HY-VEE DEIXA DE SER A PRINCIPAL PATROCINADORA DO GP DE IOWA

  • Léo "Rock" Alves
  • 24 de fevereiro de 2025

O fim de uma era em Iowa, mas o espetáculo continua

A corrida dupla da Fórmula Indy em Iowa Speedway terá um novo visual em 2025. A Hy-Vee, supermercado que transformou o evento em um festival de música e esporte nos últimos anos, anunciou que não será mais a patrocinadora-título do fim de semana de corridas. No entanto, a empresa continuará envolvida como patrocinadora do evento, mantendo uma presença importante, mas em um papel reduzido.

A mudança também significa o fim dos grandes shows que acompanhavam as corridas, um diferencial que ajudou a atrair multidões para o “Short Track Mais Rápido do Planeta”. Com a saída dos artistas de renome, os preços dos ingressos serão “significativamente reduzidos”, segundo os organizadores do evento.

O legado da Hy-Vee

A relação entre a Hy-Vee e a Fórmula Indy começou em 2021, quando a governadora de Iowa, Kim Reynolds, entrou em contato com Randy Edeker, então CEO da Hy-Vee, e com Roger Penske, dono da categoria, para salvar o Iowa Speedway. Sob a liderança de Edeker, a Hy-Vee transformou o evento em um festival que combinava corridas emocionantes com shows de artistas como Tim McGraw, Gwen Stefani, Carrie Underwood, Ed Sheeran e Post Malone.

Essa fórmula foi um sucesso, atraindo fãs de corridas e música para o pequeno óvalo de Newton, Iowa. No entanto, com a aposentadoria de Edeker em 2022 e sua saída definitiva da empresa no verão passado, a Hy-Vee decidiu reduzir seu envolvimento. A empresa continuará como patrocinadora, mas o evento perderá o brilho dos grandes nomes da música.

O futuro do evento

Apesar das mudanças, os organizadores garantem que o fim de semana de corridas em Iowa continuará sendo um dos eventos esportivos mais populares do estado. “A Hy-Vee continuará sendo um patrocinador importante do IndyCar Race Weekend em Iowa Speedway este ano, embora não seja mais a patrocinadora-título”, afirmaram os organizadores em comunicado. “Agradecemos tudo o que a Hy-Vee fez para apoiar este evento e o esporte da Fórmula Indy, e esperamos continuar nossa parceria em 2025.”

Agora, o foco será totalmente nas pistas. A dupla de corridas, com 275 voltas cada, acontecerá no sábado, 12 de julho, às 17h (horário do leste), e no domingo, 13 de julho, às 14h. Ambas serão transmitidas pela FOX, que detém os direitos de transmissão da Fórmula Indy.

Impacto nos ingressos

Com a remoção dos shows, os ingressos para o evento serão mais acessíveis. A venda começa em março, e a redução de preços pode atrair um público diferente, mais focado nas corridas do que no entretenimento musical. Para os fãs de longa data da Fórmula Indy, essa pode ser uma oportunidade de reviver a essência do esporte, sem distrações.

O que isso significa para a Fórmula Indy?

A saída da Hy-Vee como patrocinadora-título e o fim dos grandes shows marcam o fim de uma era em Iowa. No entanto, também abrem espaço para uma nova fase, onde o esporte pode se reinventar. A Fórmula Indy e a Penske Entertainment, promotora do evento, terão o desafio de manter o interesse do público sem o apelo dos artistas globais.

Por outro lado, a redução dos custos pode tornar o evento mais sustentável a longo prazo. Além disso, a parceria com a FOX e a transmissão de alta qualidade podem ajudar a atrair novos fãs para as corridas.

Conclusão

A mudança no IndyCar Race Weekend em Iowa é um lembrete de que, no automobilismo, nada é permanente. A Hy-Vee deixou um legado impressionante, transformando um evento regional em um festival de renome nacional. Agora, cabe à Fórmula Indy e aos organizadores manterem o ímpeto e provar que as corridas, por si só, são espetáculo suficiente.

Para os fãs, é uma nova oportunidade de celebrar o esporte que amamos, com preços mais acessíveis e o foco total nas pistas. Que venham as curvas, as ultrapassagens e as emoções de Iowa – porque, no final das contas, é disso que se trata a Fórmula Indy.

Reprodução: Forbes
Por Bruce Martin, colaborador da Forbes Sports Money
Bruce Martin é um jornalista veterano do automobilismo, cobrindo o esporte desde a primeira Michigan 500, em 1981. Siga-o no Twitter e confira seu site para mais análises e notícias.

Parceiros