
Foto: Media Indycar
Se há uma pergunta que ecoa nos boxes da Fórmula Indy desde o final de 2024, é: como parar Alex Palou? O espanhol, que já coleciona três títulos na categoria (sendo os dois últimos consecutivos), parece ter transformado a busca por vitórias em uma rotina quase mecânica. E, se alguém ainda nutria esperanças de que 2025 seria o ano da virada, o Grande Prêmio de St. Petersburg, primeiro da temporada, serviu como um alerta: Palou está mais forte do que nunca.
No domingo ensolarado das ruas de St. Petersburg, o piloto da Chip Ganassi Racing deu um verdadeiro show de estratégia, velocidade e paciência. Com sua Honda número 10 patrocinada pela DHL, Palou cruzou a linha de chegada com 2,8 segundos de vantagem sobre ninguém menos que Scott Dixon, seu companheiro de equipe e hexacampeão da categoria. A vitória não foi apenas um testemunho do talento individual de Palou, mas também da maestria da equipe Ganassi, que celebrou seu primeiro 1-2 desde julho de 2023, em Mid-Ohio.
O que torna a vitória de Palou ainda mais impressionante é o contexto. Ele começou a corrida em oitavo lugar, mas uma estratégia inteligente durante o primeiro safety car (que surgiu logo na terceira volta) colocou o espanhol em posição de lutar pelo topo. Enquanto outros pilotos optaram por pneus primários, Palou e Dixon trocaram os alternados (mais aderentes, porém menos duráveis) pelos primários, uma decisão que se mostrou crucial no desfecho da prova.
Mas não pense que Palou simplesmente herdou a liderança e administrou a vantagem até o fim. Ele teve de trabalhar duro, especialmente nos in laps e out laps (as voltas de entrada e saída dos boxes), onde mostrou uma velocidade impressionante. Sua última parada, na volta 72, foi um exemplo de precisão: ele subiu para a liderança após Felix Rosenqvist fazer sua parada final e, em seguida, abriu uma vantagem significativa sobre Dixon, que enfrentou problemas de comunicação por rádio e ficou preso no tráfego.
Dixon, aliás, merece um capítulo à parte. Sem comunicação com a equipe durante as últimas 90 voltas, o neozelandês voou às cegas, mas ainda assim conseguiu superar Josef Newgarden na última volta para garantir o segundo lugar. Newgarden, que completou o pódio com a Chevrolet número 2 da Team Penske, admitiu que seu carro tinha potencial para vencer, mas falhou na execução das paradas e na gestão da estratégia.
Enquanto isso, Palou enfrentou seus próprios desafios. Nos momentos finais da corrida, ele teve de lidar com o ar turbulento do carro de Sting Ray Robb, que lutava para não ser ultrapassado. Newgarden chegou a reduzir a vantagem para menos de um segundo, mas, assim que Palou conseguiu ultrapassar Robb e limpar o caminho, o espanhol mostrou por que é o campeão: abriu uma vantagem confortável e garantiu a vitória com autoridade.
A performance de Palou em St. Petersburg não foi apenas uma demonstração de habilidade, mas também um aviso para o grid: ele está mais confiante, mais experiente e, aparentemente, mais difícil de ser batido. Enquanto isso, a Chip Ganassi Racing reafirma sua hegemonia na categoria, com dois carros no top 4 (McLaughlin, da Penske, foi quarto) e uma estratégia que parece estar sempre um passo à frente da concorrência.
E o que dizer de Pato O’Ward? O mexicano, vencedor da edição de 2024 em St. Petersburg, desta vez teve de se contentar com o 11º lugar, mas fez uma recuperação notável, subindo 12 posições após largar em 23º. Uma prova de que, na Fórmula Indy, nunca se pode subestinar ninguém.
Agora, o grid se prepara para a próxima etapa no The Thermal Club, na Califórnia, no dia 23 de março. A pergunta que fica é: alguém conseguirá frear a marcha implacável de Alex Palou? Por enquanto, o espanhol parece estar em uma liga à parte, e a temporada promete ser mais um capítulo de sua dominância. A Fórmula Indy tem um rei, e seu nome é Alex Palou.
Resultado Final:
Pos. | Piloto | Número | Largou | Voltas | Tempo | Liderou | Status | Pontos | Velo. Média | Pit Stop |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Alex Palou | 10 | 8 | 100 | 01:51:08.5118 | 26 | Terminou | 51 | 97.173 | 3 |
2 | Scott Dixon | 9 | 6 | 100 | 01:51:11.3787 | 5 | Terminou | 41 | 97.131 | 3 |
3 | Josef Newgarden | 2 | 10 | 100 | 01:51:14.7162 | 2 | Terminou | 36 | 97.083 | 3 |
4 | Scott McLaughlin | 3 | 1 | 100 | 01:51:17.1996 | 40 | Terminou | 36 | 97.047 | 3 |
5 | Kyle Kirkwood | 27 | 9 | 100 | 01:51:19.4827 | – | Terminou | 30 | 97.014 | 3 |
6 | Marcus Ericsson | 28 | 7 | 100 | 01:51:31.5953 | – | Terminou | 28 | 96.838 | 3 |
7 | Felix Rosenqvist | 60 | 3 | 100 | 01:51:32.8013 | – | Terminou | 26 | 96.820 | 3 |
8 | Christian Lundgaard | 7 | 5 | 100 | 01:51:40.7163 | 23 | Terminou | 25 | 96.706 | 3 |
9 | Rinus VeeKay | 18 | 12 | 100 | 01:51:47.4561 | – | Terminou | 22 | 96.609 | 3 |
10 | Alexander Rossi | 20 | 20 | 100 | 01:51:50.8503 | – | Terminou | 20 | 96.560 | 3 |
11 | Pato O’Ward | 5 | 23 | 100 | 01:51:51.2411 | – | Terminou | 19 | 96.554 | 4 |
12 | Graham Rahal | 15 | 21 | 100 | 01:51:57.0110 | – | Terminou | 18 | 96.471 | 3 |
13 | David Malukas | 4 | 17 | 100 | 01:51:57.6618 | – | Terminou | 17 | 96.462 | 3 |
14 | Santino Ferrucci | 14 | 19 | 100 | 01:51:58.0334 | – | Terminou | 16 | 96.457 | 3 |
15 | Christian Rasmussen | 21 | 24 | 100 | 01:52:00.8953 | – | Terminou | 15 | 96.416 | 3 |
16 | Colton Herta | 26 | 2 | 100 | 01:52:01.2166 | 1 | Terminou | 15 | 96.411 | 3 |
17 | Conor Daly | 76 | 22 | 100 | 01:52:08.1442 | – | Terminou | 13 | 96.312 | 3 |
18 | Kyffin Simpson | 8 | 15 | 100 | 01:52:08.6819 | – | Terminou | 12 | 96.304 | 3 |
19 | Callum Ilott | 90 | 27 | 100 | 01:52:09.7427 | – | Terminou | 11 | 96.289 | 3 |
20 | Robert Shwartzman | 83 | 18 | 100 | 01:52:10.8872 | – | Terminou | 10 | 96.273 | 3 |
21 | Sting Ray Robb | 77 | 26 | 99 | 01:51:18.9181 | – | Terminou | 9 | 96.051 | 3 |
22 | Devlin DeFrancesco | 30 | 14 | 99 | 01:51:36.6424 | – | Terminou | 8 | 95.797 | 4 |
23 | Jacob Abel | 51 | 25 | 99 | 01:52:05.2339 | – | Terminou | 7 | 95.390 | 3 |
24 | Marcus Armstrong | 66 | 4 | 46 | 00:57:39.3556 | 3 | Acidente | 7 | 86.166 | 2 |
25 | Nolan Siegel | 6 | 11 | 0 | 00:00:01.5793 | – | Acidente | 5 | 0.000 | 0 |
26 | Will Power | 12 | 13 | 0 | 00:00:01.7384 | – | Acidente | 5 | 0.000 | 0 |
27 | Louis Foster | 45 | 16 | 0 | 00:00:01.8981 | – | Acidente | 5 | 0.000 | 0 |