist
Posição: 9º


Louis Foster
Posição: 10º


6ª fila
Scott Dixon
Posição: 11º


David Malukas
Posição: 12º


7ª fila

Rinus VeeKay
Posição: 13º


Santino Ferrucci
Posição: 14º


8ª fila
Conor Daly
Posição: 15º


Nolan Siegel
Posição: 16º


9ª fila
Josef Newgarden
Posição: 17º


Graham Rahal
Posição: 18º


10ª fila
Christian Rasmussen
Posição: 19º


Kyffin Simpson
Posição: 20º


11ª fila
Will Power
Posição: 21º


Jacob Abel
Posição: 22º


12ª fila
Callum Ilott
Posição: 23º


Scott McLaughlin
Posição: 24º


13ª fila
Sting Ray Robb
Posição: 25º


Devlin Defrancesco
Posição: 26º


14ª fila
Robert Shwartzman
Posição: 27º


Referência: NTT INDYCAR SERIES