Foto: Penske Entertainment: Chris Owens
Pato O’Ward brilha em teste pré-temporada da Fórmula Indy em Sebring
O astro mexicano Pato O’Ward deu o tom no primeiro dia de testes pré-temporada da Fórmula Indy no Sebring International Raceway, na Flórida. Com um tempo de 52.347s no circuito curto de Sebring, o piloto da Arrow McLaren liderou a sessão da manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, à frente do bicampeão Alex Palou e de seu companheiro de equipe, Christian Lundgaard.
O teste, que dividiu os 27 carros em grupos pela manhã e à tarde, começou com um atraso devido a um problema elétrico no trailer médico da categoria. Após o impasse ser resolvido, os pilotos finalmente entraram em ação às 11h35, sob um céu azul e temperaturas agradáveis.
O’Ward no comando
O’Ward, conhecido por sua agressividade e habilidade em circuitos técnicos, mostrou que está pronto para brigar pelo título em 2025. “Estamos de volta, baby! Estou animado para estar de volta. Senti muita falta de pilotar este carro da Fórmula Indy. Foi uma manhã boa, uma manhã de sucesso”, disse o mexicano, visivelmente empolgado.
Alex Palou, da Chip Ganassi Racing, ficou em segundo lugar, a apenas 0.148s de O’Ward. O espanhol testou o novo volante da Cosworth, que promete ser um dos destaques tecnológicos da temporada. Em terceiro, Christian Lundgaard, também da Arrow McLaren, completou o pódio informal da sessão.

Surpresas e ausências
Um dos destaques da manhã foi Sting Ray Robb, da Juncos Hollinger Racing, que surpreendeu ao terminar em quarto, a 0.429s do líder. Já Marcus Armstrong, da Meyer Shank Racing (MSR), assumiu o volante do carro #60 após Felix Rosenqvist acordar se sentindo mal e ser aconselhado a não participar do teste. Armstrong, que pilotou seu próprio carro (#66) pela manhã, assumiu a responsabilidade de testar o #60 à tarde.
Resultados da manhã
- Pato O’Ward (Arrow McLaren) – 52.347s
- Alex Palou (Chip Ganassi Racing) – +0.148s
- Christian Lundgaard (Arrow McLaren) – +0.316s
- Sting Ray Robb (Juncos Hollinger Racing) – +0.429s
- Marcus Armstrong (Meyer Shank Racing) – +0.457s
- Kyle Kirkwood (Andretti Global) – +0.503s
- David Malukas (AJ Foyt Racing) – +0.547s
- Scott McLaughlin (Team Penske) – +0.574s
- Louis Foster (Rahal Letterman Lanigan Racing) – +0.625s
- Christian Rasmussen (Ed Carpenter Racing) – +0.657s
- Marcus Ericsson (Andretti Global) – +0.672s
- Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Racing) – +0.754s
- Rinus VeeKay (Dale Coyne Racing) – +0.854s
- Robert Shwartzman (Prema Racing) – +1.048s
Os testes em Sebring são sempre um termômetro interessante para a temporada, e o desempenho de O’Ward reforça que ele será um dos principais candidatos ao título em 2025. A Arrow McLaren parece estar em ótima forma, com Lundgaard também mostrando ritmo.
No entanto, é cedo para tirar conclusões definitivas. A Fórmula Indy é conhecida por sua competitividade acirrada, e equipes como a Chip Ganassi Racing e a Team Penske certamente trarão novidades nos próximos dias. Além disso, a ausência de Rosenqvist e a adaptação de Armstrong ao carro #60 são fatores que podem impactar a MSR no início da temporada.
A tarde promete mais ação, com pilotos como Scott Dixon, Will Power e Colton Herta entrando em cena. E, no dia seguinte, os grupos serão invertidos, oferecendo novas oportunidades para brilhar.
Uma coisa é certa: a Fórmula Indy está de volta, e a temporada 2025 promete ser tão emocionante quanto as anteriores.
Reprodução: racer.com